Pode assar em forma de alumínio?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

As formas de alumínio descartáveis são resistentes às altas e baixas temperaturas. Podem ir ao forno para assar alimentos variados ou ir ao freezer para congelar marmitas sem danificá-las. Elas são resistentes e podem ser empilhadas no freezer ou geladeira para facilitar a organização.

Ideal para ser utilizada em fornos elétricos ou a gás, a forma de alumínio também é oferecida em uma versão antiaderente, com revestimento em teflon, que impede que os alimentos grudem no fundo da forma de alumínio e garante bolos, tortas e pratos perfeitos na hora de desenformar.

Além disso, é muito importante untar a forminha de alumínio. Para isso, você pode escolhe a manteiga ou óleo para tal.

Além de econômicas e seguras, as embalagens descartáveis de alumínio oferecem várias aplicações na cozinha, pois podem ser levadas ao forno sem a necessidade de troca de recipientes, sendo utilizáveis até no micro-ondas, seguindo a forma correta.

Alumínio: A embalagem para pizza de alumínio conserva o calor do lanche, tornando-se uma ótima opção para o seu delivery. O grande diferencial é que o cliente pode esquentar a pizza, pois o material pode ser aquecido no forno sem problemas.

As formas de alumínio descartáveis são resistentes e podem ir direto ao forno, suportando o peso indicado. Por isso, não é necessário utilizar assadeiras de apoio para suportar o peso.

A parte brilhante deve ficar para dentro pelos seguintes motivos:

  1. Ele possui um tratamento que faz com que o alumínio não contamine a comida.
  2. O lado brilhante reflete as ondas de calor. ...
  3. Com o lado brilhante para dentro, você evita que a comida grude nele (o que não acontece com o lado fosco).

Você pode usar qualquer tipo de forma de metal, seja alumínio, inox, antiaderente, assadeiras e potinhos de vidro refratário, porcelana ou cerâmica que suportem altas temperaturas e silicone. Na dúvida se pergunte: "Isso vai ao forno?", se a resposta for sim, também pode ir na AirFryer.

Embalagens para ir ao forno
Os materiais mais recomendados para o forno elétrico são o vidro e o metal, e mesmo assim nem todas as embalagens e travessas de vidro podem ser utilizadas nesse eletrodoméstico, por isso fique atento às especificações do fabricante.

Além das panelas e travessas de inox, travessas e panelas de vidro também podem ir ao forno, desde que sejam de vidro temperado. Desse modo, é importante verificar se a travessa de vidro consegue resistir a altas temperaturas e se não serve apenas como auxílio na cozinha.

Geralmente, o vidro que pode ir no forno (travessa) tem o fundo rugoso, de modo que, ao tocar, lembra uma parede de gesso. Existem ainda modelos de cerâmica com o fundo de outra cor, fato que habitualmente indica que aquele vidro pode ir no forno.

Olha, o lado mais brilhante do papel alumínio é o ideal pra assar os alimentos, tá? Funciona assim: a parte com brilho do papel faz com que o calor se concentre por dentro e asse as carnes de um jeito bem mais rápido, deixando também o calor se espalhar por igual.

“Existem dois lados, o brilhante e o não tão brilhante. Lembre-se sempre disso: lado brilhante virado para o alimento, para refletir o maior calor possível. Desta forma, [o alimento] cozinha de maneira mais eficiente”, explica o chef britânico Tom Kerridge em vídeo da BBC.

Porém, de modo geral, o método caseiro de assar sobre um a assadeira sem o papel alumínio ainda é o melhor, uma vez que a suculência e o sabor depois de assado, são em grande parte, determinados pela qualidade da ave. Portanto a escolha de uma boa marca, é o mais importante para garantir isso.

Se tens por hábito utilizar papel de alumínio para forrar formas ou para colocar receitas no forno, podes simplesmente trocá-lo por uma panela de ferro, inox ou barro com tampa.

Por isso, caso você tenha dúvidas se marmita de alumínio pode ir ao micro-ondas, saiba que não. Assim como as panelas e formas que utilizam esse elemento químico em sua composição, pois os riscos de causar um incêndio ao deixar esses materiais em contato com ondas eletromagnéticas são altos.

Alumínio. As embalagens feitas de alumínio conservam o calor da pizza e, por essa razão, são ótimas opções para a sua pizzaria. Um grande diferencial é que, se o cliente quiser esquentar o produto, o material pode ser aquecido no forno sem problemas.

Esse formato permite que a pizza asse por inteiro e de forma mais homogênea, já que o calor circula melhor dentro do forno, assando a pizza por todos os lados.

Se for cozinhar algo ou levar ao forno, o lado brilhante e mais liso do papel alumínio deve ficar para dentro. Isso porque o lado brilhante é menos aderente e não gruda na carne ou em qualquer outro alimento que você estiver assando. Outra vantagem, o cozimento será mais rápido também!