Pode botar água sanitária nas plantas?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Pequenas quantidades de água sanitária diluída são seguras e até úteis para as plantas. As quantidades de diluição são variáveis, sendo dependentes da quantidade de plantas que você tem em casa.

ÁGUA OXIGENADA. Misture duas colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes (tem que ser esse volume) em 500ml de água. Junte tudo em um borrifador e borrife na planta inteira, inclusive na terra ou substrato.

Detergente neutro, quem diria, não serve só para lavar pratos e desengordurar panelas: ele é um ótimo aliado na jardinagem! Com algumas gotas desse produto que todo mundo tem na cozinha você protege suas plantas de insetos, ajuda as raízes a absorver mais água da rega e ainda livra a folhagem de poluição.

O cloro tem papel importante na fotossíntese e nas relações hídricas da planta, além de contribuir para o crescimento e desenvolvimento em todas as fases fenológicas. Participa, também, da formação, desenvolvimento e qualidade dos frutos.

Um método bastante simples e famoso de como acabar com cochonilha nas plantas é utilizar algodão embebido em álcool 70%. Basta remover manualmente os insetos enquanto limpa o vegetal com o algodão. Faça movimentos delicados e seja cuidadoso na hora do descarte para não espalhar a praga removida.

Não abusa desta solução aquosa uma vez que nem todas as plantas aguentam um aumento da acidez brusca no solo ( por isso, selecione bem quais as plantas onde vai aplicar esta receita caseira). Também evite borrifar sobre as plantas pois pode matar muitas delas.

da rosa do deserto que está contaminada por fungos fungos nas folhas que é outro problema que acontece. principalmente. no período chuvoso calor umidade da sua planta estiver toda infestada com fungos ela pode ser tratada com água sanitária que é um excelente.

A maior diferença entre os dois é que uma substância deriva da outra, o cloro passa por transformações que o tornam em hipoclorito, que junto à soda cáustica vira hipoclorito de sódio. A água sanitária é um produto de limpeza que tem altas concentrações desse hipoclorito de sódio.

A super adubação pode ser tão prejudicial para as plantas quanto não adubar. Esta prática aumenta a acidez do solo e pode queimar as raízes e folhas. Sempre siga a orientação de paisagistas ou engenheiros agrônomos.

Sabemos que nem sempre é possível oferecer água da chuva para as plantas, principalmente àquelas que ficam dentro de casa. Por isso, nossa indicação é investir em água filtrada, água mineral engarrafada ou água destilada na hora da irrigação.

Use água para deixar as folhagens verdes
A água é o recurso mais comum para deixar as plantas mais saudáveis e consequentemente mais verdes. Faça a rega de acordo com a plantinha. Existem aquelas que precisam de água diariamente e outras que vivem bem com a rega apenas 1 vez por semana.

O vinagre controla o crescimento bacteriano e fúngico na água da solução das flores e folhagens, fazendo com que elas durem por mais tempo. Faça uma solução nutritiva com um litro de água, duas colheres de sopa de açúcar e duas colheres de sopa de vinagre.

Lagartas, cochonilhas, tripés, pulgões e ácaros, ou seja, a maioria das pequenas pragas das plantas podem ser combatidas com água e sabão neutro. Basta dissolver o sabão (100g) em ½ litro de água quente. Para aplicação, dissolva novamente em mais nove litros e meio de água e borrife sobre as plantas.

Para combater as ervas daninhas que invadem calçadas e canteiros de maneira ecológica e econômica, basta polvilhar um punhado de bicarbonato apenas sobre as ervas daninhas. Isso enfraquecerá a planta, facilitando na hora de arrancá-las pela raiz.

Você pode fazer inseticida natural com vinagre e detergente: Basta misturar uma medida de vinagre para três partes de água e algumas gotas de detergente neutro em um borrifador. Esse spray é recomendado para infestações de pulgões, lagartas e percevejos.

A dica de Luiz é simples:

  1. Dilua algumas gotas de detergente neutro na água em temperatura ambiente.
  2. Com um pano macio, vá passando em cada folha com delicadeza.
  3. Pronto! Planta limpa!

Água sanitária – Hipoclorito de sódio
É barato e alternativo ao álcool gel e à lavagem com água e sabão. A água sanitária pura NÃO DESTRÓI O VÍRUS. O que destrói é uma substância chamada ÁCIDO HIPOCLOROSO, APÓS A DILUIÇÃO DA ÁGUA SANITÁRIA COM ÁGUA.

A água da torneira não é a melhor opção para regar as plantas, pois nessa água encontram-se substâncias como cal, cloro tártaro e sais que se concentram ao redor das raízes e impedem o crescimento adequado ou geram um efeito tóxico no solo que impede a correta absorção de água.