Pode coletar 3 amostras de fezes no mesmo coletor?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

– Utilizar o kit fornecido pelo laboratório gratuitamente com instruções específicas abaixo: – Para este exame é necessário a coleta de 3 amostras de fezes em dias alternados, utilizar o mesmo recipiente retirado no laboratório para as coletas.

Colha apenas a superfície das fezes. Para garantir, leve de 10 g a 30 g (3 a 4 espátulas).

O que é Parasitológico de Fezes 3ª Amostra? O exame parasitológico de fezes serve para identificar parasitos nas fezes. Ele consiste em vários métodos de análise das fezes, que permitem isolar ovos, larvas e cistos de diversos parasitas.

Dependendo da situação, pode ser solicitada a coleta de três amostras em dias diferentes, preferencialmente com intervalos de dois a três dias. O resultado levará em conta a aparência, a composição e a consistência das fezes.

A coleta de 3 ou 5 amostras de fezes em dias consecutivos ou alternados é solicitada para ter uma maior probabilidade de encontrar o parasita. Além disso, essa coleta também permite comparar os tipos de parasitas encontrados em cada dia de coleta e ter uma quantidade maior de amostra para exame.

Podem ser coletadas a qualquer hora do dia. Além disso, amostras que apresentarem presenças evidentes de muco, pus ou sangue, podem ajudar no diagnóstico da doença. Após coleta, as fezes devem ser levadas ao laboratório em no máximo 1 hora, para que a detecção seja rápida e o tratamento imediato e sem complicações.

É necessário entregar as fezes em até 24 horas após a coleta.

Use um dos seguintes métodos para coletar fezes para exame em um laboratório:

  1. segure um recipiente de plástico descartável limpo por baixo;
  2. segure um saco de plástico limpo por baixo;
  3. estender um plástico em todo o vaso sanitário, afundando no meio.

CUIDADOS APÓS O EXAME DE FEZES
Em outros, você poderá guardá-la na geladeira até o encaminhamento. Nesses casos, embrulhe o pote com papel ou plástico, identifique-o com uma fita adesiva e guarde-o em algum local menos utilizado da geladeira (não no congelador).

O correto é não lavar, pois o coletor não pode ser reutilizado, porque as amostras podem sofrer contaminação e alterar os resultados dos exames. Caso derrube o coletor na privada, ou se não conseguir entregar as amostras no tempo ideal, é preciso pegar um outro frasco e realizar novamente a coleta.

Exame macroscópico das fezes
Exame feito para observar as fezes a olho nu, a fim de analisar características como cor, consistência e textura do material. Essa análise permite verificar a quantidade de água ingerida e presença de alguma infecção.

Fezes excretadas no solo não devem ser usadas, pois larvas de vida livre e outros contaminantes provenientes do solo, podem confundir o diagnóstico. Fezes obtidas de vasos sanitários também não podem ser aproveitadas, devido ao risco de contaminação.

Em alguns casos, são solicitadas amostras múltiplas, principalmente para a pesquisa de alguns parasitas como a Giardia lamblia, frequentemente causadora de diarreia em crianças (coletas com intervalos de ao menos cinco dias, podendo as várias amostras de fezes serem postas em um mesmo frasco contendo conservante).

Evitar os seguintes vegetais e frutas: nabo, rabanete, brócolis, couve-flor, cogumelo, alcachofra, maçã, laranja, banana e uvas. 3. Não ingerir bebidas alcoólicas.

Parasitológico de Fezes - Colheita Múltipla
2. Coletar as fezes da primeira amostra em um recipiente com boca larga (limpo e seco) ou papel, tomar cuidado para não contaminá-las com urina. 3.Com auxílio da espátula transferir uma porção das fezes emitidas para o frasco coletor, o equivalente a 2 colheres de sopa.

– Fechar o frasco com cuidado, agitar em movimentos circulares por 1 a 2 minutos para dissolver as fezes e trazer ao laboratório. – Repetir esse passo mais duas vezes em dias alternados. – Você vai receber 3 frascos coletores sem conservante.