Pode atualizar CNIS pela internet?

Perguntado por: lnovais . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles. Veja também se os períodos das contribuições e vínculos trabalhistas e analise estão corretos.

( ) Guias de recolhimentos de contribuição de contribuinte individual. ( ) Comprovante de inscrição de contribuinte individual. ( ) Documentos pessoais (identidade, CPF, titulo de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, CTPS).

Não há como prever quanto tempo esse processo pode demorar, pois depende da quantidade de pedidos que tem no INSS, mas, pode-se afirmar que leva mais de um ano. Logo, se você já está pensando em se aposentar ou pedir algum benefício, realize, o quanto antes, o pedido de atualização do CNIS.

Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles. Veja também se os períodos das contribuições e vínculos trabalhistas e analise estão corretos.

  1. Ligar no 135 e pedir para abrir um requerimento de atualização de CNIS (não é possível abrir esse requerimento direto no MEU INSS - é preciso ligar);
  2. Consultar o MEU INSS e anexar todos os documentos.

Para saber se o extrato previdenciário (CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais) está correto é preciso consultar o site do INSS e requerer o extrato, também é possível realizar a consulta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

No atendimento, é possível pedir que o INSS faça o reconhecimento do período de trabalho e das contribuições. Caso o órgão se recuse, você pode entrar com uma ação de averbação de vínculos. Se estiver com dúvidas, procure um advogado previdenciário para te ajudar.

g) Retificação e atualização cadastral do Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS, bem como solicitação de cópia de processo administrativo e outros requerimentos administrativos não contemplados nas demais alíneas desse artigo: R$ 1.500,00.

O cidadão que precisa atualizar dados cadastrais, no Extrato Previdenciário com todos os vínculos trabalhistas e previdenciários constantes no seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), pode fazê-lo pela internet ou nas Agências da Previdência Social. Ao analisar seu extrato com seu período de contribuições.

Abra o app Configurações do dispositivo. Toque em Sistema. Atualização do sistema.

Conforme a Portaria 123/2020 do INSS, o serviço de “Atualização de Vínculos e Remunerações” poderá ser solicitado por dois meios.

  1. Ligue para o número de telefone 135 do INSS;
  2. Ou, então, entre no site do Meu INSS.

Esta mensagem é apresentada quando seus dados cadastrais estão diferentes nas bases de dados do Governo Federal. Para mais informações e orientações compareça à um Posto de Atendimento do Ministério do Trabalho, visto que essa divergência pode causar transtornos futuros.

O INSS encaminha as alterações cadastrais ao BB, por meio de arquivos eletrônicos, razão pela qual a respectiva atualização no sistema do Banco pode demorar de 30 a 60 dias.

É o documento que informa todos os seus vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias, encontrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Outro erro comum no CNIS é a existência de vínculo sem data de término (Data Fim), principalmente em vínculos decorrentes de relação de emprego. Por algum motivo, o empregador não registra a data de término no CNIS e isso acaba prejudicando o contribuinte. Novamente, o contribuinte deve providenciar a correção do CNIS.

Como atualizar o CadÚnico pela internet

  1. Baixe o app do Cadastro Único (Android | iOS);
  2. Clique no botão “Entrar com gov.br”;
  3. Logue na sua conta Gov.br usando CPF e senha;
  4. Toque em “Atualização cadastral por confirmação”;
  5. Adicione novas informações ou confirme as atuais;
  6. Toque em “Enviar cadastro”.

Para resolver, atualize as suas informações pessoais no CPF. A situação "Pendente de Regularização" significa que você deixou de entregar alguma Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) nos últimos cinco anos. Para regularizar o CPF neste caso, basta entregar as declarações que estiverem faltando.

Diante dessa informação, destaco as possíveis ocorrências mais comum que podem acontecer: 1. Falta de inscrição no CNIS; 2. Divergência de informações no cadastro do interessado (a) (nome da mãe errado, data de nascimento, entre outros); 3. CPF não unificado ao NIS/NIT do segurado (a).