Pode beber água quando está jejuando?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Sim. A água não quebra o jejum.

Durante o período de jejum não se come nada, mas ingere-se bastante líquido. Água (com ou sem gás), chá (chás de ervas sem aroma) e café (preto) sem quaisquer aditivos são permitidos.

Podemos fazê-lo ajoelhando-nos à mesa ao terminarmos a refeição com a qual começaremos o jejum. Essa oração deve ser algo natural—falamos com o Pai Celestial sobre o objetivo de nosso jejum e solicitamos Sua ajuda para atingirmos nossas metas. Da mesma forma, terminemos nossos jejuns com uma oração.

Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água; E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.”

Eles estão ligados a processos de estresse oxidativo no organismo e não são boas fontes de energia depois de um longo período de tempo sem comer. Por isso, evite frituras e alimentos muito gordurosos, embutidos derivados de carne vermelha, bebidas gaseificadas e alimentos açucarados quando estiver em jejum.

O propósito do jejum não deve ser o de impressionar as pessoas. O Senhor aconselhou: “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam.

Duração do Jejum
7 dias – Jejum pela morte de Saul. 14 dias – Jejum involuntário de Paulo e os que com ele estavam no navio. 21 dias – O jejum de Daniel em favor de Jerusalém. 40 dias – O jejum do Senhor Jesus no deserto.

Tecnicamente, o nosso corpo não entra em "estado de jejum" até que se passem oito horas desde a nossa refeição mais recente. É o tempo que o corpo precisa para absorver todos os nutrientes da comida.

O jejum fortalece as pessoas espiritualmente e aumenta a eficácia de suas orações (ver Isaías 58:6–11). Atualmente, os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias jejuam e doam à Igreja o dinheiro que teriam gasto em alimentos, a fim de ajudar os pobres e necessitados.

Jejuar é abster-nos voluntariamente de comida e bebida por certo período de tempo. O jejum associado à oração sincera pode ajudar você e outras pessoas a se prepararem para receber as bênçãos de Deus. O jejum é uma fonte de força espiritual.

A ideia é passar 12, 16 ou até 24 horas em jejum. O de 24 horas, mais rigoroso, pode ser feito uma ou duas vezes na semana, no máximo. E uma vantagem para muitos é que as horas de sono contam ; boa parte do tempo do jejum coincide com os horários que o paciente está dormindo.

Fazer esse método de jejum pode ser tão simples quanto não comer nada depois do jantar e pular o café da manhã. Por exemplo, se você terminar sua última refeição às 20h e não comer até o meio-dia do dia seguinte, tecnicamente você está jejuando por 16 horas.

Salmos 69:10 Com jejum e muitas lágrimas afligi minha própria alma, e isso ainda mais os enfureceu. Com jejum e muitas lágrimas afligi minha própria alma, e isso ainda mais os enfureceu. Quando chorei e castiguei com jejum a minha alma, isto se me tornou em afrontas.

Fazer o jejum corretamente é destacar essa atividade, como se fosse um momento muito importante do seu dia. Para quem nunca jejuou: Comece tirando a refeição principal. Depois de algumas vezes, jejue o dia todo (Não tome café, não almoce e não lanche) até as 18 horas.