Pode beber água depois de vomitar?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

O que fazer depois de vomitar? Descansar o estômago por uma hora e só beber líquidos claros (água, chá, isotônicos e água de coco) em pequenas doses configuram boas atitudes.

Experimente tomar uma sopa de legumes ou canja de galinha (pegue leve nos temperos e não consuma muito quente), beba isotônicos, água mineral, água de coco, soro caseiro e até mesmo gelatina para ajudar o seu organismo a se manter hidratado e repor o líquido perdido com os vômitos.

Além disso, são fontes de carboidratos de fácil absorção e têm o sabor neutro, o que ajuda a diminuir a vontade de vomitar. Beber água reduz a pressão no estômago, diminuindo a ocorrência de refluxos, que muitas vezes são os responsáveis pelas náuseas. Além de diminuir o sintoma, o consumo de água evita a desidratação.

Médicos recomendam dormir numa posição mais inclinada, com a cabeça mais elevada, o que permite à gravidade manter o conteúdo do estômago exatamente onde ele deve ficar. Mas dormir de lado também pode fazer diferença, desde que você escolha o lado certo.

Pessoas com náusea e vômito, mas nenhum sinal de alerta, devem consultar um médico se o vômito continuar por mais de 24 a 48 horas, ou se não puderem tolerar mais do que alguns goles de líquidos.

Vomitar é expulsar conteúdo do estômago para o exterior, através da boca. Provoca principalmente perda de líquidos e sais minerais do organismo e, por isso, pode provocar desidratação. Geralmente os vómitos são precedidos de enjoo, ou náuseas, ou seja, da sensação que se quer vomitar.

Não escove os dentes imediatamente após o vômito, pois o ácido do estômago enfraquece o esmalte do dente e a escovação pode acentuar a perda do mineral do esmalte. Ao escovar os dentes, utilize creme dental que contenha flúor.

A força da expulsão é tão forte que não pode ser controlada.
Quando o vômito acontece, a sensação de náusea é interrompida e observa-se uma considerável melhora no quadro. Por esse motivo, muitas pessoas acabam forçando o vômito como forma de obter um alívio.

Além disso, deve-se evitar o consumo de: embutidos, queijos amarelos, molhos picantes e condimentados, bebidas com cafeína, biscoitos recheados, chocolates e frutas com bagaço, pois podem estimular o trânsito intestinal, resultando na piora do mal-estar.

Esses dois processos são eventos distintos que podem ocorrer por uma série de causas, tais como ingestão de alimentos impróprios, infecções virais e bacterianas, medicamentos, doenças sistêmicas, gravidez e após traumas. Condições como ansiedade e medo também podem levar à náusea e ao vômito.

Fique em repouso e se hidrate bem. Você pode tomar água mineral, água de coco, isotônicos como o Gatorade e também o soro caseiro (água com sal e açúcar).

Dramin é um medicamento indicado para prevenir e tratar os sintomas de enjoo, tontura e vômitos em geral. Nesse caso, ele também pode ser utilizado para casos de vômitos e enjoos da gravidez. Adicionalmente, é utilizado no pré e pós-operatórios, depois de radioterapia e tratamento das labirintites e vertigens.

Como pâncreas e estômago estão do lado esquerdo, dormir desse lado é a melhor maneira de canalizar os sucos gástricos, afirma a publicação. Outra vantagem é que as enzimas pancreáticas são secretadas mais facilmente.

No caso dos vômitos, esse estado do paciente dificulta a aplicação dos medicamentos, visto que ele pode vomitá-los após a ingestão. É essencial que o paciente faça uso dos remédios nos horários corretos, então, para saber como proceder nesse caso, basta observar o horário passado entre a ingestão do remédio e o vômito.

Evite líquidos que são ácidos (como suco de laranja) ou cafeinados (como o café, chá preto ou colas).

Isso acontece para que o fluxo salivar antes e durante o vômito. Essa é a maneira que o nosso organismo encontrou de tentar nos proteger. Mas infelizmente essa produção não tem a qualidade suficiente para proteger os nossos dentes contra tanto ácido que vem do estômago.

Algumas doenças gastrointestinais como gastrite, gastroenterite, refluxo gastroesofágico e pancreatite podem causar ânsia de vômito, principalmente após as refeições.