Pode beijar papagaio?

Perguntado por: ivasconcelos4 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Não beijem ou abracem as aves domésticas e não comam ou bebam perto delas”, advertiu o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a principal agência federal de saúde pública do país.

Conhecida como clamidiose, psitacose, ornitose ou febre dos papagaios é causada pela bactéria intracelular Chlamydia psittaci. A clamidiose é considerada a principal zoonose transmitida por aves silvestres, particularmente por psitacídeos (periquitos, papagaios, calopsitas e araras) e columbiformes (pombos).

Dê carinho ao seu passarinho
Assim como cães e gatos, os pássaros também precisam de afeto. Mesmo sendo mais desconfiadas, as aves também gostam de receber carinho, mas você precisa demonstrar que merece sua confiança antes.

Abre a cauda; Ficam com as penas do pescoço e da cabeça arrepiadas; Pupilas dilatadas (este deve vir em conjunto com os outros sinais);

Muitos pets felizes apreciam o contato com o ser humano e é comum que a ave incline a cabeça para pedir carinho, assim como pode cantar ou vocalizar para seu dono. Ela também poderá piar, dançar ou assobiar, e até mesmo oferecer bicadinhas carinhosas quando está feliz.

“Se eles forem tocados, o odor das mãos pode passar para os filhotes e deixar os adultos confusos”, acrescenta ele. A probabilidade dos pais rejeitarem os filhotes por conta do contato humano, no entanto, é muito pequena.

Como a psitacose é transmitida? Para causar a doença, os germes precisam ser inalados. Isto geralmente ocorre quando alguém inspira a poeira que contém fezes secas ou secreções secas de aves infectadas.

Quando doente, a ave diminui a atividade, fala menos, e fica mais encolhida e com penas arrepiadas. Na natureza, o papagaio é considerado uma presa.

Como de modo geral, o estresse está associado a fatores ligados à rotina das aves. Entre eles tédio, barulho excessivo, solidão e mudanças no ambiente.

Isso posto, existem alguns alimentos sabidamente proibidos para os psitacídeos. É o caso do alho, da cebola e de outros vegetais da família das aliáceas, como a cebolinha e as chalotas, todos potencialmente tóxicos para os papagaios.

Os papagaios relacionam-se com os humanos da mesma forma que se relacionam com outras aves em estado selvagem. Estas aves tendem efectivamente a escolher um parceiro com quem estabelecem um laço especial, o que o fazem também com os humanos.

Mas os papagaios não gostam apenas de brinquedos de madeira, papagaios amam espelhos, por isso é sempre uma boa idéia ter um ou dois espelhos pendurados em sua gaiola para que eles possam admirar a si mesmos quando quiserem. Ver para crer! 2. Quando você não estiver em casa, deixe o rádio ou a TV ligados.

Segundo os pesquisadores, músicas pop e rock são apreciadas pelas aves, enquanto que a música eletrônica pode deixar os papagaios angustiados, com medo e avessos à qualquer movimento de dança.

Muito brincalhões, papagaios precisam de itens essenciais para suas atividades, como poleiros e brinquedos. Gostam de bastante espaço para suas brincadeiras, então é recomendado deixá-los livres em um ambiente amplo, onde possam voar e se divertir.

O sintoma mais avançado de uma psique alterada em papagaios, cacatuas e catorras, é o desplume. Sob estados de tristeza exacerbados, estas aves costumam arrancar suas plumas, isso pode ser considerado como um ato de autoflagelação.

Seja como for, um papagaio ou periquito feliz e estimulado passará parte de seu tempo aprendendo palavras e imitando-as para se divertir. Isso é um sinal de que ele está mental e fisicamente saudável, mas sua ausência não deve ser um sinal de preocupação para o tutor.

Essa é uma boa dúvida! Você pode sim cobrir, mas atenção ao PANO que você utiliza. Não utilize panos que desfie, pois o animal pode se machucar.

No Brasil, o tráfico e o comércio de animais silvestres sem autorização são ilegais e amparados pela Lei n; 9.605 (de Crimes Ambientais). A pena é detenção de seis meses a um ano, além de multa.

As aves podem se infestar com piolhos, caso tenham contato com outras já doentes. Os parasitas costumam se esconder em ninhos ou áreas com menor iluminação, atacando durante a noite. Além dos sintomas, um dos sinais mais evidentes de que há algo errado com a ave é quando ela se bica excessivamente.

Ele costuma dormir às sete horas da noite e acorda com o nascer do sol. Outra providência importante é fazer a poda das penas. Todas as aves da família dos psitacídeos voam, por isso, os biólogos recomendam o procedimento para evitar a fuga.