Pode beber após a missa?

Perguntado por: lpires3 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.9 / 5 16 votos

Após a comunhão pode beber? Sim, desde que haja um tempo entre a recepção do Corpo e Sangue de Jesus e a ocasião na qual serão servidas bebidas alcoólicas.

Após a Comunhão é preciso “estar com o Senhor”, sem pressa, no silêncio. Mas parece que o demônio arranca com muita pressa as pessoas da Igreja, para não fazerem a ação de graças. Neste momento, o Céu se faz presente em nossa alma; e é preciso vivê-lo. Santa Teresa dizia que “onde está a Majestade, está toda a Corte”.

Em rara citação, no livro de Deuteronômio, que faz parte da bíblia hebraica e do antigo testamento da bíblia cristã, há uma menção na passagem 14:26. “Com prata comprem o que quiserem: bois, ovelhas, vinho ou outra bebida fermentada, ou qualquer outra coisa que desejarem.

Se, por outro lado, o indivíduo sabe que o con- sumo pode ser imoderado mas não tem consciência de que intoxica, então a embriaguez pode envolver um pecado venial. Se, por fim, ele tem consciência das duas coisas, então é um pecado mortal porque se priva conscientemente da razão.

Existem muitas igrejas diferentes ao redor do mundo, mas existem poucas como a igreja Gabola, na África do Sul. "Gabola" significa "beber" na língua tswana, também falada na África do Sul.

Nesta participação na Rádio Aparecida, Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, nos orienta sobre o hábito de comer ou não a Hóstia. Mastigando a Sagrada Hóstia ou não, o que devemos garantir é que a engulamos, já que a Sagrada Eucaristia é o alimento espiritual, e, para recebê-lo, é necessário comê-lo.

Comunhão – Para comungar é preciso estar na graça de Deus (sem pecado grave) e em jejum (sem comer e sem beber bebida alcoólica 01 (uma) hora antes da comunhão).

Mas e a comunhão aos recasados, é doutrina ou disciplina? Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

A Igreja nos ensina que não podemos Comungar em pecado mortal sem antes se Confessar. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio, etc.

No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.

A Bíblia diz em Provérbios 31:4-5: “Não é dos reis, ó Lemuel, não é dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte; para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de quem anda aflito.”

Ninkasi

Ninkasi era divindade suméria louvada como a responsável pela bebida na antiguidade. Cerveja, sim, é coisa de mulher.

O único versículo em que a Bíblia fala sobre tatuagem está no livro de Levítico no Antigo Testamento. O texto bíblico diz: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR” (Levítico 19:28).

Venial e mortal
Já na categoria de pecado mortal, estão as faltas mais graves, cometidas de forma livre e consciente, que infringem os mandamentos da Lei de Deus e resultam na perda do estado da graça. Para reverter essa situação, devemos recorrer ao sacramento da confissão.

Mateus 24:37-39). Mas foi após o dilúvio que encontramos na Bíblia o primeiro registro explicito de alguém embriagado. Essa pessoa foi Noé, o grande patriarca que achou graça aos olhos do Senhor.

Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda" (Gênesis 9:20). Obviamente, o próprio texto responde que esse vinho tinha teor alcoólico, já que levou Noé à embriaguez. No Antigo Testamento não temos uma proibição de beber vinho em todos os casos.

Na tradição católica contudo, não há essa restrição. O vinho, inclusive, é substância indispensável para a celebração de missas. No islamismo, o consumo de álcool também é proibido. Garrafas de bebidas tradicionais de cada nação são presentes comuns oferecidos ao pontífice em visitas de chefes de estado.

Mórmons

Na Palavra de Sabedoria, o Senhor ordena aos Mórmons que se abstenham de substâncias nocivas. Os Mórmons são ensinados a não beber nenhum tipo de bebidas alcoólicas (ver D&C 89:5–7).

Proibição do álcool no islã é fruto de leitura mais literal do Alcorão.

Continuar lendo Porque existe missa?