Pode beber água enquanto canta?

Perguntado por: sconceicao6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Assim, beber água pode ajudar com problemas na voz porque mantém as mucosas das pregas vocais hidratadas, e isso faz com que elas vibrem com uma maior facilidade e produzam uma voz sem alterações.

Portanto, a água gelada não entra em contato com as cordas vocais, não podendo agir diretamente lá. Tem gente que deve estar pensando: “Nossa, mas sempre quando eu bebo gelado, eu fico um pouco rouco”. Então, a explicação não é de que o gelado está fazendo mal para as suas cordas vocais.

A água é o componente principal das nossas células. E não para por aí, beber água hidrata a laringe, protege a voz e evita a rouquidão, diminuindo assim, os riscos de lesão nas cordas vocais.

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar. Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.

Bebidas alcoólicas: o efeito anestésico causa maior abuso vocal e prejuízos posteriores à pregas vocais. Cafeína em excesso: pode levar à desidratação corporal e das pregas vocais. Condimentos: podem aumentar a acidez estomacal, provocar refluxo, que agride muito a mucosa.

As melhores escolhas são os chás de flores e frutas, camomila e erva-doce. O mel e o limão também são muito indicados quando o assunto é o que comer para ter uma voz boa para cantar. Aqui, vale ressaltar que não necessariamente você precisa comer a mistura.

Por que deve-se evitar chocolate, refrigerante, café e bebidas alcoólicas antes de cantar? Assim como o leite e os seus derivados, o chocolate também pode prejudicar a vibração das pregas vocais, por deixar o muco do trato vocal mais espesso.

Tenha uma noite de sono para cantar bem
Dormir bem é a solução para recuperar a energia e descansar as pregas vocais! Por quê? Quando você dorme, não precisa forçar as cordas vocais, tornando a noite de sono em um dos momentos mais benéficos para quem precisa usar a voz constantemente.

A maneira mais eficiente de perder a voz é usar a laringe até não poder mais. Atividades como falar, gritar e cantar fazem as cordas vocais vibrarem suavemente; com o uso excessivo, elas inflamam e perdem a capacidade de emitir o som. Fale bastante e bem alto, dependendo de onde estiver.

A cafeína e o calor do café ressecam as cordas vocais, o mesmo efeito dos cigarros, e também podem causar acidez no estômago e azia. Evite tomar café pelo menos 4 horas antes de cantar, e tome bastante água para diluir a cafeína. Seja um grito ou um sussurro, esses dois podem afetar sua voz.

Alimentos ruins para a voz
Alimentos adicionais que você deve evitar são o café, bem como alimentos picantes ou quentes. Laranjas, limão e outros citricos podem provocar uma garganta seca e irritada. Você deve evitar todas e quaisquer bebidas gasosas.

Além disso, você deve evitar a ingestão de bebidas que estejam ou muito quentes ou muito geladas. Isso vale não apenas para os momentos antes de cantar, mas para todos os dias se você realmente quiser cuidar da sua voz.

Se você tiver uma infecção ou resfriado na parte superior da garganta ou nos seios da face, deverá ser capaz de cantar bem, com um pouco de dor. No entanto, se você tiver um resfriado na laringe ou nos pulmões, este é o momento em que você não deve cantar.

A Contralto é o tipo mais raro em todo mundo – inclusive muitas cantoras no papel de contralto são na verdade mezzo-soprano, e referências pop como Ana Carolina, Adele e Amy Winehouse são exemplos dessa categoria.