Pode apontar o dedo para o cachorro?

Perguntado por: icapelo . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Esse gesto é um indutor de estresse universal para os cachorros. Normalmente está acompanhado de uma postura rígida e um tom severo.

Falar cachorrês: ao pegar o seu amigo no flagra fazendo algo errado, diga “não” e outras palavras curtas sempre de forma clara, objetiva e com serenidade. Ser claro e consistente: o que é permitido é permitido sempre, e o que é não é permitido não é permitido nunca.

Como já dito, o ato de bater no cachorro não resolve o problema. Pelo contrário, tendo essa atitude é capaz de desencadear outros ainda mais graves. Primeiramente, é preciso entender que os cães não reagem da mesma forma. Dar umas palmadas em um cão pode fazer dele um medroso de carteirinha ou um valentão mordedor.

Azul: Traz tranquilidade e ajuda a acalmar um animal nervoso. Sendo assim, possui um efeito analgésico e relaxante. Indicada para tratar ansiedade, estresse e nervosismo. Verde: Também ajuda a desestressar o pet, alivia a tensão e possui efeito de equilíbrio nas funções cerebrais.

Os cães são animais cursoriais, ou seja, eles têm a corrida como principal forma de defesa. Ao ser abraçado ele é imobilizado e "perde" esta defesa, o que o faz se sentir ansioso e desconfortável.

Nada de gritar com o cachorro ou fazer punições psicológicas
Falar alto, gritar ou ameaçar o animal faz com que ele sinta medo e, isso é completamente indesejado e pode trazer muitos prejuízos psicológicos ao pet. Muitos tutores costumam ignorar o animal por algum tempo sempre que ele faz algo errado.

Em alguns casos, o animal apresenta traumas que envolvem a área. Associações negativas com o manuseio da pata de cachorro são a principal razão por que esses animais evitam esse tipo de toque.

Cães entendem o que a gente fala? Não há dúvidas de que os cães são capazes de identificar comandos e palavras, tanto é que atendem quando os chamamos pelo nome. Antes, acreditava-se que a linguagem de cachorro correspondia apenas de nossos gestos e entonação.

Deixe-o fazer pirraça e somente depois de alguns minutos dê atenção. Esta é uma forma de demonstrar que você está na liderança e só dará atenção quando ele se comportar. Com o tempo, ele se condicionará a isso e será um cão muito menos ansioso. Seja líder do seu cão e veja este processo acontecer aos poucos.

Comece estabelecendo limites dentro de casa, como o exemplo das portas durante o passeio, depois, passe para locais diferentes. Use sempre coleira e guia para contê-lo, pois essas ferramentas ajudarão no seu controle. Também ofereça recompensas quando o pet aceitar o limite imposto. Assim, ele aprenderá mais fácil!

Use sempre as mesmas palavras e o “não” sozinho, sem dizer o nome do pet ou qualquer outra coisa. Mantenha também a postura firme para que ele entenda que você não está contente com aquele tipo de comportamento. Isso o deixará envergonhado, não com medo, e ele aprenderá, aos poucos, que aquilo não é certo.

Outra dica sobre como fazer seu cachorro obedecer é aplicar a técnica de recompensar seu cachorro sempre que ele se comportar adequadamente. Quando ele obedecer ao seu chamado, parar de latir, rosnar ou qualquer outra atitude desobediente, elogie-o e dê uma recompensa. Pode ser um petisco ou o brinquedo favorito dele.

Outras curiosidades sobre a visão do cachorro
E a cor vermelha é extremamente atrativa aos humanos. Porém, os brinquedos nas cores azul e amarelo são mais indicados para os cães pois são cores que eles são capazes de diferenciar e por isso serão brinquedos mais atrativos.

Lhasa Apso

Lhasa Apso
Os cães desta raça costumam ser independentes e podem passar um longo tempo descansando. Por conta de seu pequeno porte, eles se adaptam muito bem à vida dentro de apartamentos – por isso, se você tem pouco espaço, os Lhasa são bastante indicados.

Sim, cachorro pode dormir no escuro, aliás, é até melhor do que descansar com a luz ligada, pois assim seu filho de quatro patas pode cochilar melhor. Assim como para nós, a claridade pode atrapalhar a hora do descanso.

Cachorro que acompanha o tutor preferido
Seja na sala, quarto, cozinha ou quintal, o ato é um caso sério de amor, porque o cachorro segue o dono até no banheiro. O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles.

Um cachorro mimado é aquele que chora para tudo, ou faz faniquito por querer algo, que late para conseguir o que quer e é atendido prontamente. Em sua casa, há mais coisas para o animal, do que para o próprio humano.

Lamber: uma demonstração de afeto
Os cães usam muito mais a sua língua para demonstrar afeto aos donos do que os gatos. Também podemos observar este comportamento em matilhas de cães. Nesse caso as lambidelas são geralmente mútuas e acontecem principalmente quando eles estão a descansar.

Sirenes. De modo geral, sons muito altos não vão agradar as sensíveis orelhinhas do cachorro. Além de barulhos explosivos como trovões e fogos de artifício, apitos estridentes e volumosos também incomodam muito os pets.

Charada

Qual é o desastre natural que os cães mais odeiam? Resposta: Fura-cão.