Pode cobrir o bebê para dormir?

Perguntado por: nporto . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 13 votos

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), bebês saudáveis podem dormir com cobertor a partir do primeiro aniversário, de preferência a partir dos 18 meses de idade.

Além do choro, tremores, a apatia e a palidez também podem indicar que o bebê está com frio.

Um bebê deve dormir no escuro, e bons motivos para isso não faltam. Essa é uma condição essencial não só para que ele tenha um sono profundo, como também para o desenvolvimento e crescimento da criança.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), bebês saudáveis podem dormir com cobertor a partir do primeiro ano de vida, de preferência a partir dos 18 meses de idade. Bebês com menos de 12 meses devem dormir em um berço firme, coberto apenas com o um lençol e de barriga para cima.

Criar uma base quentinha para o bebê deitar.
Você faz o bebê ninar e ao colocá-lo no berço com lençol gelado, ele acorda! Para isso não acontecer, costuma-se colocar um cobertor quentinho debaixo de onde o bebê vai deitar. Já existe no mercado opção de lençol de plush, também mais quentinho para o inverno.

A roupa que veste ao seu bebé para dormir depende, essencialmente, da temperatura do quarto que deve rondar os 18-20 graus. A roupa do bebé deve ser 100% algodão para minimizar o risco de alergias e irritações e permitir que a pele respire. Evite usar almofadas, cobertores, mantas ou colchas pesadas e com fibras.

Embora os pesquisadores ainda não saibam o motivo exato pelo qual o risco de morte súbita infantil é reduzido após os 6 meses de idade, isso pode estar relacionado ao desenvolvimento físico do bebê, mais especificamente ao controle respiratório, ao metabolismo, aos padrões de sono e às habilidades físicas.

Como os bebês perdem muito calor nas extremidades, mãos, pés e couro cabelo ficam mais gelados. Portanto, ao sair, coloque na criança luvas, meias e gorros. Existem também alguns modelos de macacões que vêm com um acabamento no punho que permite dobrá-lo por cima da mãozinha, funcionando como uma espécie de luva.

Além do desconforto que causa ao bebê, ainda pode haver febre e desidratação. O inverno chega e com ele a ansiedade da mamãe de não deixar o bebê passar frio, principalmente os recém-nascidos. É uma preocupação absolutamente relevante, mas que não deve ser levada ao extremo, pois pode trazer problemas ao seu filho.

Os pés e as mãos são extremidades do corpo e naturalmente ficam mais frias do que o restante do corpo, portanto nem sempre são parâmetros certeiros. Pelo mesmo motivo, os pezinhos devem ser aquecidos com meias.

Explicamos que as mãos e os pés dos bebês, geralmente, são mais frios do que o restante do corpo. Com isso, quando a temperatura está baixa, a tendência é de que fiquem ainda mais gelados, o que requer uma proteção extra. Então, calce meias, sapatinhos e luvas.

Seu bebê dorme melhor no escuro porque a secreção de melatonina é maior quando não há luz.

Opte por lâmpadas com cores quentes
Para dormitórios e áreas de descanso em geral, sempre é recomendado usar uma iluminação com temperatura de cor baixa, ou seja, quente, amarelada. Ela é responsável por causar a sensação de relaxamento e aconchego, o que é fundamental para o descanso de seu bebê.

Normalmente, a maior mudança ocorre nos primeiros 6 a 9 meses de vida. Durante várias semanas ou meses, é possível notar que os olhos do bebê se tornam mais escuros. A mudança é tão gradual que muitas vezes os pais não percebem, até que, um dia, o bebê acorda e os surpreende com uma cor de olho diferente.

Os pediatras recomendam que os bebês até 6 meses de idade não durmam com travesseiros ou qualquer outro objeto dentro do berço, para prevenir a síndrome da morte súbita para recém-nascidos que podem sofrer sufocamento muito facilmente quando estão nessa idade.

Para quem deseja saber como acalmar um recém-nascido para que ele sinta sono e consiga ter uma noite de sono tranquila, uma sugestão é fazer uma massagem nas costas e pernas do bebê, pois isso fará com que ele se sinta sonolento.

No caso de usar coberta, deixar presa no colchão
No caso de noites muito fritas, o mais seguro é prender o cobertor na base e laterais do colchão. Assim, o bebê vai ficar mais próximo da base, onde a coberta está bem presa, sem conseguir soltá-la.

Na hora de vestir o bebê, prefira sempre tecidos naturais como o algodão, que permitem a transpiração, pois os sintéticos costumam reter mais o calor. Dê preferência também a peças de cores claras. Evite ainda roupinhas muito justas ou apertadas, que dificultam a transpiração da pele.