Pode colocar água no óleo para fritar?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

O óleo da fritura se perde um pouco na água, mas não há perigo de estouro ou respingo de água fervendo quando você submergir a fritura. E, o melhor, seu empanado ainda continua supercrocante e menos gorduroso!

Ele também tem estrutura APOLAR, o que significa que ele tem mais dificuldade do que a água em dissolver alimentos. Os alimentos não interagem com as moléculas do óleo, apesar da altíssima energia cinética das mesmas, e se mantém na superfície dos mesmos.

O sal serve para aumentar a densidade da água e também serve para não apodrecer os alimentos. A água não tem contato com a resistência por tanto ela não aquece, fica com temperatura ambiente e são onde ficam os resíduos.

Levando em conta as recomendações da nutricionista, é muito importante ter atenção com o uso do óleo para fritura - caso a pessoa queira reutilizar, por exemplo, o mais indicado é não fazer isso mais que duas vezes.

Filtre o óleo.

  1. Use uma escumadeira para retirar do óleo os pedaços de comida que estiverem boiando e jogá-los no lixo. Se possível, use a escumadeira para limpar o óleo durante a fritura.
  2. Compre uma escumadeira em qualquer supermercado, loja de utensílios culinários ou lojas virtuais.

Fritura perfeita deve ser feita em duas etapas
Primeiro, frite a comida no óleo em temperatura mais baixa, apenas com o intuito de cozinhar por dentro. Deixe o alimento em espera e volte a fritá-lo apenas na hora de servi-lo. Neste segundo momento, a fritura deve ser feita com o óleo em temperatura bem elevada.

A temperatura ideal para fritura é 180° C . Se o óleo estiver frio, o alimento não fica crocante. Se estiver muito quente, acaba queimando o exterior antes de ficar pronto por dentro. Na falta de um termômetro, uma dica infalível é jogar um palito de fósforo no óleo quente.

Para mim, perfeito é acordar em um domingo de manhã, fritar um ovo de gema mole com clara bem crocante e pingar algumas gotas de vinagre por cima, quando está pronto.

Ao encher um copo de água e colocar óleo, eles não se misturam, e é possível distinguir claramente uma camada da outra. Formam-se duas fases, sendo que o óleo fica na parte de cima, já que é menos denso que a água. Por isso, o óleo e outras substâncias que se comportam da mesma forma são chamadas de hidrofóbicas.

A água e o óleo possuem densidades diferentes; sendo a do óleo menor do que a da água. Além de possuírem densidades diferentes, eles são imiscíveis, ou seja, não se misturam. Assim quando misturamos os dois líquidos, aquele com menor densidade fica no alto – o óleo.

De um jeito simples, óleo e água não se misturam porque a água é uma molécula polar e o óleo é uma molécula apolar — essas propriedades fazem com que elas se repelem. A água é uma molécula polar feita de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.

O fritador água e óleo é elétrico, e sua resistência só fica em contato com o óleo e o termostato controla a temperatura. Alguns modelos possuem cuba com capacidade para 23 litros (sendo 5 litros de água e 18 litros de óleo), permitindo a produção de aproximadamente 55 kg de salgados por hora.

Fritadeira elétrica
Ela também possui termostato para que a temperatura seja controlada e uma capacidade de água e óleo distribuída em 500g de sal grosso, 5 litros de água e 13 litros de óleo.

Como os lubrificantes são na sua maioria insolúveis em água é preciso incorporar na fórmula emulsionantes, para que esses lubrificantes possam ficar emulsionados ou solubilizados na água. E como os emulsionantes são tensoativos, eles acabam gerando espuma quando as soluções são agitadas.

azeite de oliva extravirgem

Óleos mais saudáveis para fritar
Um estudo descobriu que o azeite de oliva extravirgem e o óleo de coco são dois dos óleos mais estáveis. Os pesquisadores aqueceram três litros de óleo em uma fritadeira a 180 °C por seis horas. Isso sugere que eles podem ser os mais adequados para fritar.

O óleo utilizado para fritar os alimentos não deve ser reaproveitado porque sua reutilização aumenta a formação da acroleína, uma substância que aumenta o risco de doenças como irritação do intestino e câncer. Em caso de frituras repetidas, cuidados especiais devem ser tomados para reduzir a produção de acroleína.

“A legislação não indica quando deve haver a troca de óleos e gorduras utilizados em frituras. O ideal é que seja a cada 14 horas de uso ou com intervalos a cada quatro horas, quando o óleo passa a ter um odor muito forte e apresentar coloração bem mais escura”, explica.

Se você fritou peixe e sobrou muita gordura, passe por um filtro para reter as impurezas. Pingue algumas gotas de limão e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro nem com gosto de peixe.

Quando uma receita diz para fritar um ingrediente, ele deverá ser totalmente imerso em óleo quente. E frigir significa usar pouca quantidade de óleo numa temperatura menor. Isso quer dizer que falar “ovos fritos” está errado, os ovos são sempre frigidos. Nordelia Pires e outras 702 pessoas curtiram isso.

Jamais tampe a frigideira ou tacho, pois isso fará com que o alimento cozinhe, perdendo água e prejudicando o resultado final da fritura.