Pode beber em dia de gira?

Perguntado por: dflores . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Nos dias de trabalho ou de gira de desenvolvimento o médium deverá: – Não comer carne vermelha ou branca; – Não ingerir bebida alcoólica; – Não ter relações sexuais; Terreiro de Umbanda pode ser um lugar confuso pra quem chega pela primeira vez.

A primeira grande dúvida sobre esse período é saber quais são os dias de preceito. Na Umbanda, o período de preceito corresponde a 24 horas que antecedem a gira. Nesse período, que é de apenas um dia, os participantes devem se abster do consumo de carne vermelha, de álcool e de atos sexuais.

3) Não beba e se mantenha conectado com a espiritualidade. Por fim, das regras básicas e aplicadas em todos os terreiros guardando suas diferenças, não use bebida alcoólica no dia de trabalho. Apesar do álcool ter sua função dentro dos trabalhos de Umbanda como fonte de facilitação para a incorporação.

Numa gira, é totalmente desaconselhável usar qualquer tipo de calçado. Porque isso vai provocar um acúmulo de energia no seu corpo que pode vir a ser prejudicial. Sem contar também que o fato de você entrar descalço no abassá demonstra a sua humildade com relação ao local e aos trabalhos.

A duração da rotação da Terra é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos, originando a sucessão dos dias e das noites.

Uma semana antes de fazer uma oferenda, limpe seu coração, evite se envolver em discussões, fique longe de bebidas alcoólicas e jamais deseje o mal a qualquer pessoa. Caso precise colocar oferendas em locais isolados, evite ir sozinho(a) ou à noite e sempre respeite a natureza!

Quando incorporadas, usam vestidos coloridos (geralmente de cores fortes, como vermelho ou preto), gostam de bebidas doces - mas também cachaça e cerveja -, rosas vermelhas, bons perfumes, leques, joias e outros acessórios marcantes. Como faço para cuidar da minha pomba gira?

Estar com o corpo sujo em um ritual é considerado falta grave, como ele sublinha: Na religião da gente, se você fizer sexo, você não pode participar do ritual, [...] a pessoa está de corpo sujo! De alma suja.

Roupas e sapatos
Sendo assim, roupas curtas, muito justas, transparentes e decotadas não condizem com o ambiente. Recomenda-se de forma geral, roupas confortáveis, brancas ou claras. Quanto ao uso de sapatos, algumas pessoas estarão descalças.

Não será permitido o ingresso de visitantes usando:
Roupas de cor preta ou camuflada. Roupas de cor laranja. Roupas com capuz.

Um dos banhos mais realizados é o de limpeza e descarrego. As ervas mais utilizadas para este caso são a arruda, o eucalipto, a sálvia, o manjericão, o cravo e o alecrim. Também é possível utilizar o sal grosso em conjunto, em alguns casos.

Já o termo Pambu-Njila deu origem ao nome Pombagira, entidade feminina da umbanda que controla os caminhos e as encruzilhadas, tal como a divindade bantu. Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo desde a já famosa farofa, cachaça e a cerveja, até vinhos e uísques refinados.

Como agradar Oxalá
Esse deus não come ou bebe qualquer tipo de bebida alcoólica e abomina o sangue – suas comidas são todas brancas. Para agradá-lo, ofereça canjica, acaçá, água de coco e água de arroz.

Mesmo permitido pela nova legislação, que abre exceção para templos religiosos em que o fumo ou a fumaça façam parte do ritual, os caboclos, boiadeiros, marinheiros, pretos velhos e demais entidades daquela crença aboliram o charuto, o cachimbo e a cigarrilha das rodas de jira.

Nos terreiros, a gira é dedicada em um espaço específico, geralmente chamado de congá (feito de terra batida), e pede-se a todos que participam que fiquem descalços para uma maior conexão das energias com o plano espiritual. Existem diversas figuras de orixás, muitas velas e búzios nesse altar.

O calçado interfere na dissipação dessas energias, atuando como um isolante. Com os pés descalços o médium trabalha em segurança, e estando sem nenhum material isolante entre o corpo e o chão, as energias irão se dissipar no solo, garantindo segurança ao médium.

Por que choramos nas giras? a vibração do Orixá ou da Entidade de luz. Não é um choro de tristeza, é um choro de felicidade. e mandando suas vibrações.

A “gira”, nome que se dá ao culto da umbanda, acontece nas casas de umbanda e é constituída por orações, cânticos e pela invocação de entidades, que “descem” nos médiuns (também chamados de “cavalos”). As entidades incorporadas dão passes, discursam e orientam os participantes do ritual.

  • Gira de Pretos-Velhos. - Toda segunda-feira; - Com início às 20h; ...
  • Gira de Caboclos. - Toda sexta-feira (exceto a primeira sexta-feira do mês); - Com início às 20h; ...
  • Gira de Exús e Pombagiras (Gira Grande) - Toda primeira sexta-feira do mês; - Com início às 20h;

A GIRA COMEÇA AS 19:00 HORAS. Entrada PERMITIDA até às 20:00 horas. (Haverá cantina,HOT DOG).