Pode beber soro fisiológico de farmácia?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Beber soro fisiológico não faz mal, desde que não seja em demasiado.

Administrar 750mL da solução por hora até o limite de 4L/dia. Lactantes e Crianças adiministrar 20mL de solução/kg por hora até o limite de 75mL/kg/dia. Se nas duas primeiras horas de tratamento os vômitos continuarem impedindo que o paciete adminidtre a solução, procuraro médico imediatamente.

O soro fisiológico é contraindicado para pacientes que apresentam hipersensibilidade ao cloreto de sódio. Não deve ser utilizado por via intravenosa em indivíduos que apresentam hipernatremia, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou edema generalizado.

O soro caseiro é indicado para todas as idades e pode, inclusive, ser utilizado em cães e gatos, quando houver necessidade. As pessoas portadoras de diabetes não devem tomar o soro caseiro e procurar auxílio médico, assim como aqueles que estão em desidratação grave.

O Soro Fisiológico Sol. Cloreto de Sódio 0,9% é utilizado para o restabelecimento de fluido e eletrólitos. Também é utilizado como repositor de água e eletrólitos em caso de alcalose metabólica (aumento do pH do sangue) de grau moderado, em carência de sódio e como diluente para medicamentos.

O soro fisiológico, é também conhecido como solução salina ou solução fisiológica de cloreto de sódio a 0,9%. Ele está devidamente registrado na ANVISA, na classe terapêutica de medicamentos reidratantes parenterais e o artigo de hoje irá explanar quais as outras indicações para ele, como usar e onde comprar.

PEDIALYTE É IDEAL
Pedialyte é a melhor escolha para a hidratação, por ter a proporção ideal entre glicose e sódio, que são importantes substancias perdidas em casos de desidratação.

O soro fisiológico é a solução hospitalar mais famosa. Também conhecido como cloreto de sódio a 0,9%, é muito usado para introduções na veia quando há diminuição de líquidos ou de sal no organismo. Além disso, pode ser utilizado para limpeza dos olhos e do nariz, em nebulizações e em feridas, como queimaduras.

O soro caseiro é uma solução que consiste em 3,5 gramas de sal + 20 gramas de açúcar diluídos em 1 litro de água filtrada ou previamente fervida. Na prática, isso significa 1 colher de chá de sal + 1 colher de sopa de açúcar.

O soro feito com os sais de reidratação oral deve ser dado a crianças com diarreia e vômitos, para prevenir a desidratação. Tem a mesma função do soro caseiro e é mais completo. Para prepará-lo adicione todo o conteúdo de um envelope em um litro de água filtrada e misture bem.

Essa alimentação, dada por meio da veia, contém substâncias que o organismo precisa, como glicose, proteína, vitaminas, sais, carboidratos etc. Já o soro glicosado (com glicose) não é suficiente para manter a vida. Ele prolonga a sobrevivência, mas a desnutrição continua.

O Soro para Desidratação Pedialyte Zinco 45 Maçã é indicado para o tratamento de reposição de perdas de águas e eletrólitos. O medicamento mantém a hidratação, mesmo após diarréias agudas e vômitos. Pode ser usado em bebês, crianças e adultos.

Modo de preparo do soro caseiro
Em 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria), misture 1 colher de sopa de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g). Mexa bem e ofereça ao doente em colheradas ao longo do dia.

Administração de reidratação oral
Na desidratação leve, geralmente administram-se 50 mL/kg por 4 horas e na desidratação moderada, 100 mL/kg. Para cada evacuação diarreica, adicionam-se 10 mL/kg (até 240 mL). Após 4 h, o paciente é reavaliado. Se os sinais de desidratação persistirem, repete-se o mesmo volume.

O paciente deve ingerir a mistura à vontade, a cada 20 minutos, e após cada evacuação líquida. O soro pode ser caseiro ou de farmácia, que contém as medidas corretas do composto.

Solução NaCl a 0,9%
É uma solução cristalóide, isotônica, utilizada para reposição, não é uma solução balanceada, pois contém apenas sódio, cloro e água.

O soro fisiológico quando aplicado no rosto ajuda a:

  • Eliminar o cloro presente na água do chuveiro e da torneira;
  • Hidratar a pele;
  • Diminuir as olheiras;
  • Diminuir a oleosidade da pele;
  • Promover uma limpeza mais profunda da pele;
  • Remover o excesso de maquiagem.

Como funciona a Soroterapia? Após acompanhamento prévio, o médico indica o coquetel que mais tem a ver com as necessidades do paciente no momento. E, então, a dose é injetada na veia, de forma lenta (entre 30 minutos e 1 hora), enquanto o paciente relaxa em uma poltrona reclinável e ambiente bem confortável.

Tipos de Soro Hospitalar: para que serve Existem diferentes tipos de soro hospitalar, cada qual tem sua utilização, sendo eles a solução fisiológica, ringer lactato, ringer simples e glicosado.

O soro fisiológico não tem poder de hidratação. O que ele pode fazer é acalmar a pele, pois promove a vasoconstrição, ou seja, ele fecha os vasos sanguíneos temporariamente enquanto o organismo trabalha para se recuperar.