Pode colocar água gelada no aquário?

Perguntado por: orosa5 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Muitas vezes, as pessoas acham que colocar água fria no aquário é suficiente. Nunca faça isso! Água fria colocada diretamente no aquário pode dar um violento choque térmico nos peixinhos e matá-los. Além disso, a variação da temperatura será muito rápida.

Para controlar a temperatura é necessário usar de aquecedores e resfriadores próprios para os aquários pois existem alguns fatores a se considerar para evitar desastres. Para resfriar aquários existem dois equipamentos mais comumente usados, o chiller e as ventoinhas.

Para aquários de água doce tropicais, a faixa de temperatura depende de quais espécies você está criando. O Discus Sul-Americano exige uma temperatura de 27 a 30°C, enquanto os peixes tropicais de água doce mais comuns, como o árbus-sumatrano, vivem em uma faixa geral de 25 e 27°C.

Por isso, nunca use água diretamente da torneira! Em vez disso, utilize antes anticloro, corretores de pH e ajuste a temperatura da água para deixá-la igual à do aquário.

A água da torneira não é adequada para aquários
Por exemplo, são comuns tratamentos ocasionais com cloro e baixa contaminação por metais pesados – mesmo de acordo com os padrões de segurança modernos.

COLOQUE O PEIXE NO GELO
Mas é especialmente importante, depois de preparar o peixe, colocá-lo no gelo. Cobrir peixes também é a melhor maneira de armazenar peixes para transporte. Use um resfriador isolado e deixe o bujão de drenagem do resfriador aberto para permitir que a água resfriada seja drenada.

Sim, esses pequenos nadadores sentem frio e você deve observar o comportamento deles para identificar qualquer desconforto. Se você notar que eles estão se movimentando lentamente, se escondendo com mais frequência ou se agrupando perto da superfície, pode ser um indício de que a água está muito fria.

Como tratar a água do betta
Para isso utilizaremos o Seachem Betta Basics que, além de eliminar cloro e cloraminas, condicionará a nova água mantendo o pH 7,0 (neutro), ideal para o betta. Use a cada mudança de água. Para obter os melhores resultados também utilize 2-3 vezes por semana.

A faixa ideal de temperatura da água para o desenvolvimento adequado dos peixes de águas tropicais encontra-se entre 20°C e 28°C, com consumo máximo de alimentos ocorrendo entre 24°C e 28°C.

28°C

No entanto, assim como todos os outros peixes, o betta também depende de uma faixa de temperatura (entre 26°C e 28°C) e de pH (entre 6,8 e 7,4) adequados para ficar saudável. Por isso, ter um termostato com aquecedor e usar condicionadores de pH para manter essas condições estáveis é muito importante.

Os bettas são exemplos de peixes que gostam de luz, mas que precisam ficar no escuro por algumas horas no dia. Por isso, não precisa deixar nenhuma lâmpada acesa durante a madrugada, já que eles também vão descansar por algumas horinhas.

A circulação forte da água e a falta de espaço também podem gerar esse comportamento”, completa. Além disso, os peixes sentem tédio, assim como os humanos, e, dessa forma, a falta de estímulos, como pedrinhas, obstáculos e ornamentos, podem fazer com que eles nadem contra o vidro, revela Fernanda.

Quando um peixe morre em um aquário, verifica-se que, imediatamente após a morte, ele permanece no fundo e, após algumas horas, com a decomposição, são produzidos gases dentro de seu corpo e o peixe vem à tona (flutua).

A temperatura do aquário deve ser de 18 a 28 ºC. O pH da água deve oscilar entre 7,0 e 8,0. E a dGH (dureza) de 10 a 25 ºGH.

14 dias

Quanto menores forem as dimensões do aquário e mais peixes o habitarem, mais frequentemente a água deve ser mudada. Por norma, deve substituir-se cerca de 30% da água do aquário, cerca de um terço do conteúdo do aquário. Esta percentagem de água deve, então, ser trocada em média a cada 14 dias.

Assim como o peixe betta gosta de luz, ele também adora locais com sombra. Por isso, é importante garantir que o aquário do peixe também tenha plantas ou acessórios de decoração. De todo modo, é preciso investir na iluminação mais adequada. A luz incorreta afeta a saúde do peixe.

Aqui estão 4 itens que você nunca deve colocar no aquário:

  1. PLÁSTICO. Há quem mergulhe estatuetas, bonecas ou carros de brinquedo no aquário, não há nada mais errado: ...
  2. CERÂMICA. Até a cerâmica pode esconder armadilhas reais. ...
  3. MADEIRA NÃO TRATADA. ...
  4. AREIA DA PRAIA E CONCHAS.

Para retirar totalmente o cloro da água, adicione 6 mg de tiossulfato de sódio para cada litro de água no tanque. Porém, esse método pode se mostrar onerosos quando se trabalha com grandes volumes de reposição diária de água clorada.

O cloro pode ser removido da água usando aeração forte ou carvão ativado. O envelhecimento da água também funcionará para remover o cloro, pois a dissipação natural pode ocorrer após 24 a 48 horas. O tiossulfato de sódio neutraliza facilmente o cloro, mas geralmente é mais difícil se livrar da cloramina.

Se não for aberta em algum lugar, a oxigenação do aquário fica totalmente prejudicada. A desvantagem que pode atenuar o calor do seu aquário devido o ambiente e a iluminação, é importante manter uma tampa sempre com circulação de ar.