Pode beber água tônica na gravidez?

Perguntado por: asales . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Outro ponto é o perigo para as mulheres gestantes. O quinino pode agir negativamente para a mãe e a criança, então é melhor evitar o consumo da bebida durante a gravidez.

Bebidas gaseificadas
Não existe contra-indicação, mas as bebidas com gás, até mesmo a água, prejudicam ainda mais a digestão do que os líquidos comuns. Simplesmente porque aumentam o volume do estômago. Melhor tomá-las somente entre as refeições – e não durante.

Consumir água com gás não prejudica a gravidez. Durante esse período, porém, é comum a sensação de estômago cheio e inchaço. Por isso, o consumo de água com gás pode causar um certo incômodo em algumas gestantes, mas não há contraindicação.

A água tônica também tem menos açúcar do que um refrigerante. Mas como é só um pouquinho mesmo, quem tem diabetes ou tá de dieta pode escolher a versão diet, light ou zero, combinado? Elas têm adoçantes e, por isso, contam com poucas calorias!

A água tônica zero pode ser uma opção melhor para quem quer ou precisa ingerir menos calorias e açúcares.

A água com gás não engorda e não gera as temidas celulites uma vez que em sua composição não há açúcar, apenas a água e o gás, portanto não possui calorias nem é capaz de gerar celulites. Já a água tônica requer cautela uma vez que leva uma quantidade pequena de açúcar na lista de ingredientes.

A água tônica é ótima para fazer aquela limpeza no organismo e se livrar de toxinas prejudiciais para a nossa saúde. As toxinas vêm normalmente de produtos muito industrializados, principalmente as que contêm corantes ou conservantes em excesso, ou até da própria poluição no ar que respiramos.

Quem deve evitar
Gestantes e lactantes – O quinino pode agir negativamente para a mãe e a criança.

É muito comum a pergunta sobre a dose segura de álcool na gravidez. E a resposta é simples: zero!

As bebidas açucaradas (como os refrigerantes e os sucos industrializados) e as bebidas com cafeína (café, chá preto e chá mate), dificultam o aproveitamento de alguns nutrientes e devem ser evitadas durante o período de gestação para favorecer o controle de peso.

O refrigerante pode aumentar o desconforto gástrico, como azia e refluxo, comuns na gestação”, explica. “A bebida, consumida em excesso, pode favorecer o ganho de peso e, consequentemente, elevar a chance de hipertensão e diabetes”, comenta Giovanna.

Café ou outras bebidas com cafeína
A cafeína deve ser evitada ao máximo durante a gestação, pois é um estimulante cerebral para a mãe e também para o bebê. Por isso, o ideal é consumir a menor quantidade possível: café, chá verde, chá preto, chá branco e até chocolate (sim, o cacau possui cafeína!).

Vamos conhecer algumas restrições culinárias: preparações que envolvam alimentos crus ou mal cozidos (pelo risco de contaminação com salmonela, uma bactéria que causa febre, vômitos e diarreia); sucos e leite não pasteurizados (também pelo risco de contaminação); peixes em geral (por conta do acúmulo de mercúrio na ...

Não existe contraindicação sobre o refrigerante na gravidez, mas devido aos seus componentes alguns desconfortos podem ser gerados, como no caso os abdominais pelo excesso de gás.

Elaborado com água gaseificada, açúcar, extrato vegetal aromático e quinino. Contém carboidrato e sódio. Bebida não Alcoólica.

O quinino estimula a produção de saliva, gerando, assim, as substâncias essenciais para digestão e saúde bucal, além de ter ação antibacteriana. A bebida ainda é capaz de favorecer as glândulas gástricas, o que causa alívio em náuseas, queimação e sensações desagradáveis de peso no estômago.

Distúrbios visuais, incluindo visão borrada, escotomas, sonolência, fotofobia, diplopia, cegueira, redução no campo visual, mudanças na visão das cores, vertigens, dores de cabeça, síncope, apreensão, nervosismo e confusão; Angina; Náuses, vômitos e dores epigástricas; Nefrotoxicidade, hepatotoxicidade e ototoxicidade.

A água tônica contém 31 g de açúcar e a coca-cola contém 37 g de açúcar em 350 ml da bebida.

Algumas pessoas se perguntam se água tônica é refrigerante e se ela traz (ou não) benefícios para a saúde. Como resposta, a bebida pode sim ser considerada um tipo de refri - afinal, é gaseificada, contém adoçantes e tem um valor calórico semelhante aos outros refrigerantes.