Pode assobiar de dia?

Perguntado por: rmatos . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Em que horário não devo assobiar? Existem horários propícios para não assobiar dentro de casa e permitir a entrada dessas entidades, como o meio dia e as seis da tarde. É nessas horas Exú abandona as portas e as casa ficam sem defesa, e se assobiarem durante este período, qualquer um destes poderá entrar na casa.

De acordo com essa antiga superstição japonesa, assobiar à noite invoca cobras. Mas cobras aqui deve ser compreendido em um sentido mais amplo, dessa maneira, as cobras podem se referir a monstros sobrenaturais, criminosos ou cobras reais. Assim, nada disso parece ser algo que você queira esbarrar em um beco escuro.

Escutar assobios
Assim como as pessoas podem assobiar para chamar a atenção umas das outras, o espírito também faz uso dessa técnica para chamar a sua atenção, seja para estabelecer um primeiro contato ou para te alertar de algo que está acontecendo.

Kimiko explica que assobiar faz bem à saúde, porque melhora respiração e ajuda a desestressar. A gente só assobia quando está feliz, alegre. Por isso, é nesta época do ano que os assobiadores estão mais ocupados, ensaiando.

Se você escuta som de campainha, zumbido, som de assobio em seus ouvidos, os quais não estão relacionados a som externo, você deve estar, pois, com tinnitus. Muitos falam acerca de tinnitus subjetivo, uma vez que tinnitus só é escutado pela pessoa que tem tinnitus. Tinnitus pode ocorrer temporariamente.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

O vento não assobia. Se nós estivermos num local isolado, por mais forte que seja o vento ele não assobia. Quando bloqueamos a sua passagem, por exemplo por uma janela ou outro obstáculo que provoque bloqueio, o vento entra pelas frestas e faz o barulho parecido com um assobio.

Sim, há pessoas que acham que cantar no escritório – ou assobiar, ronronar, batucar, enfim, emitir sons estranhos – é normal. Mas essa atitude pode incomodar bastante, além de tirar a concentração do seu colega. Então guarde o seu talento musical para o chuveiro, ok.

Os sabiás têm um canto muito evoluído que pode ter diversos significados, por exemplo, quando o famoso assobio é bastante prolongado e extremamente fino, pode ser usado como alerta ao perceber uma ave de rapina caçando por perto.

É preciso procurar um fonoaudiólogo, que avaliará sua fala e outras funções estomatognáticas,bem como a musculatura orofacial. Se necessário, ele fará também encamimhamento para avaliação otorrinolaringológica e ortodôntica.

Estenda a língua para que ela repouse contra os molares superiores em ambos os lados da boca. Isto cria uma passagem de ar ao longo do céu da boca. Não deixe ar escapar pelas laterais. Ao forçar o ar através desse canal, você será capaz de produzir um assobio agudo em vez de sons de sopro.

Reza a lenda que assobiar dentro de casa pode trazer maus espíritos. Assobiar é provocar Exú, também conhecido como dono do assobio e o diabo cristão.

Se você não consegue, pode ser uma característica congênita – ou seja, algo natural, de nascença. E não é genético: em uma mesma família, alguns podem assoviar e outros não. Certas limitações físicas também atrapalham. Por exemplo, a síndrome da respiração bucal, ou lábio leporino, que pode causar atrofias musculares.

Como esclarecemos, a oscilação das consoantes não altera o sentido. De acordo com o Dicionário Houaiss, assobiar é “emitir assobio, zunir com som agudo, reproduzir uma melodia, soltar a voz (aves)”. Se você procurar por assoviar, o mesmo dicionário informa: “mesmo que assobiar”.

A palavra assobiar é tida como a mais correta e socialmente aceita, sendo a mais utilizada. A palavra assoviar, embora com menor uso, aparece em dicionários como sendo o mesmo que assobiar.

Só seis pessoas em todo o mundo a sabem assobiar. São habitantes de uma pequena aldeia no canto sudeste da ilha grega de Evia que nem sequer aparece no Google Maps.

Esse processo é chamado de alucinação auditiva, pode ou não estar associada a distúrbios e, geralmente, as vozes são de outras pessoas e até desconhecidas.

É possível que o cérebro normal tenha mecanismos de geração de alucinações auditivas quando se encontra em presença de silêncio e com a atenção dirigida para a audição”, afirma. A pesquisadora destaca que o zumbido no ouvido não é doença.