Pode chover em um deserto?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Clique e saiba mais sobre essa interessante paisagem geográfica! Os desertos são regiões do nosso planeta onde não costuma chover muito. Para você ter uma ideia, a média de pluviosidade (chuva) do deserto é de 250 mm anuais, enquanto na Amazônia, por exemplo, chove uma quantidade próxima dos 2500 mm por ano.

Além da altitude, raramente chove na região. Isso ocorre porque as correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguem passar para o deserto, por causa de sua altitude. A Cordilheira dos Andes também atua como barreira, uma vez que a umidade vinda da Amazônia fica presa nessa barreira natural.

Os cientistas estão literalmente tentando fazer chover no deserto. Um novo método para provocar chuva em locais com pouca água começou a ser testado nos Emirados Árabes Unidos por pesquisadores da Universidade de Bath, no Reino Unido. Eles utilizam drones não tripulados para “semear” as nuvens com descargas elétricas.

A temperatura do deserto à noite pode cair até 42 graus Celsius. E, se você estiver fazendo uma viagem de um dia para o Deserto do Saara, no Norte da África, vai precisar levar água, protetor solar e um saco de dormir para passar à noite. Isso porque as temperaturas despencam no Saara assim que o sol se põe.

Tome algum isotônico ou um pouco de água com sal (cerca de 5 ml de sal para cada litro d'água). Coloque peças de roupa molhadas sobre a pele para se refrescar com a evaporação.

Porque nos trouxestes a este deserto, para matardes de fome toda esta multidão. 4 Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover apão dos céus, e o povo sairá, e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu o prove se banda em minha lei ou não.

Um dos maiores desertos do planeta, o Saara já teve mata, árvores, rios, animais e até gente morando. Mas, gradualmente, a chuva foi se tornando cada vez mais rara, até que a área se tornou completamente árida.

ainda o deserto pode ser espaço vazio, não somente lugares quentes e arenosos. mas no conceito mais usual, não existem desertos no brasil porque as chuvas são suficientes em quase todas as paisagens.

As zonas influenciadas pelo clima desértico quente frio são, em geral, muito quentes e secas durante o Verão, mas brutalmente frias e secas no Inverno, com temperaturas inferiores da 0ºC. A neve é típica durante o Inverno nessas regiões.

Em cada um deles vivem animais específicos, que desenvolveram curiosos mecanismos fisiológicos e comportamentais para sobreviver. Raposas, morcegos, muitas cobras e a maioria dos roedores só saem das tocas à noite, quando a temperatura cai.

O Deserto do Atacama é a região desértica mais seca da Terra, com baixíssima umidade ou precipitação.

Para conter o calor que beira aos 50? °C, os Emirados Árabes Unidos apelaram à tecnologia para fazer chover. E conseguiram, nesta semana, graças ao lançamento de drones que carregaram eletricidade nas nuvens a ponto de fazê-las desaguarem em chuvas torrenciais.

Temperaturas e amplitude térmica – Os desertos quentes, durante o dia, quando há presença da luz solar, apresentam elevadíssimas temperaturas. No entanto, quando a noite chega, o calor acumulado no solo arenoso dissipa-se, e as temperaturas caem significativamente.

"Deus do universo, em quem vivemos, nos movemos e existimos, concedei-nos a chuva necessária, para que, ajudados pelos bens da terra, aspiremos com mais confiança aos bens do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo". É este o texto da oração proposta.

Entretanto, apesar do nome assustar, é comum que essas nuvens de areia vindas do Deserto do Saara se movam sobre o oceano, especialmente durante o período do fim da primavera ao início do outono no Hemisfério Norte. Se essa nuvem for grande o suficiente, as partículas de areia podem viajar milhares de quilômetros.

Se você for dormir no deserto, estes passeios duram cerca de 16 horas. Isto é consideravelmente mais longo do que um tour pelo deserto padrão, que geralmente dura cerca de 2-7 horas. O fator que normalmente determina quanto tempo você passa no deserto é o número de atividades que você faz no deserto.

Seus perigos incluem calor ou frio em excesso, tempestades de areia e enxurradas.

No pior dos casos você sobrevive: 3 minutos sem ar, 3 horas sob o sol, 3 dias sem água e 3 semanas sem comida.

“Porém, quanto a vós, os vossos cadáveres cairão neste deserto” (Nm 14:32). Ou ainda, a transformação inversa, ou seja, da vida ou da região após uma restauração: “O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa” (Is 35:1).