Pode beber depois de tomar contraste?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Posso beber bebida alcoólica após tomografia com contraste? Não há orientações específicas mas é recomendado aguardar a saída do contraste do seu organismo, em ao redor de 24 -48h.

Normalmente, não há recomendações específicas. Entretanto, se a ressonância foi feita com uso de contraste, recomenda-se ingerir bastante água após o exame para ajudar a eliminar a substância mais rapidamente.

Em alguns casos, o agente de contraste iodado pode causar náuseas, vômito, gosto ruim na boca, calor no corpo e reações alérgicas brandas, como coceira e vermelhidão, e leve aceleração dos batimentos cardíacos, mas essas sensações são consideradas temporárias e rapidamente contornáveis.

Na tentativa de prevenir maiores complicações aos pacientes submetidos ao meio de contraste, alguns cuidados devem ser tomados: não injetar o meio de contraste sem a ciência da equipe multidisciplinar (médico e enfermeiro), os mesmos poderão auxiliar em caso de parada cardíaca; possuir na unidade equipamentos e ...

Os principais efeitos colaterais que podem surgir são: Pele: sensação de calor corporal, inchaço, vermelhidão, formação de caroços ou coceira. Estômago: náuseas e vômitos. Cérebro: dor de cabeça e tontura.

R$ 105,99.

Contraste endovenoso auxilia no diagnóstico de diferentes patologias e pode ser usado em exames de imagem como a tomografia e a ressonância magnética. Os avanços da medicina impactam diversos serviços de saúde, desde a área diagnóstica, até a terapêutica, tratamentos e prognósticos de patologias diversas.

Os contrastes são substâncias químicas que têm a função de realçar áreas específicas do corpo, delimitando e diferenciando tecidos normais de lesões ou processos inflamatórios, por exemplo. A diferenciação pode ser obtida por alterações de sinal (Ressonância Magnética) ou por opacificação (Tomografia).

O uso do contraste é um dos riscos da ressonância magnética mais significativos, podendo causar efeitos colaterais como náusea, vômito, ardor, urticária e sensação de calor.

O álcool também altera os valores de colesterol e gama glutamil transferase, em intensidade variável, dependendo da quantidade ingerida. Além disso, o efeito crônico do uso do álcool pode afetar o funcionamento do organismo, alterando os níveis de GGT, TGO, TGP, volume celular médio (VCM), ácido úrico e ferritina.

Aplicar contraste é perigoso e pode prejudicar a saúde
Mito! Atualmente, o contraste não iônico é muito utilizado e seus riscos de agressão ao organismo são mínimos. Há a recomendação dos especialistas para pacientes que fazem o uso de metformina, que suspendam temporariamente o seu uso para a realização do exame.

Pode haver reações mais graves como dispneia, broncoespasmo, hipotensão, taquicardia, arritmias, e até evolução para um quadro de choque anafilático, com parada cardiorrespiratória1,4.

De modo geral, os efeitos que o contraste causa no momento da sua administração (acontecem devido ao contato do iodo e moléculas), às quais está ligado no sangue. Sendo eles: mais comum: sensação de calor e gosto metálico; eventualmente: náuseas e vômitos.

Além disso, o álcool provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, o que aumenta o inchaço do corpo e o risco de sangramentos nos locais das incisões cirúrgicas. Em geral, o prazo para o consumo seguro, pelo menos quanto ao pós-cirúrgico, é de 10 a 30 dias, variando bastante de acordo com o tamanho da cirurgia.

3- É proibido ingerir bebida alcoólica na véspera do exame de sangue? Sim! A partir do momento em que a pessoa ingere bebida alcoólica, ele deve aguardar pelo menos 72 horas para fazer a coleta de sangue. A grande alteração que o álcool pode provocar é no perfil lipídico (triglicérides e LDL-colesterol).

Apesar de ser improvável, os exames de contrastes podem causar efeitos colaterais, que são mais frequentes em pacientes que tenham antecedente alérgico. Cabe salientar que os efeitos colaterais causados pelo exame contrastado na ressonância magnética são muito raros. O Gadolínio é bastante seguro.

Dependendo da situação, o contraste pode ser administrado via oral (ingerido), via endovenosa (injetado) ou menos comumente por outras vias, como retal ou através de sondas/cateteres. O contraste é administrado pela via de escolha e chega a determinados tecidos que serão estudados no exame.

O tempo de duração depende da área a ser analisada e se é necessário o uso do contraste. Geralmente, o tempo médio é de 10 a 30 minutos. O resultado do exame, muitas vezes, pode ser gerado no mesmo dia ou alguns dias depois.

Mesmo sendo bastante seguro, o gadolínio é contraindicado para pacientes com predisposição genética a apresentar hipersensibilidade (alergia), pessoas com asma brônquica (pois pode aumentar o risco de broncoespasmo) e pacientes que já tiveram alergia a contrastes.

Quanto tempo dura o efeito do contraste? O efeito do contraste costuma durar algumas horas, a fim de possibilitar o realce de tecidos nas imagens radiográficas. Já as reações adversas podem aparecer até 48 horas após a tomografia, que é o tempo necessário para o corpo eliminar a substância.