Pode beber leite de gado?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

O leite de vaca é considerado o alimento mais importante para o corpo humano, saiba mais. Será que o leite de vaca faz mal à saúde do ser humano? Se você tem essa dúvida, não se preocupe, o Giro do Boi responde. E a resposta é categórica: NÃO.

Atualmente encontramos diversos estudos que associam o consumo de leite de vaca com câncer de mama, ovário, endométrio e próstata. Além disso, um composto chamado caseína (proteína) é associado a alguns problemas de saúde como alergias, sendo uma das principais alergias em crianças e bebês menores de 3 anos de idade.

O leite de vaca é uma boa fonte de proteína e cálcio, além de nutrientes, incluindo vitamina B12 e iodo. Ele também contém magnésio, que é importante para o desenvolvimento ósseo e para a função muscular, e soro e caseína, que desempenham um papel importante na redução da pressão arterial.

Independentemente do tipo comprado — pasteurizado ou UHT —, a fervura em casa é desnecessária. Afinal, todos os micro-organismos potencialmente maléficos já foram eliminados do leite durante o processamento térmico na fábrica. “Em ambos os casos, o produto está seguro para o consumo”, informa a veterinária da Apta.

- Leite de girassol e de inhame: Essa versão dos leites vegetais são ótimas fontes de vitamina E, um poderoso agente antioxidante responsável por diminuir os riscos de câncer, como o de próstata e ainda fortalecer o sistema cardiovascular.

Tomando leite direto da vaca, é possível também contrair tuberculose e brucelose. Todas estas moléstias são mortais se não forem tratadas de maneira rápida e eficiente. É importante salientar que o ser humano também pode contrair estas doenças se consumir carne ou derivados de gado contaminado.

O ato de sugar os próprios tetos é um problema comportamental entre as vacas leiteiras que resulta em perdas econômicas severas para o produtor devido à redução da produção de leite e ao aumento da necessidade de cuidados veterinários.

Coloca-se 2 partes de leite para 1 de água, com pouco açúcar e pouca farinha (amido de milho, aveia, farinha de arroz, fubá etc). Essa diluição é importante para reduzir a concentração de proteínas, que podem sobrecarregar o rim do bebê, e de sais minerais, que podem desidratá-lo.

Mais de 50 milhões nunca bebem leite porque não gostam do sabor e não estão acostumados a beber, segundo o relatório, que apontou também que a maioria consome leite e iogurte, com pouquíssimos consumidores de queijos e manteiga.

Há os leites zero lactose e, agora, os leites A2 que tem propriedades menos alergênicas. Mas, no caso dos leites zero lactose, é importante que somente as pessoas intolerantes consumam esse alimento.

Tanto os laticínios com baixo teor de gordura quanto os integrais, bem como os alimentos lácteos fermentados, exibiram atividade anti-inflamatória.

O Leite Integral Natural Milk, da Itambé, ficou em primeiro lugar justamente por ser 100% natural e trazer apenas leite como ingrediente. Em segundo lugar, o Leite Integral Itambé Kids Dez Vitaminas também não tem estabilizantes.

Cada copo de leite tem 250 miligramas, assim como um iogurte ou uma fatia de queijo. Por fim, entendemos que não faz mal tomar leite todo dia, muito pelo contrário, é um dos alimentos mais ricos e acessíveis, sendo contra indicados apenas em caso de alergias.

Antonio Villarino, catedrático de bioquímica e presidente da Sociedade Espanhola de Dietética e Ciências da Alimentação (SEDCA), revelou ao Buena Vida do El País que se a cadeia de frio não for quebrada (entre dois e seis graus), o leite fresco pode ser armazenado durante duas a três semanas entre a produção e consumo, ...

Então, chegamos a uma conclusão importante aqui, inevitável: o leite de saquinho é mais puro e mais nutritivo, perdendo apenas no quesito durabilidade. Se você vai sempre fazer compras, opte pelo leite de saquinho.

É a classificação dada ao mais alto grau de pureza de um leite. A produção segue rigorosas normas e padrões, desde a alimentação e alojamento do rebanho, as instalações do laticínio, os controles ambientais, as condições de higiene na ordenha e no local de pasteurização e envase.