Pode beber água em jejum espiritual?

Perguntado por: tjesus . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Sim. A água não quebra o jejum.

O jejum era uma prática comum entre os servos de Deus, pois era uma forma de renovar as forças para enfrentar as dificuldades que tinham pela frente. É o ato de ficar sem comer e beber. O jejum religioso é aquele em que alguém deixa de comer por motivos relacionados à fé.

Iniciemos nossos jejuns com uma oração. Podemos fazê-lo ajoelhando-nos à mesa ao terminarmos a refeição com a qual começaremos o jejum. Essa oração deve ser algo natural—falamos com o Pai Celestial sobre o objetivo de nosso jejum e solicitamos Sua ajuda para atingirmos nossas metas.

Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água; E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.”

Jejuar significa ficar deliberadamente sem comer ou beber com o propósito de aproximar-nos do Senhor e pedir Suas bênçãos.

Tecnicamente, o nosso corpo não entra em "estado de jejum" até que se passem oito horas desde a nossa refeição mais recente. É o tempo que o corpo precisa para absorver todos os nutrientes da comida.

O sentido do jejum é o de romper com as limitações da nossa carne. Podemos entender que o propósito principal do jejum é mortificar a carne. A prática do jejum fortalece o nosso espírito, pois nos torna mais sensíveis ao Espírito Santo.

Eles estão ligados a processos de estresse oxidativo no organismo e não são boas fontes de energia depois de um longo período de tempo sem comer. Por isso, evite frituras e alimentos muito gordurosos, embutidos derivados de carne vermelha, bebidas gaseificadas e alimentos açucarados quando estiver em jejum.

A ideia é passar 12, 16 ou até 24 horas em jejum. O de 24 horas, mais rigoroso, pode ser feito uma ou duas vezes na semana, no máximo. E uma vantagem para muitos é que as horas de sono contam ; boa parte do tempo do jejum coincide com os horários que o paciente está dormindo.

Fazer o jejum corretamente é destacar essa atividade, como se fosse um momento muito importante do seu dia. Para quem nunca jejuou: Comece tirando a refeição principal. Depois de algumas vezes, jejue o dia todo (Não tome café, não almoce e não lanche) até as 18 horas.

Então, não há com o que se preocupar. Desde que você realize a sua rotina de higiene bucal matinal, não tem problema se for antes e depois ou só depois da refeição. A escolha fica por sua conta. Mas, lembre-se de uma coisa: a escovação só deve acontecer 30 minutos após o final da refeição.

Salmos 69:10 Com jejum e muitas lágrimas afligi minha própria alma, e isso ainda mais os enfureceu. Com jejum e muitas lágrimas afligi minha própria alma, e isso ainda mais os enfureceu. Quando chorei e castiguei com jejum a minha alma, isto se me tornou em afrontas.

Manter o propósito de se inspirar
Mirar-se em exemplos é, com toda a certeza, uma boa alternativa para manter o ânimo renovado. Ler a Bíblia, buscar novas biografias, mergulhar em histórias que trazem bons exemplos são excelentes formas de se manter em uma trajetória de inspiração e de movimento.

O jejum é uma fonte de força espiritual. Por meio do jejum nós podemos nos sentir mais perto do Pai Celestial e fortalecer nosso testemunho. O jejum também inclui fazer uma oferta generosa de jejum para ajudar os necessitados.

Todos os estímulos que liberam dopamina devem ser evitados durante o tempo de jejum.