Pode beijar com espinha na boca?

Perguntado por: ialencastro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Para quem nunca teve, deve-se evitar o contato direto na boca com objetos de limpeza duvidosa, além de não beijar pessoas com lesões nos lábios.

ESPINHA NOS LÁBIOS
Prisão de ventre e excesso de alimentos fritos e apimentados são algumas das causas de espinhas ao redor dos lábios. Elas também podem ser uma reação a alguma pasta de dente. Aumente a ingestão de fibras, frutas e vegetais para eliminar a acne aqui.

Esta atitude é sempre muito perigosa e nunca recomendável. "Espremer de maneira incorreta abre caminho para que bactérias que estão nos dedos ou mesmo na superfície da pele atinjam níveis mais profundos, causando infecções mais graves como as celulites ou até mesmo sepse (infecção generalizada)".

[1] Diminuir a vermelhidão de uma espinha: o gelo reduz a inflamação e também pode aliviar a dor que vem junto com aquela acne mais feia. Coloque o gelo em um saquinho ziplock (uma toalha pode machucar peles mais delicadas), segure por 10 minutos e pronto!

Segundo estudos, ele tem sim efeito antibacteriano – inclusive na pele – mas que a aplicação direta e na formulação errada, pode causar queimaduras. Flávia Medeiros, dermatologista e expert aqui da Beleza na Web, é bem direta para esclarecer e alertar sobre os riscos. “Então, não.

- desde o período que ainda é apenas uma vermelhidão até o seu desaparecimento. “Eu acredito em uma média de uma semana, mas tudo pode variar.

Quando a espinha está grande e inflamada, pomadas com antibióticos, como o sulfato de neomicina, podem ajudar no tratamento da inflamação. Evite tampar o local, assim como tentar extrair a espinha, retirar o pus ou ficar tocando no colar, priorizando a higiene e os cuidados com a inflamação para evitar marcar a pele.

O ideal é tratar a acne com um sabonete específico, e lavar o rosto três vezes ao dia com água morna. Faça uma compressa de algodão com água quente e deixe sobre a espinha por alguns minutos. Esse método ajuda a espinha a sair de forma natural. Repita várias vezes até que ela desapareça por completo.

Aposte em ativos antioleosidade e antiacne. Produtos que contém ativos como Ácido Salicílico, Ácido Mandélico, Niacinamida, entre outros, são conhecidos por ajudar a secar as espinhas rapidamente.

Resolva o inchaço – “Indicamos a aplicação de gelo envolto em um tecido ou bolsas pequenas de gelo, por alguns minutos. O gelo é anti-inflamatório e faz desinchar a espinha rapidamente”, diz.

Espinha com ponta amarelada
O pontinho amarelo é uma pústula, um acúmulo de pus, que deve ser retirado para que a espinha seque. Mas espremer não é indicado.

Não faça isso! Ao cutucar ou espremer uma espinha você pode piorar a lesão e até desencadear uma infecção no local, que pode ser inofensiva ou até muito grave, com necessidade do uso de antibióticos e até de internação.

“As espinhas ficam inflamadas na nossa pele quando temos a colonização de fungos e bactérias e quando a secreção sebácea fica muito tempo sem ser jogada para fora fica acumulada porque tem obstrução do folículo piloso. Assim vai se formando uma colônia de bactérias que acabam inflamando a espinha.

Como tratar acne e espinhas
Espremer espinhas ou se automedicar não é recomendado. O dermatologista orienta que, caso você tenha uma espinha isolada, daquelas internas ou vermelhas, sem a famosa coloração amarelada, é indicado aplicar gelo envolto em um tecido ou bolsas pequenas de gelo, por alguns minutos.