Pode carregar o celular na chuva?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

Para evitar choques, não coloque o telefone para carregar em locais úmidos, como próximo a uma pia, banheira ou chuveiro. Também é importante não conectar ou desconectar o carregador com as mãos molhadas.

Para carregar seu celular de forma certa, o recomendável é não deixar a bateria chegar ao fim. Segundo fabricantes de smartphones, o ideal é manter a bateria de celulares entre 20% a 80% para garantir a vida útil.

Como podemos concluir, não há problema nenhum deixar o celular carregando a noite toda, é até indicado porque assim você já começa o dia com a carga cheia.

Você não pode colocar o aparelho na tomada segurando-o em suas mãos, pois corre o risco de tomar um choque, caso ainda haja umidade. Assim, você pode carregar o celular depois que caiu na água, tomando os devidos cuidados para não queimar o aparelho e para evitar choques.

Retire a capa antes de carregar o smartphone
Pode parecer inofensivo, mas carregar o seu smartphone com capinha pode ser um risco. Isso acontece porque muitos celulares esquentam quando são conectados a uma fonte de energia, principalmente em modelos mais antigos.

Recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que os eletrônicos queimem. Em lugares desprotegidos e abertos, o uso de celulares e eletrônicos sem fio não aumenta o risco de ser atingido por um raio.

É sempre bom evitar deixar qualquer coisa ligada na tomada em períodos de chuvas, mesmo que não esteja caindo raios. Se o vento forte estragar a sua rede elétrica, por exemplo, pode ser que todos os aparelhos que estavam na tomada venham a ser danificados também.

Estar descalço não é fator de atração de raios. Então, não ande descalço ou tome banho durante a tempestade, não é que atrai o problema e você ser energizado.

Deixar a bateria zerar antes de carregar o celular
Do mesmo modo que chegar ao máximo não é indicado, o extremo contrário também deve ser evitado. O ideal é manter a bateria do seu celular na faixa entre 20% e 80% para aumentar a sua vida útil.

Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir. Isso porque os smartphones feitos nos últimos anos possuem uma tecnologia que impede que eles recebam cargas quando a bateria está em 100%. Dessa forma, não há riscos do dispositivo receber mais energia do que o necessário.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

até 85% a bateria do seu celular. vai ajudar na saúde da bateria que ela. ela tem uma saúde mais durável. porém. o celular vai descarregar mais rápido também.

Saiba como os aparelhos eletrônicos atrapalham o sono
A combinação sono e aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, é extremamente perigosa. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.

Como grande parte do gasto da energia vem desses recursos, o smartphone carrega mais rápido. Manter o celular desligado durante o carregamento faz com que ele seja abastecido em menos tempo. Sem qualquer gasto de energia, a carga aumentará de forma muito mais veloz.

Usar arroz ou secador de cabelo são métodos que podem danificar o aparelho.

Na hora de dormir, você pode deixar o seu celular carregando na tomada sem nenhum problema.

Depois, não deve-se secar celular com secador, isso porque pode gerar danos irreversíveis ao aparelho, por causa do calor e do direcionamento da umidade para a placa mãe. Assim, meios melhores para isso são: secar com papel toalha e deixar dois dias em arroz ou sílica.