Pode colocar água oxigenada na ferida do gato?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Pela própria natureza das feridas causadas por mordidas e arranhões, há um elevado risco de infecção. O que pode fazer então? O mais adequado, nos traumatismos e com “o consentimento” do gato, é tentar lavar a área com água oxigenada ou com algum outro desinfetante, mesmo com água e sabão.

A Água Oxigenada Lifar 10 volumes é o produto ideal para manter em seu kit de primeiros socorros. Com ação germicida, esta solução é capaz de matar micro-organismos que causam doenças e infecções no organismo. Sendo assim, a água oxigenada é indicada para desinfetar feridas com segurança, praticidade e eficácia.

Se o seu felino está com uma feridinha que não cicatriza, leve-o o quanto antes ao médico-veterinário. Durante a consulta, o profissional irá perguntar sobre a lesão e há quanto tempo ela foi notada. Além disso, ele irá fazer a inspeção na pele, para avaliar quais regiões foram acometidas.

Pode ser utilizado rifocina spray (encontra-se a venda em farmácias), pomada alantol (encontra-se a venda em agropecuárias) ou pomada de ungüento (encontra-se a venda em...).

Feridas em gatos: como tratar?

  1. Lave bem a região, utilizando soro fisiológico e algodão;
  2. Seque o ferimento delicadamente;
  3. Se estiver sangrando, estanque o sangue utilizando panos secos;
  4. Busque ajuda de um veterinário.

Tratar a ferida com curativo
Não é essencial, mas recomenda-se aplicar uma fina camada de pomada antibiótica para auxiliar no processo de cicatrização. Renovar a bandagem é uma boa ideia para evitar a contaminação da ferida aberta. Lembre-se sempre de consultar um médico para ferimentos mais graves.

Se o gato ficar lambendo a medicação, pode causar uma intoxicação, e também a lambedura retarda a cicatrização e ainda pode infeccionar as feridas. A dica é colar um colar elisabetano no animal, verifique com o veterinário.

Por que, ao se utilizar água oxigenada (peróxido de hidrogênio) no ferimento, ela espuma? A água oxigenada - peróxido de hidrogênio - reage quimicamente com o sangue e o plasma expostos em uma ferida, liberando o átomo de oxigênio que estava "sobrando".

O peróxido de hidrogênio, conhecido como água oxigenada, é um antisséptico tópico com um alto poder bactericida. Porém, ao aplicar água oxigenada nas feridas, ela não elimina somente os micro-organismos, mas também mata as células importantes para a regeneração da pele e para o sistema imunológico.

A limpeza da ferida pode ser feita aplicando uma a solução de cloreto de sódio 0,9% com uma gaze em toda região atingida pela infecção, após isso faça um curativo.

Em um felino normal e saudável, as incisões não infectadas geralmente cicatrizam de 10 a 14 dias e uma marca permanente se forma de entre 14 e 21 dias. Se durante esse período você perceber a pele dele inchada ou com sinais de hematomas, não se preocupe. Isso faz parte do processo natural de cicatrização do organismo.

Toda infecção bacteriana na pele de gatos (e também de cães), é conhecida como piodermite. Por isso, ela pode ser causada por uma numerosa quantidade de bactérias. Suas feridas, normalmente, não têm pus (embora isso esteja indicado no nome da doença), mas são bastante avermelhadas e formam crostas na pele do animal.

A maioria das feridas em cães e gatos cicatriza sem intercorrências com o uso de bandagens aderentes ou não ader- entes, que são escolhidas de acordo com a fase da cicatrização. Estes curativos possuem baixo custo, mas a neces- sidade de trocas frequentes acaba onerando o tratamento.

DÉXIUM, à base de dexametasona, é indicado para cães e gatos, na terapêutica de urgência, quando necessitam de uma ação anti-inflamatória e antialérgica rápida e intensa. ELO-XICAM, à base de meloxicam, é indicado em processos inflamatórios dos cães e gatos, nas patologias dolorosas agudas e crônicas.

Sim! O gato não pode lamber o Nebacetin aplicado na pele.