Pode aspirar à piscina filtrando?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Para aspirar a piscina filtrando, deve-se colocar o filtro na posição “Filtrar”. Depois de ligar a bomba da piscina, a água entrará pelo carrinho de aspiração, passará pela mangueira e através do bocal de aspiração chegará até a motobomba de onde irá para o filtro da piscina.

Se você aspirou filtrando…
Mas é importante, antes de deixar a piscina filtrando, efetuar uma retrolavagem do filtro. Depois de retrolavar a areia para recuperar a eficiência da filtração, é hora de voltar a casa de máquinas para a configuração normal: Registro do ralo de fundo aberto. Registro do Skimmer aberto.

A função pré filtrar deve ser usada logo após a retrolavagem da areia e tem como objetivo impedir que pequenas impurezas depositadas no sistema retornem à piscina. Ao pré filtrar, a água passa pela areia e sai para o dreno limpando o sistema filtrante. Em alguns modelos de filtro esta função é chamada de “Enxaguar”.

Você só aspira drenando quando for lodo e decantação. Você só aspira filtrando quando for areia , folhas ou uma poeira grossa ( OBS: toda vez que aspirar filtrando deve se lavar o filtro.)

Caso seja utilizado o decantador, a piscina deve ser aspirada logo no dia seguinte, pois essa substância, como já mencionado, será responsável por criar flocos de detritos que se depositam rapidamente no fundo. Agora, de forma geral, é necessário realizar a aspiração, pelo menos, uma vez por semana.

A recirculação é usada para misturar os produtos químicos na piscina. A ideia é remover do caminho da água a barreira que a areia do filtro representa. Quando usamos a função recircular, a água passa pela bomba, entra na válvula e retorna para a piscina, sem passar pelo elemento filtrante.

A piscina fica mais cristalina se sua desinfecção estiver em dia. Em outras palavras, se sua piscina não estiver com o nível de cloro livre ideal, ela pode ficar cada vez menos brilhante. Então a primeira dica para uma piscina realmente radiante é manter o cloro livre sempre entre 2 e 3 PPM.

O ideal é que o tempo de trabalho do filtro não ultrapasse 8 horas, mesmo em piscinas domésticas. Mas a recomendação da ABNT indica que o tempo ideal de filtragem é 6 horas (para piscinas comerciais) e 8 horas (para piscinas residenciais).

Depois de misturar completamente o cloro dentro do balde, jogue-o na piscina espalhando por toda a superfície. Deixe a piscina filtrando por aproximadamente uma hora para que o cloro se espalhe de maneira homogênea na piscina.

» Depois de diluir bem o cloro no balde, espalhe-o sobre toda a superfície da piscina com o filtro em funcionamento na posição recircular. » Caso você tenha tempo disponível, é interessante deixar este cloro fazer efeito por pelo menos um dia.

Com o tempo, um ou dois minutos, pode-se perceber que a água começa a sair mais cristalina no visor de retrolavagem do filtro, e então podemos desligar a bomba e passar o filtro para a posição Enxaguar, onde devemos ligar a bomba por mais alguns segundos antes de retornar para a posição Filtrar.

A melhor resposta
Pode sim, eu até prefiro pois o filtro já pegar a sujeira que si movimenta na água.

Não há problema em deixar o motor ligado por 10 a 12 horas.
Quando a bomba for menor, ela terá que ficar ligada por mais tempo de acordo com a sua taxa de vazão para completar ao menos um ciclo. Por exemplo: uma piscina de 30 m³ e uma bomba de 5 m³/h exigem um tempo mínimo de 6hs.

Então a filtragem da água ideal é duas vezes por semana. Contudo, se a piscina é muito utilizada e fica sempre exposta ao tempo,filtre diariamente. E lembre-se que nos períodos de calor intenso a filtragem é ainda mais importante.

Não uses o aspirador mais do que quatro vezes por dia, pois fazê-lo pode ser demasiado agressivo para o nariz do bebé e causar irritação.