Pode beber tomando desvenlafaxina?

Perguntado por: otaveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Não podem. A verdade é que todo mundo que toma antidepressivo deveria primeiro conversar com o médico antes de tomar qualquer bebida alcoólica.

Pacientes que fazem uso de venlafaxina devem evitar o consumo de álcool durante o tratamento. Da mesma forma, também não é recomendado o uso concomitante com outros medicamentos, como: anti-inflamatórios não esteroides, aspirina, ibuprofeno, naproxeno, diclofenado e outros.

Dito isto, ainda é importante limitar o consumo de álcool enquanto estiver tomando medicamentos para depressão ou ansiedade, acrescentou. Embora o álcool possa aliviar temporariamente a ansiedade e diminuir as inibições, também pode desencadear atividade no cérebro que pode piorar os sintomas de depressão ou ansiedade.

A desvenlafaxina
pode aumentar o risco de sangramento com: ácido acetilsalicílico; anti-inflamatório não esteroide; varfarina. pode aumentar a concentração de: medicamentos metabolizados pela CYP2D6 (ex.: desipramina).

Álcool e antidepressivos: Aumentam as reações adversas e o efeito sedativo, além de diminuir a eficácia dos antidepressivos.

Consumir álcool pode ter sérias consequências se você estiver fazendo tratamento contra a ansiedade. Beber um pouco pode parecer uma boa maneira de diminuir os sintomas, mas você pode estar só piorando as coisas.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? O princípio ativo de succinato de desvenlafaxina monoidratado age aumentando a disponibilidade de dois neurotransmissores (serotonina e noradrenalina, substâncias encontradas no cérebro). A falta destas substâncias pode causar a depressão.

A interação medicamentosa que ocorre com o álcool pode causar diminuição ou potencialização do efeito de um medicamento. É recomendado nunca se fazer esse tipo de combinação, pois há vários riscos envolvidos ao misturar medicamentos e álcool.

A Desvenlafaxina é um antidepressivo mais “moderno”, com menos incidência de efeitos colaterais (como aumento de pressão arterial) e menos interações com outras medicações quando comparada com a Venlafaxina. Na verdade, é como se a Desvenlafaxina fosse uma espécie de derivado da Venlafaxina.

No geral, as diretrizes sugerem evitar a descontinuação abrupta. Várias referências sugerem que a descontinuação seja feita de forma gradual e num período de 2 a 4 semanas com reduções lineares até a dose terapêutica mínima ou metade da menor dose terapêutica antes da completa retirada.

Medicamentos que NUNCA (mas, nunca mesmo) devem ser misturados com álcool

  • Propranolol. ...
  • Antibióticos. ...
  • Fármacos para constipações e gripes. ...
  • Medicamentos para a azia.

Não existe evidências suficientes que a associação de um destes dois medicamentos com terapia de reposição de nicotina produza um beneficio adicional a longo prazo.

Posso beber tomando Rivotril? De acordo com a bula durante o tratamento, não é recomendável misturar álcool com o medicamento. Por atingir o SNC, essa combinação pode aumentar os efeitos de Rivotril, com potencial de sedação grave que pode resultar em coma ou morte, depressão cardiovascular e/ou respiratória.

O uso de Desve (succinato de desvenlafaxina monoidratado) ajuda a corrigir o desequilíbrio químico da serotonina e da noradrenalina no cérebro que é a causa bioquímica da depressão. O tempo estimado para o início da ação do medicamento é de até 7 dias.