Pode caminhar com a perna doendo?

Perguntado por: lfogaca5 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Se sentir dor, descanse até a dor diminuir e caminhe novamente, continue de forma moderada e faça pausas quando o desconforto começar a aparecer. Crie o hábito de caminhar.

Os exercícios mais recomendados para quem procura aliviar as dores nas pernas são:

  • Caminhada;
  • Subir e descer escadas;
  • Pedalar moderadamente;
  • Atividades aquáticas, como natação e hidroginástica.

Quando devo me preocupar com essas dores
Presença de vermelhidão e/ou inchaço. Presença de febre e até mesmo falta de ar. Dor repentina que faz você mancar.

Esse prazo de 3 dias costuma ser o tempo total de duração da dor muscular em cenários de esforço físico. É possível que casos graves de DMIT durem até uma semana.

Posso treinar com dor ou não? Não, é melhor não treinar com dores DMIT. Você pode intercalar os treinos, por exemplo, se as dores são nas pernas, prefira treinar braços no dia seguinte. Se por um acaso, chegou o dia de treinar novamente o grupo muscular que está se recuperando, prefira descansá-lo.

Há um esforço ainda maior para esse retorno quando estamos de pé ou sentados com as pernas para baixo. Por isso, deitar com as pernas elevadas melhora a circulação do sangue. - Ficar na posição de trendelemburg facilita e melhora a circulação, pois poupa o nosso organismo de se esforçar contra a gravidade.

Geralmente, a dor nas pernas é causada por ficar longos períodos em pé, além de pequenas lesões musculares da prática de exercícios intensos. Além disso, pode ser causada também pela falta de atividades físicas, por câimbras e má circulação. O que na maioria das vezes não chega a ser preocupante.

Alongamento
O alongamento, antes e depois das atividades físicas, ajuda na elasticidade muscular, fazendo com que o músculo esteja pronto para iniciar os exercícios, e, ao final, para retornar gradualmente ao seu estado normal, favorecendo uma recuperação muscular mais eficiente.

Aplicação de calor no local ajuda a tratar a região e relaxa o músculo. Exercícios: ficar de repouso por muito tempo não é recomendado, pois ficar na mesma posição pode causar dores. Neste caso, exercícios de alongamento são muito úteis para esticar e aliviar a compressão nos nervosos.

Deite-se de barriga para cima e posicione as pernas com uma pequena elevação e joelhos dobrados. Mantenha os pés apoiados para cima e faça movimentos circulares, como se estivesse pedalando uma bicicleta. Repita os movimentos por aproximadamente dois minutos.

Pare qualquer atividade que cause ou agrave sua dor. Mas lembre-se: permanecer ativo e exercitar-se de forma consistente pode ajudar a melhorar a saúde geral e prevenir a dor crônica.

Dor, sensação de peso e cansaço, formigamento e outras sensações desconfortáveis nas pernas são tidos como manifestação de má circulação ou problema de circulação. Alguns destes podem ser indicativos de problemas sérios de saúde que necessitam atenção médica.

Este é um dos sinais da trombose venosa profunda, uma doença grave potencialmente causada pela formação de coágulos, em geral, nas pernas – na região da panturrilha e até nas coxas.

Os principais sintomas da má circulação são: Pele fria e seca, coceira, câimbra e manchas vermelhas nas pernas, varizes, inchaços nos pés e tornozelos, ausência de pelos nos membros inferiores, rachaduras nos calcanhares, sensação de formigamento ou dormência e cor pálida ou azulada em locais de má circulação.

Caso a dor limite os seus movimentos, o ideal é repousar para que o corpo restabeleça os tecidos. Insistir em treinar nessas condições sem dar tempo ao seu corpo não trará benefícios, além de interromper o processo natural de recuperação, predispondo a lesões ligamentares e articulares.