Pode beber água de alho todo dia?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

De acordo com o médico nutrólogo Roberto Teixeira, a recomendação é que, para além das formas habituais de tempero e refogado, o alho seja consumido cru de duas a três vezes ao dia, juntamente às refeições.

Tome 1 colher de sobremesa, 2x ao dia, 30 minutos antes das refeições.

Estudos comprovam a sua eficácia em câncer da mama e da próstata. E pesquisas recentes identificaram que o alho possui ainda diversas propriedades, entre as quais se destacam as antimicrobianas, antineoplásicas, terapêuticas contra doenças cardiovasculares, imunoestimulantes e hipoglicemiante.

Alho: esse alimento tão comum é rico em inulina, uma fibra que serve de alimento para as bactérias amigas do intestino, ajudando a aumentar seu número. Além disso, acelera o trânsito das fezes, pois seu processo de fermentação no trato gastrointestinal estimula a absorção de água e o aumento do bolo fecal.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

Benefícios de tomar água de alho

  • Combater o colesterol e os triglicerídeos altos, por conter alicina;
  • Reduzir a pressão arterial, pois relaxa os vasos sanguíneos;
  • Prevenir trombose, por ser rico em antioxidantes;
  • Proteger o coração, por baixar o colesterol e os vasos sanguíneos.

Vários estudos e pesquisas confirmam os benefícios deste superalimento. Consuma quatro dentes de alho por dia para beneficiar de todas as suas propriedades curativas.

Sabia que o alho é excelente para o bom funcionamento do fígado? Como é rico em vitaminas A, B e C, contribui para a desintoxicação deste órgão vital. Além disso, tem um poder anti-inflamatório, sendo um bom aliado de quem tem gordura no fígado.

Assim como qualquer coisa em excesso, o chá de alho, quando usado de maneira indiscriminada, pode causar malefícios à saúde. Alergias e problemas gástricos estão entre os sintomas do mal uso desse chá. Por isso, é importante que o consumo seja feito de maneira consciente e moderada.

Água com alho diminui a pressão arterial naturalmente
E o melhor, aprender a preparar e consumir água de alho não tem muito segredo e só te traz benefícios.

Para preparar a água de alho, deve-se colocar 1 dente de alho esmagado em 100 mL de água e depois deixar repousar por toda a noite ou, pelo menos, por 8 horas. Esta água deve ser ingerida em jejum, para ajudar a limpar o intestino e reduzir o colesterol.

Assim como outros chás, o chá de alho possui algumas contraindicações. Em geral, a ingestão da bebida não é indicada para pessoas com problemas relacionados à pressão baixa, uma vez que ele atua na redução da pressão arterial.

Apesar de ser benéfico à saúde, o chá de alho é restrito a alguns grupos. Devido a ação na redução da pressão arterial, o chá de alho é contraindicado para pessoas que sofrem com pressão baixa. Além disso, pessoas recém-operadas ou que possui algum tipo de distúrbio hemorrágico não devem fazer a ingestão do chá.

O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração. Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo.

Para potencializar as propriedades benéficas da planta é indicado picar ou amassar os dentes de alho 10 minutos antes de temperar a comida. Esse tempo de descanso ajuda a aumentar a quantidade de alicina, que conforme já vimos é a principal responsável pelas propriedades maravilhosas do alho.

Na verdade algumas pessoas são mais sensíveis ao alho que outras, pode exarcebar os sintomas da gastrite, na fase aguda não recomendo tomar, mas depois que estiver melhor pode tentar reintroduzir.

De acordo com o médico nutrólogo Roberto Teixeira, a recomendação é que, para além das formas habituais de tempero e refogado, o alho seja consumido cru de duas a três vezes ao dia, juntamente às refeições.

O seu cheiro e sabor característicos não só aguçam as papilas gustativas, como também agem como um agente bactericida natural e que auxiliam na digestão dos alimentos.

O alho é rico em antioxidantes e nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico para prevenir infecções e doenças. Portanto, o consumo de alho em jejum garante boas defesas parar ter uma resposta eficaz frente a vírus, bactérias, fungos ou qualquer tipo de microrganismo que tente atacar seu corpo.

Isso se deve ao composto ativo, alicina, encontrados em maior proporção nas espécies brasileiras, que podem reduzir o colesterol e diminuir os riscos de infarto agudo no miocárdio.

Alho como remédio para insônia
O alho contém alta concentração de alicina, um composto que ajuda naturalmente no relaxamente da mente, segundo estudo. Em adição a isso, alho também contém magnésio que ajuda a reduzir as atividades do sistema nervoso, ajudando a mente a relaxar e permitindo que você durma mais rápido.