Pode beber durante o tratamento de candidíase?

Perguntado por: hvasques . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 8 votos

Logo, quem está com candidíase deve se abster do consumo de bebidas alcoólicas caso queira uma recuperação mais rápida.

Já ouvi falar que não é permitido consumir bebida alcoólica durante o tratamento de micose quando se está tomando o medicamento antifúngico terbinafina. É verdade? Segundo a dermatologista Samantha Enande, o consumo de álcool é, de fato, contraindicado nessas situações.

A partir de 24 a 48 horas após o início do tratamento.

Não administrar o fluconazol juntamente com terfenadina (medicamento antialérgico), cisaprida, astemizol, eritromicina, pimozida e quinidina, porque pode ser perigoso e provocar alterações do ritmo do coração.

O fluconazol (150mg, dose única oral) é tão efetivo quanto o clotrimazol (200mg, intravaginal, por 3 dias) para o tratamento de candidíase vaginal, segundo estudo randomizado que envolveu 369 mulheres. Após 16 dias a taxa de cura clínica foi de 99% e 97% e de cura microbiológica de 85% e 81%, respectivamente.

Você não deve ingerir bebidas alcoólicas ou medicamentos que contenham álcool em sua formulação durante e no mínimo 1 dia após o tratamento com metronidazol, devido à possibilidade de efeito antabuse [aparecimento de rubor (vermelhidão), vômito e taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco) ].

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

Em adultos e idosos, a candidíase oral pode ser transmitida de pessoa para pessoa, também por meio do beijo, contato sexual e compartilhamento de utensílios e objetos contaminados.

Além disso, álcool de antibióticos não formam uma combinação positiva porque o álcool é uma droga de metabolização hepática. Portanto, deve ser evitado com remédios que usem a mesma via, como os antibióticos macrolídeos e os antifúngicos.

Após administração oral, o Fluconazol é bem absorvido e os níveis plasmáticos (e biodisponibilidade sistêmica) ingestão concomitante de alimentos. Em jejum, os picos de concentração plasmática ocorrem entre 0,5 e 1,5 hora após a dose, com meia-vida de eliminação plasmática de aproximadamente 30 horas.

Se a pessoa exagera no álcool, ou toma durante todo o tratamento, as consequências podem ser ainda mais severas: a mistura poderá levar à insuficiência hepática! Entre os antibióticos que causam esses efeitos, estão: cetoconazol, itraconazol, fluconazol, nitrofurantoína, eritromicina, rifampicina e isoniazida.

Deve ser administrada 1 dose única oral de fluconazol 150mg. Para reduzir a incidência de candidíase vaginal recorrente, deve-se utilizar dose única mensal de fluconazol 150mg. A duração do tratamento deve ser individualizada, mas varia de 4 a 12 meses.

Se você tem quadros de candidíase de repetição, procure orientação profissional. Se for preciso, busque mais de uma opinião médica. As causas da infecção por cândida podem variar e, portanto, o tratamento também.

Contraindicação. Fluconazol é contraindicado para: Pessoas com hipersensibilidade (alergia) ao fluconazol, a compostos azólicos (classe química do fluconazol) ou a qualquer componente da fórmula; Uso concomitante com terfenadina (medicamento antialérgico), cisaprida, astemizol, eritromicina, pimozida e quinidina.

a dose usual eficaz é de 50 mg a 100 mg uma vez por dia, administrada durante 14 a 30 dias. Para a prevenção de reincidência de candidíase orofaríngea em pacientes portadores do vírus HIV, depois que opaciente terminar a terapia primária, o fluconazol pode ser administrado em dose única semanal de 150 mg.

O fluconazol deve ser administrado como dose única diária. A dose recomendada de fluconazol para candidíase de mucosa é de 3 mg/kg uma vez por dia. Uma dose de ataque de 6 mg/kg pode ser utilizada no primeiro dia para alcançar os níveis de equilíbrio (steady state) mais rapidamente.

Sinais de melhora
O tratamento para candidíase masculina é positivo quando há redução do desconforto durante a relação sexual, bem como, a vermelhidão e o inchaço. Ao lado desses sinais, o desaparecimento das placas esbranquiçadas no pênis e do corrimento também são manifestações que indicam sucesso com o tratamento.

5 pomadas para candidíase

  • Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. ...
  • Miconazol. A pomada para candidíase Miconazol também faz parte da classe dos antifúngicos. ...
  • Nistatina. ...
  • Tioconazol + Tinidazol. ...
  • Isoconazol.

Serve também para tratar a Balanite por Candida, uma infecção fúngica que atinge homens na região conhecida como “cabeça do pênis”. Para completar, se usa Fluconazol no tratamento de infecção por HIV e no da Meningite.