Pode borrifar vinagre de maçã no cabelo?

Perguntado por: rferrari . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Para dar brilho: o vinagre de maçã equilibra o pH dos cabelos e também dá brilho. Para dar brilho, misture em um copo d'água, uma colher do vinagre de maçã. Depois dos cabelos lavados e condicionados, aplique a mistura, retire o excesso de água e não enxágue, deixe secar naturalmente.

Misture meio copo de vinagre de maçã com meio copo de água. Mergulhe pedaços de algodão na misturinha e passe pelo couro cabeludo. Massageie seu couro cabeludo (não use as unhas, somente com as pontas dos dedos) de 3 a 4 minutos. Deixe a misturinha repousar na pele por aproximadamente 20 minutos.

Para selar as cutículas dos fios, você deve sempre aplicar um condicionador após a lavagem, utilizar jatos de ar frio após a secagem e o alisamento e investir em tratamentos como selagem de cabelo, hidratação e cauterização.

Misture quatro colheres de sopa de vinagre com um litro de água; Aplique nos cabelos úmidos, no couro cabeludo e comprimento dos fios; Deixe agir por alguns minutos e enxágue em seguida; Repita o processo duas vezes na semana.

Misture duas colheres de sopa de vinagre com duas colheres de sopa de óleo de rícino. Aplique no cabelo todo com o cuidado de massajar o couro cabeludo para permitir uma melhor vascularização dos bulbos capilares. Lave de seguida com água fria e use o seu champô habitual.

Experimente com óleos essenciais
Se você se incomoda com o cheiro que o vinagre de maçã deixa no cabelo durante a aplicação, saiba que, após o enxágue, seu cheiro desaparece quase completamente.

O vinagre de maçã é bastante forte e para uso no rosto deve ser diluído em água, para evitar qualquer tipo de irritação. Use 1 xícara de vinagre de maçã em 3 xícaras de água. Misture bem e use essa solução para lavar o rosto. Faça isso à noite.

Independentemente de sua pele ser oleosa ou seca, ele não é indicado para passar no rosto. Há muitas pessoas que acreditam que ele ajuda a tratar a acne, melhorar os poros, reduzir as manchas e o melasma. Tais benefícios são ilusórios, pois o vinagre de maçã no rosto pode piorar a acne.

Tratamento de tinea do couro cabeludo
Nos adultos, o tratamento de tinea capitis é com o medicamento antimicótico terbinafina ou itraconazol administrado por via oral. A duração do tratamento depende do medicamento utilizado. Xampu de sulfeto de selênio também é, às vezes, utilizado em adultos.

“Mas a coceira no couro cabeludo pode ter inúmeros fatores, como por exemplo: ansiedade ou estresse, infecções fúngicas, dermatite seborreica, piolhos ou alergias. Além disso, ela também pode vir com outros sintomas como vermelhidão, sensibilidade, descamação ou irritação da pele”, explica.

Para tratar a dermatite seborreica no couro cabeludo, passe primeiro um shampoo antifúngico, como o cetoconazol, para aliviar a coceira. Em seguida, para a limpeza, use um shampoo superleve especialmente formulado para couros cabeludos sensíveis.

Modo de usar
Lave os cabelos normalmente e em seguida aplique o vinagre de maçã mecha a mecha. Coloque a touca térmica e deixe agir por 25 minutos. Retire a touca e aplique o creme hidratante ou reconstrutor, coloque a touca novamente e deixe por mais 10 minutos. Enxágue e condicione os cabelos.

Reconstrução caseira com vinagre de maçã
Aplique no cabelo uma máscara reconstrutora de sua preferência, deixe agir por alguns minutos (indicados pelo fabricante) e enxágue; Posteriormente, aplique nos fios uma máscara hidratante de sua preferência e deixe agir por 15 minutos, enxágue e finalize.

Cutícula aberta é sinal de que o cabelo está danificado e até mesmo poroso.

Agora, se a ideia é, por exemplo, retirar o esverdeado do cabelo loiro, o vinagre de maçã também pode te ajudar! Basta lavar os cabelos com um shampoo antirresíduos, misturar 4 colheres de sopa de vinagre em 300ml de água e aplicar nos fios. Em 20 minutos os resultados já começam a aparecer.

O bicarbonato pode até reduzir a oleosidade, mas, devido ao pH muito básico, ele também pode deixar o cabelo quebradiço e causar irritações. Lembre-se que o pH do cabelo é levemente ácido, devido à ação dos hormônios. Portanto, se mudarmos muito essa faixa pH, os cabelos entram em desequilíbrio e sofrem vários danos.

O vinagre de maçã possui uma série de benefícios para a saúde. Ele pode contribuir para o emagrecimento, conta com ação antioxidante, protege o fígado, pode previnir o diabetes, câimbras, tem ação diurética e pode melhorar as articulações e a digestão. O vinagre de maçã possui boas quantidades de ácido acético.

O vinagre de maçã faz crescer o cabelo? Embora seja muito fácil encontrar relatos de blogueiras e youtubers que afirmam ter observado uma aceleração do crescimento do cabelo com o uso do vinagre de maçã, há poucas evidências publicadas na literatura científica confirmando que esse efeito realmente acontece.

Além de baixar o tom da sua própria cor, o vinagre eliminará a sujidade e os produtos químicos impregnados no seu cabelo, fazendo com que o shampoo penetre melhor e deixe os fios mais brilhantes depois de secar.

O açúcar funciona como um poderoso esfoliante capilar e, por esse motivo, promove fios mais brilhantes, macios, alinhados e com menor quantidade de frizz. Ah, e se você está com o cabelo danificado, saiba que o açúcar também ajuda a recuperar os fios que apresentam alta porosidade, vale a pena experimentar!