Pode beber água da torneira?

Perguntado por: ucastro8 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Quais são os riscos de beber água da torneira? Não há nenhum risco em beber a água da torneira, caso seja feito o monitoramento adequado do sistema de tratamento e da rede de distribuição pela equipe de qualidade da companhia de saneamento da sua cidade.

Ferver a água é uma das maneiras mais simples de filtrar a água da torneira. O processo de fervura é capaz de matar bactérias e outros micro-organismos, eliminando contaminação e deixando o líquido próprio para o consumo.

O ato de ferver a água mata os microorganismos (organismos pequenos demais para serem vistos a olho nu) presentes na água que podem fazer com que você fique doente. Ao ferver a água e matar os microorganismos, a água se torna segura para beber.

Porém, você sabe qual água para consumo humano é a ideal? Sim, nem toda água é própria para o consumo humano, mesmo sendo doce ou até mesmo saindo da torneira da sua casa. A água potável é a que está liberada para o uso, mas a ideal seria a purificada!

Um filtro ou purificador de pia pode tratar a água para o consumo para beber e cozinhar, mas o filtro para torneira oferece diversos benefícios que vão além do cotidiano na cozinha, otimizando o tempo e contribuindo para a saúde. É muito importante a qualidade da água limpa para o banho do bebê, por exemplo.

Para evitar este tipo de problema, é preciso intensificar os cuidados em casa ou no restaurante. De acordo com a especialista, quando o alimento for para a cocção, a água da torneira pode ser utilizada já que, durante o processo, qualquer contaminação é eliminada.

A água do chuveiro também não é própria para consumo, já que os canos contêm fungos. Se a criança brincar de tomá-la, pode ter uma infecção intestinal. Para tomar, só água do filtro, em qualquer idade!

três dias

Muita gente não sabe que o cloro é injetado na água na forma de gás liquefeito, e portanto, capaz de evaporar para a atmosfera com o passar do tempo. Por isso, a água da torneira descansada por dois ou três dias terá praticamente eliminado o seu cloro.

Em termos de qualidade e saúde, a água mineral é superior à água filtrada, uma vez que é extraída diretamente das fontes naturais e possui uma composição rica em sais. Dessa forma, se você está buscando a melhor opção disponível no mercado, sem dúvida, a água mineral é a mais indicada.

Entre as principais diferenças está o fato de que a água filtrada pode possuir componentes químicos e metais pesados prejudiciais a saúde, enquanto a água mineral natural é livre de impurezas.

Além disso, a água [da torneira] contém a presença de cloro e flúor. Mas se a caixa d'água não estiver bem limpa, pode ter a presença de bactérias e protozoários, como a giárdia, ou algum animal morto. Qualquer coisa errada vai acabar por contaminar a água”, explica a infectologista.

Existem várias maneiras de retirar o cloro da água antes de consumi-la e ferver é uma forma simples de se fazer. Isso porque a alta temperatura, além de matar bactérias e outros organismos, faz com que o cloro evapore rapidamente.

Em tese, a água que sai da torneira é potável e própria para o consumo. No entanto, como já falado, a contaminação pode ocorrer por causa das caixas d'água das casas e dos prédios. É fundamental que uma limpeza periódica seja feita nesses reservatórios, para eliminar qualquer risco de contaminação.

A água contaminada ocasiona graves problemas de saúde. Por exemplo, as doenças causadas por bactérias, vírus, vermes e protozoários como amebíase, febre tifoide, giardíase, hepatite tipo C e outras.