Pode colocar água morna para tartaruga?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 4 de maio de 2023
3.9 / 5 19 votos

Dessa forma, a atenção com a temperatura é algo muito importante para a saúde da tartaruga. A temperatura da água deve ser morna, entre 26ºC e 30ºC.

É necessário que o aquário receba luz solar. Isso porque, apesar de ser um animal de sangue frio, precisa ser aquecido. A temperatura deve variar entre 28°C e 29°C. Se não houver um local com sol direto, utilize lâmpadas aquecedoras próprias para répteis no aquaterrario para tartaruga-tigre-d'água.

Mantenha a água limpa
Ter um filtro mantém a água sempre limpa e livre de bactérias que podem prejudicar a saúde da espécie no aquário para tartaruga. Porém, prefira aquele que não deixe a água muito agitada para não assustar sua amiga.

Mantenha uma fonte de calor, de preferência uma lâmpada de aquecimento, sempre disponível ao seu animal. Tenha um termômetro para controlar a variação de temperatura do local e garanta um ambiente mais aconchegante para o seu Pet!

Quando os termômetros marcam abaixo disso, o organismo dos jabutis fica mais lento. Nesse sentido, uma das funções mais prejudicadas é a digestão, que se torna bem mais demorada. A tartaruga sente frio e fica prostrada e sujeita a diversos outros problemas de crescimento, imunidade, etc.

A água deve ser fervida e resfriada, ou deixada em balde por 48 horas para que o cloro evapore completamente. Pode ainda usar tabletes próprios para retirar o cloro da água. Ao colocar sua tartaruga em água clorada, podem surgir manchas brancas no casco, irritar os olhos e a pele.

Por serem ectotérmicas (animais de sangue frio), as tartarugas de água doce não conseguem controlar a temperatura do corpo, por isso elas descansam em objetos fixos fora da água, como pedras e troncos, para se aquecerem ao Sol.

A maioria das tartarugas dorme debaixo de água, mas nem todas as tartarugas o podem fazer. Tudo depende da espécie: há algumas que dormem em terra. Algumas tartarugas, como a tartaruga-de-orelha-vermelha e a tartaruga-pintada podem passar várias horas (à volta de cinco) sem respirar.

Répteis de sangue frio, as tartarugas possuem um casco duro que as protege de predadores e que permite se esconderem dentro deles quando se sentem ameaçadas.

Nunca devem ficar ao ar livre, já que sofrem muito pela humidade e o frio e são propensas aos problemas respiratórios. Estas tartarugas necessitam algo de humidade, mas menos que as espécies tropicais. No geral é suficiente com deixar uma fonte de água para beber e molhar-se e uma zona seca com aquecimento.

“Ele é capaz de reconhecer o dono, pelo cheiro ou aspecto da pessoa, e também pela maneira com que é tratado por ela. Quando o reconhece, não entra mais no casco a cada aproximação”, diz a veterinária.

É preciso que haja sempre um recipiente com água limpa e fresca, além de ser muito estimulante para algumas tartarugas ter uma fonte de água corrente. Se tiveres a possibilidade de fazê-lo, retira a tua tartaruga terrestre do terrário de vez em quando para que ela faça um pouco de exercício.

A tartaruga precisa de ter o seu próprio habitat ou espaço, que pode ser um aquário ou um terrário. O habitat deverá cumprir com as seguintes exigências: Uma piscina com profundidade suficiente para que possam nadar tranquilamente sem chocar com a decoração que possa ter.

Para trocar a água, comece por retirar a tartaruga do recipiente e colocá-la em um local seguro. Em seguida, despeje a água suja e limpe bem o recipiente com água corrente e uma esponja ou escova própria para limpeza de aquários. Não utilize produtos químicos, pois eles podem prejudicar a saúde da tartaruga.