Pode casar com aliança de moeda?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

As alianças de moeda podem ser usadas nas fases do namoro, noivado e casamento, mas lembrando que você vai encontrar alianças de moedas na cor dourada então na fase do namoro não é tão apropriada, já que alianças douradas lembram casamento.

Trata-se mais de uma tradição do que uma regra, afinal, alianças de casamento são símbolos muito especiais da união de um casal. Portanto, nada mais justo que sejam confeccionadas de um material nobre. Simbolicamente, a cor dourada representa a nobreza, prestígio, prosperidade, fertilidade e a luz.

Brilho Intenso e Duradouro:
Aliança de tungstênio possui brilho intenso e com a vantagem de ser eterno, ou seja, o brilho não desaparece com o tempo. Já a aliança de moeda antiga perde o seu brilho com o uso diário, sendo necessário polimento para restaurar.

Hora de remover o excesso e guardar
Uma dica boa sobre como deixar aliança de moeda antiga brilhando e evitar riscos e desgastes desnecessários, é guardá-las em embalagens individuais, como porta-joias com espaços específicos para cada peça ou até mesmo em saquinhos macios de veludo.

Coloração e brilho: As alianças de ouro 18k apresentam uma tonalidade mais rica e brilho intenso, enquanto o ouro 10k tem uma coloração mais clara e brilho mais suave. Já as alianças de moeda antiga podem ter variações de tonalidade e brilho, dependendo do tipo de moeda utilizada.

Pessoas que possuem elevado índice de ácido úrico ou estejam fazendo uso de algum medicamento especial podem escurecer peças de ouro, Prata, e Cuproníquel (moedas antigas). Uma peça poderá escurecer por outro motivo.

A Moeda Antiga
Com elas você pode tomar banho, entrar na piscina, no mar e passar perfume em cima que não ira desbotar, único trabalho que você terá é o de limpar a peça quando estiver suja.

Geralmente, a coloração verde é uma reação ao cobre, então opte por peças feitas de ouro ou platina. Escolha anéis de aço inox, ródio, ouro amarelo ou ouro branco.

Quem paga as alianças de casamento? Segundo a tradição quem paga as alianças de casamento são os padrinhos. Contudo atualmente essa tradição tem-se perdido e costumam ser os próprios noivos a pagar as mesmas.

É um período em que os parceiros ainda estão se conhecendo melhor, convivendo mais e tudo é muito recente. Por esse motivo, as alianças de namoro são feitas de prata, por simbolizarem um amor novo. A tradição diz que a aliança de compromisso é usada sempre no dedo anelar da mão direita.

Pode usar aliança de prata sim!
Não existe uma regra social ou um cânone a ser rompido ao trocar o ouro por aliança de prata. Na verdade é super bem aceito e está na moda. O segredo é apenas escolher um modelo que tenha traços de aliança e não um anel simples de praia.

Porém, para corrigir esse problema é só fazer o polimento nas alianças, também é possível fazer a adição de um forro de aço inox no interior das alianças, assim o metal da moeda não fica em contato com o ácido úrico que o corpo esta expelindo em excesso.

As alianças banhadas a ouro são uma ótima opção para noivado. Ou seja, se você deseja pedir sua parceira em casamento é uma das melhores opções. Afinal, é um período que acaba e você troca as alianças. Sendo assim, não tem o risco de escurecer ou desbotar.

As melhores alianças feitas de moedas não são feitas com quaisquer moedas, são moedas antigas, e é importante procurar quem faça com moedas antigas para que tenha durabilidade e qualidade, como é o caso dos cruzeiros e reis. Além de que elas não descascam com o tempo e podem ser polidas sempre que quiser.

2 – Qual o tempo de duração desse material? A moeda utilizada para confecção das alianças, são da década de 20. Sendo assim, aproximadamente 100 anos da duração e longevidade, que consequentemente deixarão as alianças com a mesma qualidade. Embora, a partir deste ponto vai depender do cuidado de cada um.

Aplique duas ou três gotas de vinagre. Observe a cor da peça. Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida. Se tiver uma reação e sua peça começar a mudar de cor, então provavelmente ela não é de ouro.