Pode beber água gelada antes de cantar?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Como regra geral, deve-se evitar os gelados durante as aulas de canto e apresentações, e também algumas horas antes e algumas horas depois. Mas no dia-a-dia, tudo vai depender da sua reação individual: se não afeta a sua voz, pode beber à vontade.

Bem Estar - Água, maçã, mel, bebidas quentes, limão, gargarejo e soro ajudam a voz.

Deve-se evitar ingerir alguns alimentos antes do uso excessivo da voz: chocolate, leite e derivados, café, refrigerante, alimentos gordurosos; e preferir alimentos que possam auxiliar na saúde do trato vocal como, por exemplo, as frutas cítricas, maçã, além do consumo adequado de água.

Bebidas alcoólicas: o efeito anestésico causa maior abuso vocal e prejuízos posteriores à pregas vocais. Cafeína em excesso: pode levar à desidratação corporal e das pregas vocais. Condimentos: podem aumentar a acidez estomacal, provocar refluxo, que agride muito a mucosa.

Hidratação. Cantores precisam manter seus corpos hidratados, de modo que as delicadas cordas vocais possam ter flexibilidade. A dica aqui é beber de dois a três litros de água ao longo do dia. Prefira, nesse caso, água em temperatura ambiente em vez de gelada.

O Que Você Pode Fazer para Aprender a Cantar Afinado

  1. Fazer Aula de Canto. ...
  2. Alongar a Musculatura. ...
  3. Treinar a Respiração e Apoio Vocal. ...
  4. Treinar a Percepção Musical. ...
  5. Aprenda Tocar um Instrumento.

Alimentos ruins para a voz
Alimentos adicionais que você deve evitar são o café, bem como alimentos picantes ou quentes. Laranjas, limão e outros citricos podem provocar uma garganta seca e irritada. Você deve evitar todas e quaisquer bebidas gasosas.

Para limpar sua voz, beber água duas horas antes de cantar ajuda a hidratar e lubrificar suas cordas vocais. A lubrificação que a água traz ajuda a prevenir irritações, para que sua voz fique pronta para brilhar. Só beba água em temperatura ambiente antes de cantar.

Uma boa forma de aquecer a voz é colocando a sua língua no céu da boca e fazendo sons vibrantes como “trrr”, e depois, vibrando os lábios fazendo “brr” até que o ar dos pulmões acabe. Deixe o abdômen contraído durante todo o processo. Para desaquecer, beba água na temperatura ambiente e faça pelo menos 10 bocejos.

Além de uma alimentação balanceada contendo cereais, leguminosas, frutas, verduras e hortaliças para manter a saúde vocal, também são recomendados alimentos com propriedades específicas que auxiliam a produção vocal como a água, maçã, frutas cítricas, fibras, mel e própolis.

As frutas cítricas, ricas em vitamina C e antioxidantes, são alguns dos melhores alimentos para a voz. Além disso, limão, laranja e companhia garantem que a garganta permaneça hidratada, o que também é essencial.

Sobre o consumo do ovo cru, a fonoaudióloga explica que esse alimento possui propriedades anti inflamatórias, mas não há nada na literatura que comprove a eficácia do consumo de ovo para quem deseja cantar bem.

A cafeína e o calor do café ressecam as cordas vocais, o mesmo efeito dos cigarros, e também podem causar acidez no estômago e azia. Evite tomar café pelo menos 4 horas antes de cantar, e tome bastante água para diluir a cafeína. Seja um grito ou um sussurro, esses dois podem afetar sua voz.

a maçã tem ação adstringente, que ajuda a limpar a boca e a faringe, melhorando a ressonância da voz e facilitando sua projeção. Até mesmo o movimento de mastigar a fruta já ajuda a soltar a musculatura que produz a voz.

Sem mais enrolação, confira 5 dicas de alimentos bons para gripe e garganta inflamada:

  1. Chás. Começando por uma bebida quente, reconfortante e que pode ser preparada com vários ingredientes, à gosto do freguês, por assim dizer. ...
  2. Sucos. ...
  3. Iogurtes e gelatinas. ...
  4. Sopas, caldos e canjas. ...
  5. Purês.

Hidratar a voz.
Beba água ao longo do dia e mantenha sempre uma garrafa por perto durante as aulas e ensaios. Um gole ou dois enquanto você está aquecendo não são suficientes - suas pregas vocais funcionam melhor quando estão bem lubrificadas, o que significa manter todo o corpo hidratado constantemente.

A maneira realmente certa de cantar, sem machucar a garganta, é ativar o diafragma para controlar a respiração e, assim, impulsionar o ar para fora dos pulmões. Desta forma, o som é amplificado e o cantor não tem que forçar a voz. O diafragma é, portanto, um músculo importante para a prática do canto.

A inalação é um meio de lubrificação direta das suas pregas vocais. Se você fizer de 5 a 15 minutos antes de cantar, uma inalação com soro fisiológico, isso já ajudará demais o seu trato vocal. O desenvolvimento do seu trato vocal, passa por 3 processos fisiológicos.

Você pode fazer um teste num aplicativo para smartphone chamado Tone Deaf Test o qual verifica sua percepção musical. Após saber como anda sua percepção auditiva, procure um afinador, desses de guitarra mesmo, toque a nota do afinador, cante a nota dada e veja se consegue igualar a nota.

A boa notícia pra quem se acha super desafinado(a) ou sem ritmo é que essa percepção é totalmente “treinável”! Numa aula de canto sempre é possível trabalhar aspectos musicais mais básicos como afinação, ritmo e o desenvolvimento de uma linguagem musical.

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar. Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.