Pode calibrar pneu com 35 libras?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 7 de maio de 2023
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O pneu da frente deve ser calibrado com menos libras, normalmente entre 28 e 36. Já no caso do pneu traseiro, a recomendação costuma estar entre 30 a 40 libras. Essa diferença se dá porque o pneu traseiro é maior, porque é ele que aguenta o peso do passageiro e da carga.

São eles: PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional). Ao se deparar com '2.2/32', por exemplo, essa é a calibragem. O 2.2 significa a calibragem em BAR, método usado na Europa. Já o 32 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil.

Qual a frequência correta para calibrar os pneus?

  1. Veículos que trafegam grandes distâncias durante o mês: calibre os pneus a cada 500km, caso aconteça antes dos 15 dias.
  2. Veículos com pouco uso durante o mês: calibre os pneus uma vez a cada 30 dias.

colocar 40 libras mano isso aí mesmo.

Ele vai perder um pouco de estabilidade. Então, reduzir a pressão vai deixar o carro mesmo um pouco mais macio.

O pneu da frente deve ser calibrado com menos libras, normalmente entre 28 e 36. Já no caso do pneu traseiro, a recomendação costuma estar entre 30 a 40 libras. Essa diferença se dá porque o pneu traseiro é maior, porque é ele que aguenta o peso do passageiro e da carga.

Quando o item se encontra vazio ou então excessivamente cheio, a banda de rodagem (a área de contato do pneu com o solo) não roda de maneira eficaz. Isso reduz os níveis de aderência, proporcionando falta de estabilidade — algo muito perigoso para todo tipo de veículo.

A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”.

Já o 30 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil. Ou seja, quando você for calibrar o pneu, esse é o número que deve constar na máquina. Normalmente, os pneus da dianteira têm uma pressão um pouco menor que os da traseira. Nesse exemplo, devemos calibrar os pneus da frente com 30 PSI e os de trás com 31 PSI.

PSI é uma sigla em inglês (Pound-Force per Square Inch) que significa libra-força por polegada quadrada. No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla.

Antes de realizar a calibragem o condutor deve verificar se os pneus estão frios. Calibrar pneus quentes podem prejudicar a pressão colocada e até mesmo fazer com que eles esvaziem com mais facilidade.

29/26

Para o pneu 185 60 r15, o ideal indicado para a calibragem seria de 29/26, pensando em duas pessoas no automóvel.

Pressão pneu aro 15 passeio: 32 psi. Pressão pneu aro 15 passeio (185/55 R15; 195/50 R15; 205/60 R15; 205/65 R15; 205/70 R15): 35 psi. Pressão pneu aro 15 camionete (235/75 R15): 38 psi. Pressão pneu aro 15 carga (205/70 R15; 225/70 R15): 65 psi.

Para um cenário em que o carro tem dois ocupantes, o motorista e um passageiro, a calibragem ideal pneus 185/65 R15 é de 29/26.

Alguns modelos de veículo contam também com uma orientação de calibragem para rodagem econômica, na qual os pneus recebem mais ar do que o normal. Isso acontece pelo fato de os pneus mais cheios gerarem menos resistência na rodagem.

Como referência, 70% de 165 mm dá uma altura de 115,5 mm. Já na medida 175 serão 122,5 mm. Em resumo, nessa troca você terá um ganho de 7 mm apenas. É importante ressaltar que o pneu maior também é mais pesado e assim exigirá maior esforço do motor, o que pode interferir no consumo de combustível.

Por exemplo: 1 PSI = 1 libra (lbf/pol2) 1 kgf/cm2 = 14.223 libras – Ex 175 lb = 12kg teóricos | 140 lb = 9,4kg | 120 lb = 8kg 1 Bar = 14.51 libras 1 PCM = 28,316 lts. de ar por minuto (deslocam.

1- Em termos gerais, para veículos de passeio, SUVs e picapes, a pressão recomendada costuma ser de 34 psi. Se o automóvel estiver muito carregado, não há problema em calibrar com até 38 psi. Para veículos esportivos (com pneus de perfil muito baixo), é mais comum calibrar com 40 psi.

“Não existe uma calibragem padrão, a atenção para quem pilota é apenas a medida. Por exemplo, se for uma CG 160 cilindradas a calibragem seria de 25 na dianteira e 29 na traseira”, conta Bernardo. O piloto deve estar atento ao adesivo que vem na capa de corrente.

O termo calibragem em meteorologia não se usa mais, você sabia? Isso mesmo, não é correto utilizar o termo “calibragem” quando estamos falando sobre metrologia. Nesse caso, o correto é usar o termo calibração.

Pressão acima da ideal vai tornar 0 carro mais “duro”, menos confortável, forçar os componentes da suspensão e o que é pior: reduzir a durabilidade do próprio pneu.