Pode aplicar injeção na coxa?

Perguntado por: hrodrigues . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

A injeção intramuscular na área lateral da coxa (região do músculo vasto lateral e do tracto iliotibial) é prática médica e de enfermagem muito utilizada1-3 em adultos e crianças.

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

REGIÃO DORSO-GL ÜTEA (DG) — Injeção no glúteo máximo. É o ângulo externo do quadrante superior externo da região glútea (porção superior dorsal dos músculos glúteos).

O local de aplicação deve ser no terço médio do músculo.

Considerando exames e relatos da paciente, Cabral pontua que a medicação mal aplicada pode ter feito uma irritação na pele na parte muscular, e essa irritação pode ter virado um abscesso. Outra possibilidade de reação a injeção aplicada erroneamente numa região é a criação de um hematoma.

As regiões devem estar distantes dos grandes nervos e de vasos sanguíneos, sendo que o músculo vasto lateral da coxa (região ventroglútea) e o músculo deltoide (braço) são os locais mais recomendados.

Vasto lateral
O músculo desce pela parte lateral do compartimento anterior da coxa e se insere na base da patela, através do tendão do quadríceps. Algumas fibras tendíneas seguem em direção à parte proximal da tíbia e se fundem com o trato iliotibial para se inserir no côndilo lateral da tíbia.

Vasto lateral da coxa: até 4 ml. Região Dorso Glútea – Quadrante Superior Externo: até 5 ml. Região Ventro Glútea: até 4 ml. Deltóide: até 2 ml.

Sangramento no local de aplicação
É normal que uma pequena quantidade de sangue apareça durante a aplicação. Esse sangramento, que geralmente é causado quando a agulha atinge um vaso sanguíneo pequeno, pode ser interrompido, pressionando o local com algodão. Além disso, o paciente deve: Evitar esfregar o local.

A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos. Já a intradérmica, aplicada na pele, é a menos dolorosa.

Introduza a agulha em um ângulo de 90 graus para dentro do local no qual você originalmente colocou o dedo, conforme mostra a figura a seguir; Injete o medicamento e retire a agulha. Em seguida, libere a pele, permitindo que as camadas deslocadas retomem à sua posição original.

Lesões de nervos
Um erro em local de injeção que preocupa muitos profissionais é o da lesão do nervo isquiático (mais conhecido como ciático). Este erro pode comprometer equilíbrio e movimentação da perna, pés e dedos do lado atingido e até mesmo afetar o crescimento da perna (em crianças).

Para injeções subcutâneas (SC) os locais são abdômen, região anterolateral da coxa, região superior das nádegas e região posterior dos braços.

Consequências do erro relacionado à via de aplicação:
A aceleração da absorção pode também ocorrer, por exemplo, na aplicação de um medicamento no músculo quando o recomendado era a via subcutânea.

Esse nervo ciático tem início no final da coluna e passa pela parte posterior da coxa e glúteos até os pés.

O mais forte músculo anterior da coxa é o quadríceps, que consiste de 4 porções: o reto femoral, o vasto lateral, o vasto intermédio e o vasto medial. Sua função é estender a perna sobre a coxa e também flexionar o quadril ao mesmo tempo que estende o joelho, que é função exclusiva do reto anterior da coxa.

O quadríceps é uma das maiores musculaturas do corpo, localizado na parte da frente da coxa. É formado por quatro músculos: vasto medial, vasto lateral, vasto intermédio e reto femoral.

pontadas nessa região do corpo; formigamento nos pés e nas pernas; dificuldade de andar e de se manter ereto; dormência na porção inferior do corpo.

Ele passa inferiormente ao músculo piriforme, acompanhado pelo nervo cutâneo femoral posterior, pelo nervo pudendo, pela artéria e pela veia pudendas internas e pelo nervo, artéria e veia glúteos inferiores. Depois, o nervo ciático continua o seu trajeto através da coxa posterior.

Os efeitos da lesão do nervo ciático relacionadas com a injeção são variáveis, desde alterações sensoriais transitórias até paralisia e dormência permanente. As crianças afetadas podem não ser capazes de andar ou engatinhar e uma proporção significativa tem pé caído.