Pode beijar no Catar?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Carinho e afeto em público, como abraços, são proibidos para casais héteros ou homossexuais; beijar é uma falha considerada grave. Outro ponto polêmico em pleno 2022, pra não dizer lamentável, é a proibição de relações entre pessoas do mesmo sexo. As penas vão de castigo físico a prisão.

As manifestações de carinho, como beijos e abraços, são proibidas no Catar, tanto para casais heterossexuais quanto homossexuais. Segundo o código penal do país, o afeto em público é tido como ato obsceno e pode levar à prisão.

No entanto, a lei recebeu emendas em 2004, que prevê a possibilidade de multas. De acordo com o código penal do Catar, é crime "insultar um terceiro em público, endereçando-lhe palavras impróprias que afetem sua honra e dignidade".

Recentemente circulou nas redes sociais um poster mostrando condutas proibidas no Catar. Segundo ele, são proibidos no país, entre outros, álcool, namoro e homossexualidade.

Há regras e rígidas restrições para se frequentar uma das mais tradicionais e culturais praias do Catar. Na chegada, o segurança avisa: nada de fotos. Biquínis são estritamente proibidos, assim como sungas. As mulheres em geral vestem burcas que cobrem o corpo todo, com algumas tendo apenas os olhos descobertos.

Conhecido como “banheiro turco”, a instalação é um buraco no chão, em que é necessário agachar para utilizar. Aliás, as acomodações têm uma arquitetura específica. Os estrangeiros vão sentir um certo choque cultural quando conhecer os cômodos do local.

O álcool não é ilegal no Catar. Contudo, há regras muito rígidas e tolerância zero com quem bebe em público e fica bêbado nos espaços coletivos. Estes dois comportamentos são considerados crime e têm punições: beber em locais públicos pode render pena de prisão de até seis meses e/ou uma multa de cerca de R$ 4,3 mil.

Minha experiência com as minhas é oposta, principalmente aqui no Qatar, um lugar onde se tatuar é proibido, por ser um país muçulmano.

O islamismo permite que o homem se case com até quatro mulheres, mas estabelece condições para esses matrimônios. Uma delas, e a mais rígida, é a de que o homem deve ter condições de tratar todas as esposas com igualdade.

"Bebidas alcoólicas não fazem parte da cultura local, mas a hospitalidade sim. Bebidas alcoólicas estarão disponíveis para compra por torcedores que desejam apreciá-lo. Elas são servidas em restaurantes, bares e hotéis licenciados em todo o o país hoje.

Mas recomenda-se que os visitantes cubram os ombros e os joelhos ao visitar locais públicos, como museus e outros prédios governamentais. Roupas de banho são permitidas nas praias e piscinas do hotel. Dentro dos estádios não será permitida a retirada das camisas por parte dos torcedores.

No Qatar ser homossexual, segundo seu Código Penal, é considerado crime, por incrível que pareça. Segundo o Código, a homossexualidade é vista como uma prática criminosa, com punições severas.

Sede do torneio abandona postura restritiva e permite que torcedores expressem apoio à comunidade LGBT sem serem mais incomodados pelos seguranças.

No Catar, ser homossexual é ilegal e passível de prisão. A braçadeira que as seleções planejavam usar trazia a mensagem "One Love" (um amor, em inglês) e as cores do arco íris, símbolo da comunidade.

Continuar lendo Tem pobreza no Catar?