Pode caminhar com dor na lombar?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

O exercício de caminhar é altamente recomendado para reabilitar pacientes com dor nas costas. É relativamente fácil de realizar, promove a resistência muscular isométrica e tem o potencial de prevenir outras dores lombares no futuro.

Especialistas sugerem que andar de 30 a 40 minutos por dia podem minimizar dores e incômodos.

Outros tipos de exercícios podem ser inadequados, porque causam mais pressão nos ligamentos e nos discos da coluna vertebral, o que pode piorar a dor. Esse é o caso da corrida e de outras atividades que incluem saltos ou saltitos. No entanto, para quem tem dores muito intensas, é preciso procurar uma orientação médica.

7 melhores exercícios para a lombar: previna dor nas costas

  • Mobilidade de coluna.
  • Rotação de coluna.
  • Extensão de tronco.
  • Super-homem ou superman.
  • Prancha.
  • Elevação de quadril (pélvica)
  • Perdigueiro.

A crise de dor lombar pode durar de dias a seis semanas, quando ela é passageira, ou seja, provocada por esforço físico, má postura ou movimentos repetitivos. Quando se trata de uma dor lombar crônica, pode durar mais de doze semanas (3 meses), indicando a possível inflamação de um nervo.

Como regra geral, é melhor aplicar a terapia fria na região lombar nas primeiras 24 a 72 horas após a lesão lombar. A aplicação da terapia fria pode minimizar sua inflamação e inchaço - o que, por sua vez, pode reduzir sua dor.

Quando a coluna lombar está inflamada, os sintomas incluem dor localizada na parte inferior da coluna vertebral, rigidez, dificuldade para se dobrar, amplitude de movimento limitada na área afetada e sensibilidade articular.

Má postura, inflamação ou mesmo hérnia de disco. As causas variam, mas trazem como conseqüência a famosa lombalgia, ou dor nas costas, que prejudica seu dia-a-dia e sua qualidade de vida. Saiba como evitar esse problema e viver muito melhor.

A inflamação do nervo ciático é evitada cuidando da postura, ao caminhar, sentar, até ao dormir — afirma Gaby Galvé, criadora do método "Bem-estar em movimento".

Manter quadril, joelhos e pés alinhados. Respirar profundamente. Iniciar a passada com o calcanhar, depois apoiar a planta do pé e por último os dedos. Impulsionar o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas.

Durante crises agudas de dor, a pessoa pode tentar executar as atividades, mas, se sentir dor, deve parar.

O exercício físico é uma ótima indicação para tratar dor lombar.

Deitar com as costas e a planta dos pés no chão, joelhos flexionados. Fazer o movimento apenas na região lombar, sem tirar o quadril do chão. Ao inspirar, elevar a lombar (mantendo o sacro no chão) e, ao exalar, descer a lombar no chão. Repetir 8 vezes para liberar as tensões pélvicas e lombares.

A posição fetal diminui a tensão do disco, abre o espaço entre as vértebras da coluna vertebral e impede que a coluna se curve para trás. Isso é benéfico para aqueles com hérnia de disco, já que a hérnia se refere a discos da coluna vertebral excessivamente empurrados para fora de seus espaços.

Em pé O alongamento para lombar em pé consiste em apoiar as duas mãos no quadril e inclinar a parte superior do corpo para trás. Após inclinar, manter por 10 segundos para alongar bem a região, voltando lentamente após o tempo, como na imagem abaixo.

Mas afinal, quando então eu devo me preocupar e procurar um médico? - O primeiro motivo já foi citado: quando a dor permanecer por um tempo muito prolongado (maior que 3 meses) ou for recorrente.

A aplicação de calor nas costas pode muitas vezes proporcionar alívio das dores lombares a curto prazo. A aplicação de um saco de água quente na zona também pode ser muito eficaz para o alívio da dor lombar, assim como tomar um duche quente ou um longo e relaxante banho de imersão.

dor que piora com repouso; – queimação local; – dores no músculo piriforme. Quando o quadro torna-se crônico, essa inflamação pode gerar alterações mais graves na coluna, como hérnias de disco, artrose ou espondilolistese.

Este nervo ciático inicia na lombar, passa pela região dos glúteos e por toda a perna, até chegar ao dedão do pé. Ele é o responsável pelas articulações do quadril, joelhos, tornozelos, músculos posteriores da coxa e os músculos e sensibilidade das pernas. A dor pode acontecer em qualquer parte do nervo ciático.

O tempo de duração de uma crise de nervo ciático pode ser de algumas semanas. Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana. Porém, em regra, a crise aguda demora até seis semanas para curar completamente.

Uma meta razoável é caminhar por 30 minutos, pelo menos quatro ou cinco vezes por semana, para se obter o máximo de benefícios de um programa de caminhada. Uma pessoa de 68 kg, andando entre 5,6 a 6,4 quilômetros por hora pode esperar para queimar cerca de 300 calorias.