Pode beijar o pelo do gato?

Perguntado por: bsoares . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Beijar o bicho de estimação: pode ou não? A boa notícia é que, com cuidado e higiene, podemos beijar o bicho de estimação sem preocupações nenhuma, uma vez que as chances de transmissão de doenças são muito baixas, principalmente se o pet e o tutor estiverem saudáveis e com a imunidade adequada.

Gatos não gostam de ser beijados? O beijo é uma forma comum de manifestação de carinho entre os humanos, porém para os gatos não é bem assim que funciona, os felinos gostam de afeto e muitos tutores amam beijar seus animais, porém o beijo não é a forma preferida deles receberem carinho.

Gato dormindo com o tutor
Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto. Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos.

Doenças transmitidas por gatos
Além de evitar dormir com gatos, é imprescindível deixá-lo sempre limpo e higienizar as mãos após o contato com ele. Isto porque os bichanos também podem transmitir a toxoplasmose, causada pelo protozoário Toxoplasma Gondi, presente nas fezes do animal contaminado.

Outra área para não fazer carinho no bichano é o bigode, pois essa parte do corpo ajuda no equilíbrio e na movimentação do pet. Por causa do bigode, eles conseguem se equilibrar em lugares pequenos e estreitos. Sendo assim, é muito importante que o tutor tenha cuidado e não corte essa parte sensível.

Dada sua importância para os bichanos, o bigode do gato nunca deve ser cortado ou aparado. Do contrário, o pet perderá muito da sua capacidade de equilíbrio e de noção espacial, o que significa que ele estará mais sujeito a quedas durante os saltos.

Se ele piscar (“beijar”) para você, controle a emoção, devolva o piscar dos olhos bem lentamente e só. Depois você abraça e beija. Se o fizer depois do “beijo” ele pode repensar em mandar uma piscada para você na próxima oportunidade.

Segundo o biólogo e autor do livro “Cat Sense”, os bichanos enxergam os humanos como semelhantes e não mudam o comportamento quando estão perto dos humanos. Diferente dos cachorros, por exemplo, os felinos têm atitudes de comportamento parecidas das que exercem quando estão diante de outros gatos.

Mesmo sabendo que os gatos gostam de dormir no escuro e no claro, a verdade é que os felinos têm a visão noturna aguçada. O gatinho enxerga melhor do que o tutor na falta de luminosidade total. Porém, mesmo assim, é necessário ter um pequeno facho de luz para que ele enxergue melhor que o ser humano.

O seu gatinho é um caçador por natureza e o seu instinto provavelmente entrará em ação de madrugada, quando você ainda tiver algumas horas de sono. Ele terá uma enorme necessidade de lhe trazer sua “presa” e irá miar até você acordar para cumprimentá-lo pela missão que acabou de executar para você.

12 – 18 anos

Gatos felizes parecem amassar pãozinho para mostrar que estão contentes. Os gatos costumam fazer esse movimento enquanto são acariciados ou quando se aconchegam em um local confortável para cochilar.

Seu gato te ama? Veja os 10 sinais de que ele é apaixonado por você

  • Ele esfrega a bochecha em você ...
  • Ele treme a pontinha do rabo. ...
  • Ele faz contato visual. ...
  • Ele liga o “motorzinho” ...
  • Ele senta em você ou ao seu lado. ...
  • Ele amassa você ...
  • Ele lambe seu cabelo e suas orelhas. ...
  • Ele traz um rato morto para dentro de casa.

O real motivo para você não olhar nos olhos do gato está diretamente ligado ao seu instinto de sobrevivência. Desse modo, o felino entende que ao olhar diretamente nos olhos dele, você representa uma ameaça. Portanto, ele fará de tudo para se defender, inclusive, atacar.

Afinal, gato pode tomar leite? Ao contrário do que muitos pensam, não é recomendado oferecer leite para gatos, no geral. Esses animais até gostam do sabor da bebida, e é por isso que alguns tutores acabam cedendo às vontades do pet, mas essa está longe de ser a alimentação ideal.

Os felinos são muito sensíveis a cheiros fortes, mesmo que seja de um pouquinho de canela. Muitos temperos com odor forte são considerados repelentes naturais para gatos. O olfato do gato não lida muito bem com fragrâncias fortes, como a de canela, cravo ou cominho.

Continuar lendo É perigoso beijar gato?