Pode beber água depois de passar LISTERINE?

Perguntado por: aarruda3 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

3. Pode beber água depois de usar Listerine. Mito! Ao lavar a boca com água após o bochecho, o produto é diluído e, consequentemente, sua eficácia é diminuída.

O enxaguante pode ser usado todos os dias? No caso do enxaguante bucal terapêutico, só deve ser utilizado quando houver algum problema que exija esse tratamento. Por isso, não é recomendado para uso diário em pessoas com saúde bucal equilibrada.

Tente não comer por algumas horas
O dentista atenta que a alimentação, de uma forma geral, precisa ser evitada após a profilaxia, principalmente os alimentos mais pegajosos e ricos em carboidratos, como balas, hambúrguer e refrigerante.

E seu uso não deve ser feito de maneira indiscriminada, apenas quando houver recomendação de dentistas. Isso porque sempre que você bochecha um desses produtos ele, de certa forma, está provocando alterações na flora da sua boca.

O indicado é que o antisséptico bucal seja usado pelo menos uma ou duas vezes por dia, sendo que um desses usos deve ser feito antes de dormir. O motivo desse cuidado é que à noite, pelo fato de estarmos dormindo e com a boca o tempo todo fechada, há maiores riscos quanto à proliferação de bactérias.

O tártaro no dente (ele também pode ser chamado de cálculo dental) é a placa bacteriana (ou biofilme dental) que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.

4 - Preciso limpar a boca com água depois de usar ou é só cuspir? Para promover a ação dos óleos essenciais presentes no produto, basta bochechar após escovação e uso do fio dental e cuspir os resíduos, não sendo necessário lavar a boca com água.

É o LISTERINE® em tablete que quando você mastiga se transforma em líquido para bochechar e engolir, deixando seu hálito fresco por até 4 horas e uma sensação de boca totalmente limpa, a qualquer hora e lugar.

O Listerine arde por causa dos óleos essenciais presentes na sua fórmula, como por exemplo o Timol e o Eucaliptol que são compostos fenólicos que agem sobre as bactérias da boca. Ou seja, o que "arde" não é a presença de álcool e sim a presença dessas substâncias (timol, eucaliptol, etc).

Os melhores cremes dentais de limpeza que seu dentista pode recomendar são os da linha Colgate Total. Caso um enxaguante bucal seja necessário, ele poderá prescrever um enxaguante bucal antibacteriano, tal como Colgate® PerioGard®, para reduzir a quantidade de bactéria na sua boca.

O que acontece é que a limpeza remove placas bacterianas, tártaro e algumas manchas que ofuscam o brilho natural de seus dentes. Após a limpeza, você percebe, sim, seus dentes mais claros, mas não tão brancos como após um clareamento dental.

O profissional fará a limpeza do tártaro usando curetas e ultrassom odontológico para raspar e alisar a superfície do dente. Na sequência, fará a “lavagem” dos dentes com jatos de bicarbonato de sódio, que ajudam a eliminar a placa bacteriana mais profunda.

Olá! Enxaguantes bucais podem ser usados diariamente. Porém, você deve optar por um produto que lhe trará algum benefício de fato. Atualmente, sugerimos bochechos com solução de flúor, duas vezes ao dia durante trinta segundos.

Os enxaguantes de LISTERINE® são recomendados para prevenção dos principais problemas bucais como mau hálito, placa, cáries, gengivite e manchas nos dentes. Os enxaguantes de LISTERINE® não são recomendados para gargarejo na gargante e sim, para bochechar na boca.

O enxaguante bucal Listerine Cuidado Total conta com seus 6 benefícios que auxiliam em uma boca mais saudável em poucas semanas. Atua na prevenção das cáries, fortalece o esmalte, previne a placa bacteriana, reduz a formação de tártaro, mantém as gengivas saudáveis e o hálito fresco.

5 – Enxaguante bucal: usar antes ou depois da escovação? O ideal é que o enxaguante seja usado após o uso do fio dental e do processo de escovação, já que a maioria da placa e toda a sujeira são eliminados nesses processos.

Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.