Pode beber suco no lugar da água?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Ela alerta, porém, que o consumo de água é indispensável — o indivíduo precisa beber 30ml de água por kg durante o dia. “O suco não a substitui, entretanto, também é muito saudável, porque tem uma quantidade de nutrientes que traz um retorno bom.”

Suco de laranja hidrata mais que a água, segundo estudo
Leite desnatado, leite integral, suco de laranja e soro ou soluções orais de reidratação foram consideradas as bebidas com uma taxa de hidratação maior que a água.

Abacaxi, laranja, mamão, melancia e melão, por exemplo, estão na lista das frutas campeãs da hidratação – elas possuem mais de 70% de água em sua composição.

Não. O suco, mesmo que seja natural, não substitui a porção de frutas. As frutas devem ser servidas in natura (sem serem processadas) tanto nas refeições principais como nas menores. Além disso, é importante observar os valores nutricionais constantes da portaria 66/2006” (consulta ao PAT).

Por isso, hidrate-se com bastante água, soro caseiro, água de coco e sucos de frutas integrais.

De forma prática, o valor líquido é referente à quantia que cai efetivamente na sua conta. Ou seja, é o valor final da sua remuneração, depois de todos os descontos devidos.

“Os chás de ervas – camomila, erva-doce ou cidreira – não teriam problema, mas chás como o mate, preto e verde têm cafeína e não podem substituir totalmente a água. Já as bebidas alcoólicas são diuréticas, então, a pessoa urina muito mais do que bebeu”.

Para quem está de olho na balança, o ideal é consumir entre entre 100 ml e 200 ml de suco natural de fruta até o limite de duas vezes por dia e priorizar as frutas menos calóricas, como limão (32kcal/100 g), abacaxi (48kcal/ 100 g) e melão (29kcal/ 100 g) e reduzir a ingestão de sucos feitos com frutas mais calóricas, ...

Algumas frutas ajudam a manter o corpo hidratado, em especial as que possuem uma grande quantidade de água como a melancia, a laranja e o morango. Legumes e verduras também são fontes de água para a alimentação. Uma salada refrescante com alface e tomate, por exemplo, é uma refeição aliada da boa hidratação.

Morangos, laranjas, uvas, pepinos e aipo também são boas opções de alimentos com água. Bebidas de todos os tipos podem ser hidratantes. Suco, leite, chá e café contêm fluidos dos quais seu corpo pode se beneficiar.

Melancia

Melancia
Logo na primeira mordida já dá para perceber que a melancia é cheia de água - precisamente 92%, com 31 calorias a cada cem gramas da fruta. Além de água, a melancia também possui vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A, que protegem a visão e pele, previnem infecções e combatem radicais livres.

Foto: DR 2 de 15 / Melancia | A melancia é um dos alimentos mais conhecidos pela grande quantidade de água, que é de 91,5 ml por cada 100 gramas. Melancia | A melancia é um dos alimentos mais conhecidos pela grande quantidade de água, que é de 91,5 ml por cada 100 gramas.

Os sucos de frutas contém um alto teor de frutose. Se tomado em excesso, pode elevar o açúcar no sangue, ganho de peso e aumento do risco de diabete tipo 2, portanto use a moderação.

Para ser considerada suco, segundo a legislação, a bebida tem que ter pelo menos 50% de polpa. O resto, será água e até 10% de açúcar. Mas não pode ter nenhum tipo de conservante ou outros aditivos. É uma boa opção de consumo, pois consiste só em fruta congelada.