Pode colocar água filtrada no aquário?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

2 – NUNCA USE ÁGUA MINERAL (OU ÁGUA DE POÇO) NO SEU AQUÁRIO! Água mineral (como o próprio nome diz) é muito mineralizada! E isso nem sempre faz bem aos peixes. Esse tipo de água geralmente carrega um pH muito elevado, o que é prejudicial para grande parte dos peixes.

Entretanto, determinar o melhor tipo de água para aquário depende de uma série de fatores, incluindo as espécies de peixes que você deseja manter. Em geral, a água purificada se destaca como a escolha ideal, ao ser livre de cloro e outras substâncias nocivas que podem estar presentes na água da torneira.

Aqui estão 4 itens que você nunca deve colocar no aquário:

  1. PLÁSTICO. Há quem mergulhe estatuetas, bonecas ou carros de brinquedo no aquário, não há nada mais errado: ...
  2. CERÂMICA. Até a cerâmica pode esconder armadilhas reais. ...
  3. MADEIRA NÃO TRATADA. ...
  4. AREIA DA PRAIA E CONCHAS.

Usar água da torneira
As melhores dicas de como preparar água para aquário, são: a água da torneira, além de chegar em uma temperatura não adequada, possui muito cloro, o que faz mal para os peixes. Por isso, nunca use água diretamente da torneira!

Existem várias maneiras de retirar o cloro da água antes de consumi-la e ferver é uma forma simples de se fazer. Isso porque a alta temperatura, além de matar bactérias e outros organismos, faz com que o cloro evapore rapidamente.

Água deionizada: Esta seria a melhor água para nossos aquários, é a única maneira de garantir uma água realmente pura, livre de qualquer substância maléfica . A água deionizada é o obtida através de um aparelho chamado deionizador, que tem seu custo de compra e manutenção um pouco alto, que limita seu uso para maioria.

Como ela vem diretamente da torneira, você deve estar se perguntando se a água filtrada tem cloro. A resposta é: não, os purificadores são capazes de reduzir esse elemento, deixando o líquido sem riscos para a sua saúde. Eles também eliminam todas as bactérias, trazendo mais segurança.

Produtos para o tratamento de água do aquário

  1. Condicionadores para a água.
  2. Acidificantes e alcalinizantes.
  3. Aceleradores biológicos.
  4. Tenha um bom sistema de filtragem.
  5. Faça testes com regularidade.
  6. Ofereça comida na quantidade certa.
  7. Não troque toda a água do aquário de uma vez.
  8. Higienize o fundo do aquário.

A água da torneira geralmente é boa, mas não pode ser utilizada diretamente no aquário, pois contém uma grande concentração de cloro e outros metais pesados prejudiciais aos peixes, podendo causar sua morte.

Ao administrar um condicionador de água, é possível eliminar todo o cloro e qualquer outro elemento indesejável da água e torná-la saudável para os peixes.

três dias

Muita gente não sabe que o cloro é injetado na água na forma de gás liquefeito, e portanto, capaz de evaporar para a atmosfera com o passar do tempo. Por isso, a água da torneira descansada por dois ou três dias terá praticamente eliminado o seu cloro.

Nunca devemos utilizar água de toneira em filtros e outros materiais biológicos do aquário, pois os parâmetros dessa água são muito diferentes e, principalmente o cloro, pode afetar toda a colonia bacteriana e biologia do seu aquário.

24 horas

De uma forma geral os peixes conseguem se manter bem até 12 a 24 horas dentro do saco plástico para transporte, porém quanto antes você introduzi-lo num tanque, melhor. Quanto mais tempo o peixe fica na água do plástico, mais ela perde a oxigenação, causando mal ao peixe.

14 dias

Quanto menores forem as dimensões do aquário e mais peixes o habitarem, mais frequentemente a água deve ser mudada. Por norma, deve substituir-se cerca de 30% da água do aquário, cerca de um terço do conteúdo do aquário. Esta percentagem de água deve, então, ser trocada em média a cada 14 dias.