Pode aplicar soro glicosado na veia?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Soro Glicosado Por fim, chegamos a solução glicosada que é indicada para repor e adequar os níveis de glicose no sangue em casos como hipoglicemia, desidratação, desnutrição e coma alcoólico. A solução com glicose não deve ser utilizada em animais diabéticos e com infusão sanguínea.

Utilizar uma seringa com agulha estéril para perfurar o sítio próprio para a administração de medicamento e injetar o medicamento na solução parenteral. Misturar o medicamento completamente na solução parenteral para promover a homogeneização. Prosseguir a administração da solução conforme prescrição médica.

Informe aos alunos que existem diferentes tipos de soros de reposição de eletrólitos (isotônicos), sendo que os principais são o soro fisiológico, o soro glicosado e o soro caseiro.

Contra-indicação
O uso da solução de glicose é contraindicado nas seguintes situações: hiper-hidratação, hiperglicemia (elevação nos níveis de glicose), diabetes, acidose, desidratação hipotônica e hipotassemia (redução de cálcio no organismo).

Soro glicosado ou glucosado, também conhecido como solução de açúcar intravenosa e solução de dextrose, é uma solução de glicose (C6H12O6) e água. É utilizada para tratar a baixa de açúcar no sangue ou perda de água, sem perda de eletrólito.

O Soro para Desidratação Pedialyte Zinco 45 Maçã é indicado para o tratamento de reposição de perdas de águas e eletrólitos. O medicamento mantém a hidratação, mesmo após diarréias agudas e vômitos. Pode ser usado em bebês, crianças e adultos.

Além desse critério de aplicação e de dosagem outro acidente a ser evitado é o extravasamento do medicamento para fora da veia. Normalmente isso causa muita dor no local e pode inclusive necrosar a pele dependendo da substancia que esta sendo aplicada (principalmente com a quimioterapia).

Leve: 40-50 mL/kg de sais; Moderada: 60-90 mL/kg a cada 4 horas; Grave: 100-110 mL/kg diretamente na veia.

Soro Fisiológico O soro fisiológico é usado para introdução na veia quando há diminuição de líquidos ou sal no organismo, garantindo a reidratação de pacientes. Conhecido como cloreto de sódio 0,9%, essa solução fisiológica também serve para higienização de feridas, olhos, nariz e lentes de contato.

Assim você acrescentando 5 ampolas de Glicose 50% ao soro fisiológico você vai ter o soro Glicofisiológico prescrito. O manuseio é menor, e o risco de contaminação também. Só não se esqueça de desprezar 50ml do Soro, antes de adicionar a glicose, caso contrário vai transbordar. Se tiver alguma dúvida pode retornar.

Existe nas vertentes isotônica (5 ou 5.5%, em massa, isto é, 5 ou 5.5g/100ml de glicose) , hipotônica (2.5%) e hipertônica (10%).

A solução glicofisiológica pode ser administrada em pacientes diabéticos, mesmo em coma, porém é fundamental o controle da cetose e, se necessário, deve-se recorrer a administração de insulina.

Solução Ringer Simples Equiplex, para o que é indicado e para o que serve? Indicado para reidratação e restabelecimento do equilíbrio hidroeletrolítico, quando há perda de líquidos e dos íons cloreto, sódio, potássio e cálcio.

Vias de administração: intramuscular ou intravenosa. Reconstituição: não se reconstitui. Diluição: soro fisiológico 0,9% ou soro glicosado 5%, Ringer Lactato.

A glicose é uma substância altamente concentrada em relação ao sangue quando injetada dentro do vasinho. Ela promove uma agressão nas células de dentro do vasinho, causando sua esclerose. A glicose é conhecida como um esclerosaste osmótico de baixa potência.

Quando a hipoglicemia for grave ou prolongada e não for possível ingerir açúcar por via oral, o médico administra rapidamente glicose por via intravenosa para evitar danos cerebrais.

Embora a solução hipertônica de glicose (soro glicosado a 25% ou a 50%) seja muito utilizada por muitos médicos na correção da hipoglicemia hospitalar, este não é o tratamento preconizado pelos consensos e diretrizes. A administração endovenosa de solução hipertônica de glicose não é isenta de riscos.

A pressão arterial sempre diminui quando a droga é administrada, embora a dose dependa de sensibilidade individual. Recomenda-se a diluição de uma ampola contendo 50 mg da substância ativa em 250 ml a 500 ml de soro fisiológico ou glicosado.

Beber água é fundamental para a saúde do organismo como um todo e não só para quem tem diabetes. A água hidrata o corpo, bem como alimenta e oxigena o cérebro. O ideal é consumir, no mínimo, 2 a 3 litros de água ao longo do dia.

Reações adversas e efeitos colaterais do Glicose
As reações adversas podem ocorrer devido à solução ou à técnica de administração e incluem resposta febril, infecção no ponto de injeção, trombose venosa ou flebite irradiando-se a partir do ponto de injeção, extravasamento e hipervolemia.