Pode atrasar a vacina de 1 ano e 3 meses?

Perguntado por: vmorais . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Apesar de ser extremamente contraindicado atrasar uma dose vacinal, a médica orienta os pais a procurarem o quanto antes o serviço de saúde para colocar a vacinação de seus filhos em dia. “Quando uma dose é atrasada, significa que a criança fica vulnerável até tomar a dose que precisa.

Vacinas dadas não são perdidas. Nem que esse atraso seja muito grande, jamais se começa o esquema. O cidadão deve tomar o quanto antes, evitar atrasos prolongados, completar o esquema vacinal, garantir a proteção sem reiniciar, ou seja, começar do zero e tomar de novo a primeira dose de outra marca, por exemplo.

As reações mais comuns da vacina são: febre, vermelhidão/inchaço ou dor/sensibilidade e nódulo no local da aplicação. Irritabilidade, sonolência e falta de apetite.

O que fazer: Para aliviar esses sintomas é indicado aplicar gelo no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes por dia até que os sintomas desapareçam. O gelo deve estar coberto com uma fralda ou pano de algodão, para que este não entre diretamente em contacto com a pele.

As vacinas quando administradas no período matutino favorecem a monitorização do bebê, durante o dia, facilitando a observação de eventos adversos que podem ocorrer, principalmente nas primeiras 48 horas após a vacinação.

No Programa Nacional de Imunizações é dada dentro da quádrupla viral, com aplicação única dom 1 ano e 3 meses. Modo de aplicação: Picada subcutânea (com agulha curtinha) preferencialmente no braço. Hepatite A: No esquema público, dada em dose única. No particular, é dada em duas doses.

Quando há sintomas gripais, deve-se adiar a aplicação da vacina em 48 horas apenas se a criança estiver em estado febril. Crianças que estão tomando antibiótico também podem ser vacinadas.

Não existe intervalo de tempo válido para a vacina ou não. Mesmo aquelas que são em duas ou três doses, seu filho pode tomar a partir de onde parou, independentemente de quanto tempo faz.

Qual vacina da meningite é mais importante? Todas são importantes pois previnem contra diferentes tipos de meningite. No Brasil, o meningococo C é o principal responsável pelos casos no país. É importante tomar a vacina meningocócica C, implementada no calendário de vacinação desde 2010.

1) Após fazer o login no Aplicativo Saúde Já, selecione qual usuário precisa da Declaração (pode ser o titular ou um dos dependentes cadastrados). 2) Acesse a opção “Carteira de Vacinação”. 3) Confira no campo “Em Atrasose não falta nenhuma vacina para ser atualizada no esquema vacinal.

É comum a febre como reação vacinal até 48-72h após a vacina, observe outros sintomas e medique para febre!

A vacina Hexavalente ou a Pentavalente Acelular (do particular) são mais procuradas pois a vacina pentavalente celular (do posto) tem maior chance de dar algum efeito colateral no bebês, principalmente febre e dor local, com choro por alguns dias

Tríplice DTP
As reações mais comuns desta vacina são uma febre variável nas primeiras 24h após a aplicação, que pode perdurar até o segundo dia. A nádega, local onde a vacina é aplicada, pode ficar dolorida e inchada, por isso são recomendadas compressas quentes para amenizar o desconforto do bebê.

A posição mais segura sempre é de barriga para cima.

O sono excessivo também é um sintoma comum. Manter a criança bem enroladinha numa manta, simulando a sensação que ela tinha dentro do útero, também pode ajudar mas tome cuidado para não comprimir justamente a área da vacina.

Mantenha-o distraído e confortável:
Uma ótima dica é fazer o possível para tirar o foco do bebê da agulha. Portanto, use e abuse de estímulos para distraí-lo. Durante o momento da aplicação, mostre os brinquedos favoritos, chocalhos e objetos que possam chamar a atenção dele.

Esclarecemos que, segundo orientações do Ministério da Saúde, como regra geral, todas as vacinas recomendadas rotineiramente podem ser aplicadas no mesmo dia, exceto as vacinas tríplice viral (Sarampo, caxumba e rubéola) ou tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) que não devem ser aplicadas simultaneamente à ...