Pode aquecer o soro fisiológico para fazer lavagem nasal?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Inicialmente deve-se aquecer o soro fisiológico ou similar até a temperatura corporal; para tanto, pode-se friccionar o frasco entre as mãos ou colocá-lo na axila durante certo tempo.

Você pode e deve esquentar o soro fisiológico antes de usar. Você pode aquecer o soro no microondas mesmo, dependendo da quantidade 5 a 10 segundos são suficientes. Teste sempre a temperatura do soro no dorso da mão antes de colocar no nariz.

Para a correta aplicação da lavagem nasal, deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Acoplar o dispositivo na narina;
  2. Evitar direcionar para a região mediana do nariz (septo nasal);
  3. Inclinar o tronco para frente; (Fig. ...
  4. Lateralizar a cabeça para o lado contrário da narina que será aplicada; (Fig. ...
  5. Manter a respiração pela boca.

O soro fisiológico deve ser armazenado em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC) e o prazo de validade é determinado pelo fabricante de acordo com a data de fabricação. Em geral, os fabricantes determinam 24 meses de validade para esse tipo de produto antes de ser aberto.

É importante ainda manter o soro armazenado na geladeira, já que a baixa temperatura diminui os riscos de proliferação de fungos e outros micro-organismo. O ideal, portanto, é comprar o produto em embalagens pequenas para ser utilizado mais rapidamente, sem desperdício.

Pode esquentar um pouco, ele ficou mais "confortável" quando utilizado morno.

Uma maneira simples e efetiva que é recomendada para aliviar a sensação de nariz entupido é a chamada irrigação ou lavagem nasal.

A cabeça deve ficar levemente inclinada para a frente e de lado, com a orelha do lado a ser lavada um pouco para cima. Lembre-se de deixar a boca aberta, respirar pela boca ou até mesmo trancar a respiração. Não é necessário força para a aplicação do soro, deve ser um jato suave.

O aquecimento de soluções intravenosas e subcutâneas pode ser fundamental para prevenir a hipotermia pós-operatória, já que a diminuição da temperatura corporal por líquidos frios pode ser significante quando grandes volumes de soluções parenterais são administrados.

6º: Aplicar o soro gelado. O ideal é que esteja em temperatura ambiente, ou até aquecido no micro-ondas por uns 5 segundos. Caso aqueça, cuidado para não aquecer demais.

Portanto, para preservar o processo celular, é importante manter a temperatura em torno de 37°C, o que exige o uso de solução salina isotônica aquecida, para se evitar a redução no leito da ferida", salienta Águeda.

“No entanto, quando muita força é empregada no jato, ou com volume acima do indicado, especialmente em crianças (até 30 ml por cavidade), podem ocorrer otites e até crises de pneumonia”, reitera.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo – e não há problema nisso.

Após aberto, deixá-lo armazenado em temperatura ambiente, irá causar contaminação microbiológica, que muitas vezes são imperceptíveis a olho nu. Se você tem dúvidas sobre o uso do soro fisiológico, converse com o seu médico ou farmacêutico e entenda os benefícios.

Flávio indica tirar o soro fisiológico da geladeira e aguardar que fique em temperatura ambiente. Para aqueles que vivem em locais frios, recomenda aquecer o soro no microondas, em recipiente de vidro, para deixá-lo morno (mas não quente).

A inalação feita somente com soro, muito usada em épocas do ano com o clima mais seco, crises de catarro, rinite ou sinusite, não tem contraindicação. O soro, neste caso, é usado para lubrificar as vias aéreas e, quando combinado com uma boa hidratação e com o uso de soro nasal, faz com que o muco fique menos espesso.

E, se você se pergunta “quantas vezes posso fazer inalação com soro”, lembre-se de seguir a indicação médica, mas o padrão é até 4 vezes ao dia, o que leva 15 a 20 minutos.

Além de seu alto poder hidratante, o soro fisiológico também é um grande aliado na hora de desembaraçar os fios sem danificá-los. Afinal, ao repor a hidratação perdida pelos cabelos, este produto ainda diminui a sua fragilidade e, consequentemente, seu risco de quebra.

Utilize sempre o soro na temperatura ambiente ou levemente morno. Se precisar pode aquecer no micro-ondas.