Pode borrifar vinagre nas orquídeas?

Perguntado por: dalmada . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Borrife as orquídeas com uma colher de sopa de vinagre de maçã ou de leite de magnésia diluída em um litro de água – faça no final da tarde ou de manhã muito cedinho, para o sol não queimar as folhas recém-borrifadas.

Age como herbicida, fungicida e inseticida: diante das ameaças de ervas daninhas, fungos e insetos, o vinagre é o melhor aliado natural. O vinagre contra fungo nas plantas também pode repelir muitos insetos e, assim, prevenir pragas e outros danos às plantas.

O vinagre controla o crescimento bacteriano e fúngico na água da solução das flores e folhagens, fazendo com que elas durem por mais tempo. Faça uma solução nutritiva com um litro de água, duas colheres de sopa de açúcar e duas colheres de sopa de vinagre.

Você pode fazer inseticida natural com vinagre e detergente: Basta misturar uma medida de vinagre para três partes de água e algumas gotas de detergente neutro em um borrifador. Esse spray é recomendado para infestações de pulgões, lagartas e percevejos.

PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.

Borrifar água sobre as folhas ajuda bastante na hidratação das plantas, já que, por conta do calor, elas tendem a perder água mais rapidamente. Borrifar água fará com que elas se sintam mais fresquinhas, e também irá reduzir as temperaturas quentes, além de fazer com que as folhas se expandam.

Utilize uma colher de água oxigenada para cada 250 ml de água. Misture bem, coloque em um borrifador e espirre nas plantas. “Se a planta estiver contaminada, utilize nas folhas uma vez por semana, até acabar com o fungo”, orienta. Você também pode borrifar no substrato, se as raízes da planta estiverem podres.

Para combater as ervas daninhas que invadem calçadas e canteiros de maneira ecológica e econômica, basta polvilhar um punhado de bicarbonato apenas sobre as ervas daninhas. Isso enfraquecerá a planta, facilitando na hora de arrancá-las pela raiz.

De acordo com Krespo, um tratamento simples e caseiro para os fungos em plantas é usar uma ou duas gotas de detergente neutro em um litro de água. Essa mistura deve ser pulverizada na planta uma vez a cada 15 dias. Além disso, é indicado o uso de fungicidas que podem ser adquiridos em lojas específicas de jardinagem.

“O ataque das cochonilhas ocorre em plantas que estão submetidas a condições ambientais e/ou nutricionais impróprias. Portanto, evite a falta de água, déficit de nutrientes e adubação em excesso”, aconselha a engenheira agrônoma Fabiana Fróes. Uma vez identificada, o primeiro passo do tratamento é retirar as pragas.

Pequenas quantidades de água sanitária diluída são seguras e até úteis para as plantas. As quantidades de diluição são variáveis, sendo dependentes da quantidade de plantas que você tem em casa.

O ácido acético presente, atrai as moscas das frutas, da mesma forma que as frutas maduras e em decomposição. Assim, você pode fazer armadilhas com uma solução com um litro de água, algumas colheres de vinagre de maçã e detergente líquido. Misture bem, coloque em garrafinhas abertas e pendure nas árvores frutíferas.

Um método bastante simples e famoso de como acabar com cochonilha nas plantas é utilizar algodão embebido em álcool 70%. Basta remover manualmente os insetos enquanto limpa o vegetal com o algodão. Faça movimentos delicados e seja cuidadoso na hora do descarte para não espalhar a praga removida.

Detergente neutro, quem diria, não serve só para lavar pratos e desengordurar panelas: ele é um ótimo aliado na jardinagem! Com algumas gotas desse produto que todo mundo tem na cozinha você protege suas plantas de insetos, ajuda as raízes a absorver mais água da rega e ainda livra a folhagem de poluição.

A fórmula é:

  1. Adicione uma porção de vinagre para duas de água;
  2. Pegue a mistura e coloque um pouco de detergente, cerca de algumas gotas – pode ir por olho mesmo, apenas tomando cuidado para não acrescentar muito;
  3. Misture novamente e depois coloque em um borrifador ou em um recipiente prático para limpar.

Vinagre e bicarbonato de sódio são grandes aliados no preparo de alimentos, mas também são supereficientes quando o assunto é deixar a casa limpa. Eles neutralizam odores, tiram manchas, limpam rejuntes, removem gordura e muito mais.

Para matar as cochonilhas com o álcool, basta borrifar o álcool diretamente sobre as cochonilhas, onde quer que estejam na suculenta. Certifique-se de verificar os difíceis de ver lugares próximos ao tronco. Pulverize-os muito bem com o álcool.

O pulgão indica que há excesso de nitrogênio. A falta de cálcio provoca a incidência de cochonilhas e também de lagartas, cuja presença sinaliza ainda a falta de boro. “Quase todas as pragas estão relacionadas à deficiência na adubação”, alerta.

Chega de sofrer com os pulgões em seus cultivos! Com esse mega inseticida fabricado pela Forth você está no controle para eliminar esse inseto capaz de destruir qualquer planta.