Pode cobrar um penalti em dois toques?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Este tipo de cobrança é permitido pelas Regras do Futebol, quando a partida ainda está rolando (na disputa de pênaltis, ela não é permitida).

Independentemente da mão na bola, é pênalti. O fato de tocar na bola já configura a falta.

Nova regra: "O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, até que a bola seja chutada. O goleiro não deve se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador. Por exemplo: atrasar a execução da cobrança ou tocar traves, travessão ou rede do gol."

Se concede um tiro livre direto se o jogador tocar a bola deliberadamente com as mãos (exceto o goleiro dentro de sua própria área de pênalti).

Regra 14: Pênaltis
Será concedido um tiro penal contra a equipe que cometer uma das dez faltas que levam a um tiro direto, dentro de sua própria área penal enquanto a bola está em jogo.

Dois toques: quando o mesmo jogador dá dois toques consecutivos na bola ou quando a bola toca várias partes do seu corpo de forma consecutiva.

Estando um jogador com a posse de bola, este terá direito a um limite coletivo de 3 (Três) toques, sendo que no segundo lance deverá passar a bola a outro botão, para ter direito ao 3º toque. O chute a gol só é permitido quando seu primeiro lance for executado no campo de ataque.

A regra 14, que rege as penalidades máximas, permite que o pênalti possa ser cobrado em dois toques, desde que a bola seja rolada para frente e o segundo jogador a tocar nela esteja fora da área no momento em que o cobrador der o primeiro toque.

O tiro penal só estará concluído quando a bola parar de se mover, sair de jogo ou quando o árbitro interromper o jogo por qualquer infração às regras. pênalti deve ser repetido. Uma vez que o árbitro dê a autorização, o tiro penal deve ser executado.

Se uma cobrança de pênalti bater na trave ou no goleiro e houver toque novamente antes que um gol seja marcado, isso vai ser considerado como um pênalti perdido. Pênalti convertido - Se um pênalti vai ser convertido.

Caso o jogo siga empatado - mesmo em caso de gols marcados pelas duas equipes durante o tempo extra -, a partida vai para a disputa por pênaltis.

Em uma disputa de pênaltis, cada equipe se reveza para chutar a gol a partir da marca do pênalti, sendo o gol defendido apenas pelo goleiro da equipe adversária. Cada time tem cinco chutes que devem ser feitos por cinco diferentes tentativas; o time que fizer mais cobranças mais bem-sucedidas é declarado o vencedor.

Uma curiosidade da regra: todas as infrações devem ser marcadas no local da infração, em especial as “faltas continuadas”. Ou seja: se o jogador tem a camisa puxada fora da área mas consegue entrar na grande área, e lá é desequilibrado, deve se dar o pênalti.

Qualquer atitude que possa atrasar a batida ou que seja uma espécie de "catimba" será penalizada pela arbitragem. Sendo assim, os goleiros também não podem mais tocar nas traves, travessão e nas redes da meta no momento do penal.

07 - Qualquer um dos atletas poderá trocar de posição com o goleiro, desde que autorizado pela Arbitragem e com a bola fora de jogo. Quando a troca for com jogador postado no banco de reservas, poderá ser realizada com a bola em jogo ou fora de jogo.

: Regra VII (O Início do Jogo) :
Quando o jogo tenha sido suspenso temporariamente sem ter havido infracção às regras, o árbitro recomeça-o por um "lançamento de bola ao solo", entre dois jogadores (um de cada equipa) que será feito no local onde se encontrava a bola no momento da interrupção.

Regra do Futebol 2 - A Bola
o jogo se reiniciará por meio de bola ao chão, executada com uma nova bola no lugar onde a primeira bola se danificou.

Além dessas, agredir ou tentar agredir um adversário; empurrar um adversário; dar um carrinho ou tocar um adversário antes da bola; agarrar ou segurar o adversário. Agredir verbalmente o adversário ou tocar a bola com a mão também são consideradas infrações.

No caso de mão na bola acidental em jogadas ofensivas, só serão penalizadas situações que resultaram em um gol direto envolvendo o autor do gol. As novas regras foram anunciadas em abril de 2021 e são válidas para ligas de futebol em todo mundo.