Pode citar texto motivador na redação?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 2 de maio de 2023
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E embora sejam parte essencial do contexto para a escrita da redação, os textos motivadores devem ser vistos como o pontapé inicial e não como a única referência do candidato. Por isso, você não deve citar ou copiar trechos desse enunciado na sua redação.

Assim, embora você possa, sim, fazer uso das informações desses textos em sua redação, jamais você deve copiar trechos deles. Portanto, é preciso ler atentamente e ver como eles contribuem na formação da proposta.

É preciso fazer sentido dentro do contexto geral. O enunciado e os textos de apoio vão apresentar o tema da redação do Enem. Leia esses materiais com toda a atenção possível e evite utilizar os dados ou fatos desses textos, eles são apenas a base para o direcionamento (bem como hipóteses sem fundamentação teórica).

Possíveis temas de redação para o Enem 2023
Impactos da pandemia na educação. Violência doméstica contra crianças. Importância do voto no exercício da democracia. Crescimento econômico pós-pandemia.

"Nesse caso, o participante realiza uma paráfrase bem próxima ao original (inclusive fazendo uso pontual de cópia), apenas trocando palavras e expressões, por exemplo, ou se apropriar melhor do que leu, mas ainda sem complementar com informações que extrapolem os textos motivadores", aponta a cartilha.

A escrita deve ser sempre clara, sem nada oculto, sem gracinha e de forma argumentativa. Na redação é esperado que você use seu senso crítico com bastante coerência. Mas cuidado com as críticas levianas, ou seja, cuidado com mentiras ou informações duvidosas. Lembre-se também de respeitar os direitos humanos.

Os textos motivadores ou textos de apoio – aqueles que aparecem no início da proposta de redação, tanto no Enem como em outros vestibulares – são importantes por diversas razões. Além de servir como inspiração, ajudam a definir sob que perspectiva o tema deve ser abordado.

Conclusão: logo, portanto, então, assim, enfim, consequentemente, por isso, por conseguinte, de modo que, por fim. Oposição: em contra ponto, infelizmente, todavia, de outro lado, porém, no entanto, apesar de, contudo, em contrapartida, apesar disso, não obstante.

Já o repertório coringa diz respeito ao domínio ou entendimento de assuntos transversais, que podem ser abordados e discutidos a partir de diferentes pontos de vista e contextos. Pode-se citar alguns exemplos, como o meio-ambiente e Direitos Humanos.

Esse tipo de citação é feita com a frase exata utilizada pelo autor e deve ser colocada entre aspas, com o autor citado antes ou depois. Também é interessante colocar sua função, como filósofo, sociólogo, pesquisador cultural, entre outros.

"A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes." (Marx) Karl Marx (1818-1883) foi o responsável pela estruturação da teoria da luta de classes. Para ele, o Estado, historicamente, se desenvolveu a partir do conflito entre grupos sociais antagônicos, privilegiando o interesse das elites.

O texto da redação pode ter até 30 linhas. Mas perde ponto quem escrever pouco. Qualquer seja o conteúdo, se o candidato escrever até sete linhas, o texto é anulado. Para desenvolver uma tese, é importante justificar sua posição com argumentos.

De acordo com os parâmetros da competência 2 da Redação do Enem, existem três tipos de repertório sociocultural: texto motivador, não legitimado, e repertório legitimado. O repertório legitimado vale mais pontos do que os outros dois tipos. É ele que permite que você gabarite a competência 2.

Ainda conforme o Inep, 87.567 participantes tiraram nota zero na redação.

Se o tema for livre, você pode escolher um assunto que seja confortável para você. O ideal é falar sobre trabalho – sua área de atuação, sua carreira, a empresa e seu desempenho no segmento em que ela atua. É importante escolher um assunto que você conheça bem e, se possível, possa expor alguma experiência pessoal.

Textos motivadores
Focando primeiro em uma leitura ativa, que precisa de um olhar mais criterioso e crítico, e depois passiva, com uma leitura mais simples e rápida. “É muito importante o estudante fazer uma leitura ativa, antes de fazer essa leitura que chamamos de passiva.

CONECTIVOS: Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, no momento em que, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje, frequentemente, constantemente, às vezes, eventualmente, por vezes, ocasionalmente, sempre, ...

Presença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto; Desenvolvimento com argumentos que comprovem a tese; Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto; Uso da norma-padrão da língua portuguesa.

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.
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