Pode bloquear CPF por dívida?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

O CPF apenas pode ser suspenso ou bloqueado por dívidas relacionadas à Receita Federal. De modo geral, o CPF é bloqueado porque o titular do documento apresenta alguma irregularidade cadastral pendente, ou não está cumprindo os deveres de prestação de contas à Receita Federal.

Isso impede o contribuinte de conseguir financiamentos, abrir contas bancárias, emitir passaporte, obter cartão de crédito, fazer matrículas em instituições de ensino e, em alguns casos, assumir cargos públicos, entre outras consequências.

O CPF é o Cadastro de Pessoa Física, ou, em outras palavras, o cadastro de contribuintes brasileiros. Ter este documento bloqueado significa que há pendências com a Receita Federal. O documento pode ser emitido pelo site da Receita, pelas agências da Caixa Econômica Federal, Correios ou Banco do Brasil.

Basta acessar a página de consulta da situação cadastral, inserir o número do CPF e a data de nascimento e clicar em consultar. A página emitirá um documento do Ministério da Fazenda com um dos cinco status do seu documento: regular, pendente, suspenso, cancelado e titular falecido.

Para você saber de onde veio o bloqueio judicial o ideal é entrar em contato com a instituição responsável pelo seu bem. Se for dinheiro em conta, por exemplo, você deve falar com seu banco. Caso seja veículo, você deve acessar o sistema do Detran do seu estado.

Como bloquear o seu CPF
Em seguida, entre com sua conta do Gov.BR; Na sua página de perfil, role para baixo até encontrar a opção “Proteção de CPF”; Confira se o número de seu CPF e nome completo estão corretos. Por fim, clique em “Bloquear CPF”.

48 horas

Geralmente, o prazo para que sejam realizados os desbloqueios de contas é de 48 horas. No entanto, é preciso que o juiz envie a ordem de desbloqueio, o que faz com que esse tempo possa variar. A decisão de desbloqueio de uma conta deve sempre vir de um juiz.

Converse com um advogado
O bloqueio judicial de conta-corrente é uma dor de cabeça para empresários e pessoas físicas. Ocorre quando há um processo judicial envolvendo dívidas e pode causar grandes transtornos para a empresa e também para a pessoa, que conta com o dinheiro para pagar suas dívidas.

75%

Se o contribuinte foi notificado sobre alguma pendência, mas não fez nada para retificá-la, a multa a ser paga é de 75% sobre o imposto devido, corrigida pela variação da Selic. “Além disso, a Receita Federal não está obrigada a realizar as análises assim que receber a declaração do contribuinte.

Multas, CPF bloqueado e até prisão estão entre as penalidades. A dias para o fim do prazo da declaração de Imposto de Renda 2023, cerca de 8 milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com a Receita Federal.

Acessar o site da Receita Federal; Clicar na aba “Meu Imposto de Renda”; Ir em Consultar Restituição; A página apresenta as orientações, permitindo consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

COMO REGULARIZAR CPF? Se você possui título de eleitor pode regularizar o CPF na página da Receita Federal na internet. Caso não possua o título de eleitor, você precisará comparecer a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.

Veja como: Identifique o problema O primeiro passo é consultar a situação da empresa por meio do site da Receita Federal para confirmar se o CNPJ está inapto. Acesse o site e vá em “Consultar dívidas e pendências fiscais”.

BLOQUEIO DE SALÁRIOS
Nesse sistema, o magistrado insere as informações acerca do valor do débito e ordena ao Banco Central que busque e bloqueie, em um prazo determinado, por qualquer movimentação financeira positiva em todas as contas bancárias do devedor, o que o impede de fazer qualquer tipo de transação financeira.

Depois que o bloqueio é feito, os valores ficam indisponíveis para qualquer movimentação até que seja solicitado o desbloqueio ao juiz. Dessa forma, o banco deve aguardar uma decisão judicial ordenando o desbloqueio.