Pode arrancar dente com periodontite?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Quando as extrações são inevitáveis por causa de doença periodontal, é provável a necessidade de substituição de dentes por implantes dentários. Mas os implantes dentários só podem ser colocados logo depois de um tratamento da periodontite.

“Tirando os sisos, que nascem tardiamente e costumam causar incômodo ao paciente e não apresentam uma função mastigatória importante, os outros dentes da arcada não devem tratar a extração como primeira escolha de tratamento”, explica.

Periodontite avançada: sintomas

  1. Sensibilidade a alimentos quentes, frios ou doces;
  2. Alongamento dos dentes, em casos mais avançados com a exposição da raiz;
  3. Retração gengival;
  4. Mau hálito quase constante;
  5. Perda óssea e tecidual;
  6. Mobilidade dos dentes.

Se a doença periodontal não for tratada, pode levar até a perda dos dentes, além de danos irreversíveis à saúde.

O tratamento periodontal consiste em uma limpeza profissional com raspagem e remoção da placa bacteriana e do tártaro acumulados nos dentes e na borda das gengivas. Também é feito o alisamento da raiz (remoção de cálculos na raiz). O paciente é orientado a manter higiene oral doméstica adequada.

Periodontite: Da placa à perda do dente
A bolsa fica cada vez maior, e a placa endurece e vira tártaro. Mais placa se acumula no topo. A infecção bacteriana move-se até a raiz do dente e, por fim, destrói o osso que sustenta o dente.

As consequências da periodontite são relacionadas com a perda das estruturas que sustentam os dentes, resultando em mobilidade dos dentes até a perda dentária, o que também causa problemas mastigatórios. Outras consequências incluem o impacto na saúde geral bem como mau hálito ou problemas com a aparência.

O tratamento da periodontite avançada é o mesmo utilizado quando a doença está em estágio inicial. Ou seja, consiste em remover as placas bacterianas e tártaro que estão localizadas entre as gengivas e superfícies dos dentes. Além disso, o paciente receberá as instruções necessárias para melhorar sua higiene oral.

Qual o dente mais perigoso de extrair? Não há um dente específico perigoso para extração, mas dentes mal posicionados podem representar um risco de fratura mandibular. Nesses casos, o dentista realizará a extração em um centro cirúrgico.

É possível extrair dente inflamado? Sim, é possível realizar a extração de dente inflamado! Entretanto, as condições poderão ser diferentes da extração “normal”. Isso porque quando o dente está inflamado, a anestesia não funciona com eficácia no tecido comprometido, o que impede uma remoção indolor.

2 – Ficar em repouso o maior tempo possível nos três primeiros dias. Mantenha a cabeça mais elevada do que o resto do corpo por um período de 24 horas após a cirurgia de extração. 3 – Não ficar exposto ao sol, evite atividades físicas e evite banhos muito quentes nos 5 primeiros dias.

O que mais se destaca é o Periogard Gengiva Saudável. A fórmula com ação antibacteriana remove germes e bactérias causadoras da gengivite e da periodontite. Além de aliviar os sintomas dessas doenças, esse creme dental previne a formação de placa bacteriana, tártaro e cáries.

Com a remoção do tártaro, a gengiva melhora a inflamação e o paciente, mantendo a alta qualidade da higienização, a doença periodontal regride. Portanto, pacientes com doença periodontal necessitam fazer o tratamento e visitar seu dentista no mínimo uma vez a cada seis meses.

Logo, o meloxican, como uma droga antiinflamatória não-esteróide, atuou na fase de transição, entre o estágio agudo e o crônico, diminuindo, em média, a intensidade da doença periodontal induzida por ligadura.

Sintomas da periodontite crônica

  1. Formação de bolsa;
  2. Vermelhidão e sangramento das gengivas;
  3. Retração da gengiva;
  4. Dores ao mastigar;
  5. Tártaro;
  6. Sensação de dentes moles, frouxos;
  7. Abscessos na gengiva;
  8. Mau hálito.

Uso de antibióticos
Alguns tipos de antibióticos podem eliminar as bactérias, bem como a sua proliferação em nossa boca. Na maioria das vezes, o dentista recomenda o uso de antibióticos depois que a limpeza dentária for feita, como forma de garantir que as bactérias foram efetivamente eliminadas.

Para realizar o tratamento periodontal, o paciente deve se dirigir ao dentista que vai remover a placa através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. A cirurgia periodontal pode ser indicada caso os procedimentos citados não atinjam toda a área da raiz comprometida.

A vitamina D é conhecida por possuir ação anti-inflamatória e antimicrobiana, e pode ser um elo para a interação entre a periodontite (PC) e a doença arterial coronariana (DAC).

A doença periodontal é dividida em estágios. Ela surge como uma gengivite, evolui para uma periodontite e, caso não seja tratada, pode levar a perda óssea. Quando está nesta etapa mais grave, o paciente sente dor de dente e também percebe que um ou mais dentes estão amolecidos.